Peugeot 308 turbo parte de R$ 73.990

Fotos: Divulgação

Houve um tempo em que turbo era sinônimo de potência descomunal (e descontrolada em alguns casos) e consumo elevado de combustível. Mas esse tempo ficou para trás, hoje motores turbinados continuam sendo um expoente de potência, mas após um tratamento prolongado em clínicas de reabilitação, hoje estão livres do vício da bebida. O responsável por isso? Esse tal de downsizing.

O motor Prince 1.6 16V desenvolvido em parceria entre PSA (Peugeot-Citroën) e BMW é um dos representantes mais ilustres da classe do downsizing. Com injeção direta de combustível, comando de admissão variável e balancins roletados, o eficiente motor gera, no caso do 308, 165 cv @ 6000 RPM e 24,5 kgfm de torque a baixíssimos 1.400 RPM. Esse propulsor é o cœur do hatch francês, que a partir do dia 5/11 estará disponível nessa versão mais condimentada.

Definido como Feline THP, o Peugeot 308 turbo trará apenas transmissão automática sequencial de 6 marchas, como no caso do 408 e da minivan 3008. As rodas de aro 17 são as mesmas da Feline tradicional, com o diferencial da pintura grafite no modelo THP, que ajuda a identificar a versão mais cara. No interior, ponto para o volante de base reta revestido em couro e o sistema de navegação WIP NAV de série. Com opção de três cores (branco, cinza e vermelho), o Peugeot 308Feline THP será vendido por R$ 73.990.