Entrevista – Dino Saulo, publicitário e ilustrador automotivo

Fotos: Arquivo pessoal

Desta vez o CarPoint News entrevista um publicitário e ilustrador automotivo, que mostra através de suas caricaturas o que é possível criar com suas idéias. Aqui você vai poder conhecer um pouco dessa pessoa que é apaixonada por automóveis e fez disso um de seus principais negócios atualmente. Em seu site pessoal existem outros desenhos, basta clicar no link: Dino Saulo. Confira a entrevista abaixo e aproveite os descontos especiais para os leitores do site CarPoint News.

Nome completo: Dino Saulo Anholette
Idade: 34 anos
Formação: Publicidade e Marketing
Nacionalidade: mais brasileiro que italiano e acima de tudo Carioca
Profissão: Publicitário

CPN – Quando começou a desenhar automóveis?

DS – É difícil precisar, pois desde a infância o desenho sempre esteve presente. Inicialmente como um hobby e mais tarde como profissão. De fato, num trabalho escolar lá na 4ª série numa das aulas de arte tínhamos que criar um outdoor para um produto fictício. Fiz, gostei, fui premiado com nota máxima e percebi o quanto gostava da coisa. A semente estava em solo fértil. Com o passar do tempo e da minha caminhada como profissional vieram os recursos tecnológicos e os softwares de desenho.

O deslumbramento tecnológico me afastou da produção analógica e manual por algum tempo, mas quando bateu a saudade comecei a dedicar o tempo livre que tinha para os pincéis, tintas e papéis. Produzia de tudo um pouco até que desenhei a primeira Ferrari em 2005 com um aerógrafo, daí não consegui parar. Sempre que abre uma brecha desenho no pc ou na prancheta.

CPN – Por que resolveu apostar nessa área de desenho automotivo?

DS – Acho que foi uma evolução natural da coisa. Sempre que nos apaixonamos por uma atividade os resultados vão agradando as pessoas em nossa volta e acabam surgindo as propostas e pedidos. Mas minha motivação vai além do interesse comercial. Poucos temas me emocionam do jeito que o design automotivo consegue. Quando estou desenhando, estou mais feliz.

Além das aquarelas comecei a desenhar caricaturas de carros no pc e é muito divertido engrandecer determinadas características de um carro, descobrir seus segredos e personalidades. Pode parecer loucura para algumas pessoas, mas para nós que adoramos carros, sim eles têm personalidades próprias que extrapolam em muito o objeto.

CPN – Qual a média de pedidos de desenhos em seu site?

DS – Ainda não temos estatísticas seguras sobre a www.dinosaulo.com.br, pois a loja é muito nova e como todo site sempre leva um tempo para que o público tenha conhecimento, mas já temos vendas registradas e algumas sugestões para criação de novos desenhos, como por exemplo, nesse momento estamos desenhando três caricaturas padrão Volks Gol GTi 1992, Fiat Uno Punto T-jet 2010 e Peugeot 206 2009 e isso dá aquele gás. O termo padrão vem dos tipos de produtos que estamos experimentando e se refere às caricaturas de carros padrão de fábrica cujas caricaturas têm tiragens ilimitadas, já as caricaturas personalizadas são encomendas pedidas pelos proprietários de carros equipados e personalizados e a tiragem é limitada ao dono.

E por falar em Loja, temos um presente especial para os leitores do CarPoint News: 20%* de desconto em todos os produtos via cupons de desconto. Para gozar desse desconto basta digitar a palavra carpointnews durante as páginas de fechamento de pedidos. Esse desconto pode chegar a 30% se a escolha de pagamento for via depósito ou transferência bancária. Aproveitem, pois os cupons são limitados e o prazo é até o dia 15 de julho de 2011.

CPN – Pretende expandir os negócios para outras áreas?

DS – Acreditamos que sim e temos algumas opções, mas só o tempo vai determinar quais são viáveis de experimentação. Em relação a novos produtos, nesse breve tempo de loja já incluímos as camisas. Antes entregávamos o self transfer em que o próprio cliente transferia o desenho impresso, mas alguns clientes pediram a camisa pronta. Umas das características fundamentais de uma loja virtual é a capacidade que nos dá para estreitar as relações com os nossos clientes e aperfeiçoar nossos serviços de acordo com as demandas. Por isso acreditamos que tenha espaço para fazer muitas coisas novas.

CPN – Qual a sua marca e modelo de automóvel preferido?

DS – Hehehe, é muito difícil responder. No campo dos desejos é claro que as Ferraris e Lambos estão no topo da lista, na parede do escritório, do estúdio e em algumas camisas que uso. No campo das saudades está o Fiat Uno Turbo i.e. que tive o prazer de guiar quando meu irmão tinha um. No campo do cotidiano real o Chevrolet Celta 2009 vermelho Ferrari e rodinhas tipo Lambo que me leva pra lá e pra cá.

CPN – Desde quando os automóveis fazem parte da sua vida?

DS – Sempre. Sou apaixonado mesmo e levo a sério à coisa não só com carros, mas com motos também. Gosto de lavar, encerar, cuidar. Adoro e acompanho automobilismo real e virtual, participo de corridas virtuais com alguns amigos, não o tanto de tempo que me faria sentir como um piloto, mas é diversão certa.

CPN – Qual foi o primeiro automóvel que você desenhou?

DS – De que o resultado me agradou, foi um Chevrolet Kadet durante uma aula do curso de desenho com a técnica de aguada de nankin sobre papel Shoeller Hammer, ficou parecendo uma foto em preto e branco. Ficou na galeria do curso e a foto que tinha perdi com uma HD queimada. Dá até saudades.

CPN – Você tem algum hobby, além de desenhar automóveis?

DS – Já deixei escapar numa pergunta acima: Automobilismo Virtual. É muito emocionante o grau de imersão que um simulador on line, um bom volante com force feedback e um punhado de bons amigos seguindo as regras proporcionam. E se o evento tiver transmissão ao vivo então, a coisa fica alucinante. Eu recomendo e se fosse médico prescreveria como tratamento, hehehe. Quem tiver mais interesse em conhecer o AV pode acessar o nosso fórum em www.simracersgroup.com

(*) Limitado a 1 cupom e dois produtos por leitor.