PRIMEIRA VOLTA – Nissan lança New March por iniciais R$ 32.990

Fotos: Marcus Lauria

A Nissan apresentou, em Resende (RJ), o seu mais novo produto para enfrentar a concorrência dos modelos compactos, trata-se do New March, o carro foi renovado e ganhou equipamentos de série para ficar mais atraente para o consumidor, que a cada dia fica mais exigente. O Nissan New March será produzido no Brasil, no novo Complexo Industrial da marca em Resende (RJ). Os preços partem de R$ 32.990 e chegam até R$ 42.990.

Este facelift que chega agora ao Brasil foi apresentado pela primeira vez no Salão de Frankfurt de 2013. A marca resolveu apostar no novo design exterior e interior, além de caprichar nos itens de série, desde o modelo de entrada. O New March oferece também duas motorizações, a 1.0 16V e 1.6 16V flexfuel. O modelo, projetado no Japão, usa a nova plataforma “V”, da marca, e é vendido em mais de 100 países, tendo mais de 6,7 milhões de unidades comercializadas em sua história. O New March chega dia 23 de maio às concessionárias do Brasil.

Com o Nissan New March, produzido em nosso Complexo Industrial brasileiro, os consumidores terão um automóvel com qualidade japonesa, design moderno, interior bem-acabado, ótima lista de equipamentos com tecnologias inéditas no segmento, desempenho, economia e menor custo de manutenção. Ele reflete a nova fase da Nissan no Brasil, uma fabricante rumo à liderança entre as marcas japonesas no país”, afirma François Dossa, presidente da Nissan do Brasil.

Pro fora, o New March recebeu um nova dianteira, agora mais agressiva e moderna, que, segundo a Nissan, teve influência dos consumidores no Brasil, em pesquisas realizadas pela marca. O novo design revela uma grande entrada de ar inferior e grade cromada em forma de ‘V’, que refletem ainda a assinatura atual do design mundial da Nissan. Destaca-se logo de cara, o parachoque dianteiro encorpado e agressivo. As maçanetas e retrovisores, de acordo com a versão, podem ser pretos, da cor da carroceria ou cromados.

Visto de lado, o New March releva as linhas arqueadas das janelas. De acordo com a marca, o departamento de design da Nissan quis preservar a forma clássica das gerações anteriores no desenvolvimento do novo modelo. Os para-lamas proeminentes iniciam a baixa linha de cintura, transmitindo um perfil mais esportivo. Desta forma, a solução permitiu à engenharia posicionar as caixas das rodas nas partes mais extremas da carroceria com o objetivo de conferir maior estabilidade e dirigibilidade, além de ampliar o espaço e o conforto interno, obtendo um entreeixos de 2,45 m para um carro com 3,83 m de comprimento (4,7 cm a mais em relação ao March), 1,68 m de largura (+1 cm) e 1,53 m de altura. A parte traseira não sofreu mudanças em relação ao modelo anterior.

A curiosidade fica pelo teto do carro, que recebeu dois vincos acentuados em forma de “V”, que lembram bumerangues e que de acordo com a Nissan, não são meros detalhes estéticos, esses arcos já eram encontrados na versão anterior. Eles têm a importante função de conferir maior robustez à carroceria e ganho acústico, pois o nível de ruídos do impacto do vento baixou sensivelmente. O novo March também teve seu peso reduzido, entre 956 kg e 982 kg, de acordo com a versão.

Para se adequar aos novos padrões, o New March recebeu um novo tratamento acústico reforçado para ampliar o conforto interno. Houve aumento da densidade da manta acústica no painel corta fogo, de 1,2 para 1,8 kg/cm², e a adição de uma nova manta ao painel. Com isso houve uma redução de 1.3 dB o nível de ruído no habitáculo, em comparação ao seu antecessor.

A Nissan também mudou o New March por dentro, incluindo novos materiais, painel e volante. Está tudo novo no interior, o painel ficou mais robusto e com cores mais escuras. O painel de instrumentos agora está mais fácil de visualizar, principalmente a leitura do velocímetro e o conta-giros tem instrumentos claros e brilhantes. Desde a versão de entrada o Nissan New March, conta com computador de bordo com funções importantes como autonomia, consumos instantâneo e médio, e abertura interna da tampa do tanque de combustível.

O Nissan New March traz detalhes prateados no painel central, nas saídas de ar-condicionado, na alavanca do freio de estacionamento e no apoio de braço da porta dianteira; revestimento dos bancos em tecido nas cores preto cinza e o novo volante de três raios, que dispõe de regulagem de altura e é exclusivo para o modelo brasileiro. Esse item, por sinal, confere ao modelo mais sofisticação com seu acabamento nas cores preto e prata. A versão topo de linha 1.6 SL tem, ainda, acabamento Piano Black com detalhes prateados no painel central.

O novo carro é o primeiro entre os hatches compactos a oferecer itens disponíveis apenas em veículos de segmentos superiores: câmera de ré, navegador por GPS integrado às redes sociais (na versão 1.6 SL) e cintos de segurança com pré-tensionadores e exclusivo limitador de carga. O sistema multimídia com tela de 5.8 polegadas conta com sistema de navegação por satélite (GPS) com tela sensível ao toque e comandos de voz em português, mostra todas as informações de áudio e do telefone celular e, ainda, permite se conectar via Bluetooth a dispositivos móveis como smartphones e equipamentos de MP3.

O novo volante multifuncional, concentra os controles de áudio e da função viva voz para o telefone. Já com o Bluetooth Streaming é possível sincronizar a agenda telefônica e os arquivos de música digital com o sistema para ampliar as opções de diversão durante a condução, sem a necessidade de cabos para conexão. Com o novo carro, a Nissan introduz no Brasil o sistema NissanConnect™. Disponível nos Estados Unidos e na Europa, a novidade é a plataforma global da Nissan para a conectividade de apps de smartphones. Com ela, motoristas podem ter a experiência digital diretamente em seu veículo. O funcionamento é simples: após a compra da versão do New March equipada com o NissanConnect™ (1.6 SL), o proprietário se cadastra e registra o veículo no sistema, além de baixar o app em um smartphone com os sistemas operacionais Android ou iOS. A partir disso, é possível interagir com os aplicativos mais populares, como Facebook e Google.

O New March chega ao mercado sendo o único compacto do país a ter tanto o motor 1.0 quanto o 1.6 reconhecidos com a nota máxima (“A”) na sua categoria dentro do Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE), do Inmetro. Ele também oferece novas cores de lançamento, com duas novas opções perolizadas: Azul Pacific e Branco Diamond.

Bem equipado, o New March traz vários itens de série importantes e que se destacam no segmento. Entre eles, o ar-condicionado; direção elétrica progressiva; assistente de frenagem para os freios ABS (BA); rodas aro 16; banco do motorista com ajuste de altura e tecnologia Comfort Seat; volante com ajuste de altura; retrovisores externos na cor da carroceria; entre outros. São seis versões , sendo três para cada motor, cada uma integrando equipamentos e itens de acabamento adequados ao seu posicionamento de mercado.

Confira os equipamentos de série e os preços sugeridos de cada versão:

      1.0 Conforto (R$ 32.990,00)

    Câmbio manual de 5 marchas
    Motor 1.0 16V com 74 cv @ 5.850 rpm de potência e torque de 10 kgfm @ 4.350 rpm
    Acelerador eletrônico do motor (drive by wire)
    Ar-condicionado
    Ar quente
    Airbags frontais para motorista e passageiro
    Alarme sonoro de advertência para chave no contato e luzes acessa
    Apoios de cabeça dianteiros (2) e traseiros (2) com regulagem de altura
    Acabamento preto da coluna central (B)
    Antena de teto
    Botão cromado da alavanca do freio de mão
    Banco do motorista com tecnologia Comfort Seat e regulagem de altura
    Bloqueio de ignição através de imobilizador do motor
    Cintos de segurança dianteiros com pré-tensionadores e limitadores de carga
    Cintos de segurança traseiro laterais de três pontos retráteis e central de 2 pontos
    Computador de bordo com as funções consumo instantâneo e relógio
    Console central com três porta-copos e porta-objetos
    Conta-giros e velocímetro com acabamento em prata
    Calotas integrais
    Detalhe da grade superior em V cromado
    Desembaçador do vidro traseiro com temporizador
    Direção elétrica progressiva
    Display digital de quilometragem total e parcial
    Freios ABS com controle eletrônico de frenagem (EBD) e Assistência de frenagem (BA)
    Para-sol com espelhos cortesia para motorista e passageiro
    Porta-luvas com tampa
    Porta-malas com iluminação
    Portas dianteiras com porta-objetos e suporte para garrafa
    Preparação para sistema de áudio
    Retrovisores externos rebatíveis
    Retrovisores externos na cor da carroceria
    Rodas de aço aro 14 com pneus 165/70 R14
    Revestimento dos bancos em tecido nas cores preto e cinza
    Tampa de combustível com abertura interna
    Tomada de 12V integrada ao console central
    Volante de três raios com regulagem de altura

            1.0 S (R$ 34.490,00)

     Todos da versão 1.0 Conforto acrescidos de:

    Acabamento em prata no apoio de braço da porta dianteira
    Chave com telecomando para abertura e fechamento das portas e do porta-malas
    Maçanetas internas de abertura das portas cromadas
    Retrovisores externos com regulagem elétrica
    Revestimento das portas dianteiras em tecido
    Travas elétricas das portas e do porta-malas
    Vidros dianteiros e traseiros elétricos com a função um toque para vidro do motorista

            1.0 SV (R$ 36.990,00)

Todos da versão 1.0 S acrescidos de:

    Aerofólio com brake light e lâmpada de LED
    Conexão Bluetooth de telefone (viva-voz) com sincronização de agenda
    Conexão para arquivos digitais de música por Streaming
    Comandos de áudio no volante e Bluetooth
    Maçanetas externas na cor da carroceria
    Moldura da grade inferior cromada
    Farol de neblina dianteiro com acabamento cromado
    Rádio CD Player com função RDS, entrada auxiliar para MP3 Player/IPod®, conector USB, e quatro alto-falantes
    Revestimento dos bancos com acabamento SV
    Rodas de liga leve aro 15 e pneus 185/60 R15

               1.6 S (R$ 37.490,00)

Todos da versão 1.0 S acrescidos de:

    Motor 1.6 16V com 111 cavalos de potência e torque de 15,1 kgfm

              1.6 SV (R$ 39.990,00)

Todos da versão 1.0 SV acrescidos de:

    Motor 1.6 16V com 111 cavalos de potência e torque de 15,1 kgfm

             1.6 SL (R$ 42.990,00)

Todos da versão 1.6 SV acrescidos de:

    Ar-condicionado digital automático
    Acabamento Piano Black no painel central
    Alarme perimétrico com acionamento na chave
    Acesso às redes sociais NissanConnect™ integrado ao navegador
    Câmera traseira com imagem integrada ao display do rádio
    Faróis dianteiros e traseiros com máscara negra
    Maçanetas externas de abertura das portas cromadas
    Revestimento dos bancos em tecido especial premium SL
    Rodas de liga leve aro 16 e pneus 185/55 R16 com acabamento Inner Black
    Rádio CD Player com MP3 com display 5.8 polegadas colorido, função RDS, entrada auxiliar para MP3 Player/IPod®, conector USB, e 4 alto-falantes
    Sistema de navegação por GPS integrado ao painel

   Opões de cores (1.0 e 1.6)

    Sólidas: Preto Premium e Vermelho Alert
    Metálicas: Prata Classic e Cinza Magnetic
    Perolizadas: Azul Pacific e Branco Diamond

A marca oferece ainda acessórios originais para quem quer ter um modelo diferenciado. Estão disponíveis frisos laterais na cor do veículo para as portas com o nome do veículo e tapetes de carpete, além da ponteira cromada e aerofólio. Para a segurança, automatizador dos vidros elétricos para evitar o esmagamento, trava de estepe e alarme volumétrico. Além de o sensor de estacionamento, rádios das marcas Kenwood, Pioneer e Hurricane; protetor de cárter; alto-falantes e GPS Way Navicity com telas de 4,3 e 5 polegadas.

Na parte mecânica o New March ficou ainda mais topicalizado, o modelo ganhou uma suspensão redimensionada para suportar as novas rodas aro 16, calçadas com pneus 185/55 R16. Nessa versão 1.6 SL ele conta com novos amortecedores com curso maior (8 mm no da frente e 9 mm na traseira). A suspensão frontal é independente, tipo McPherson, e a traseira tem eixo de torção. O motor elétrico do sistema foi redimensionado para melhorar a sensação de segurança em altas velocidades, aperfeiçoando a progressividade para se obter a melhor resposta em todas as situações de uso.

O New March vem equipado com direção elétrica progressiva de série desde a versão de entrada. O modelo ainda tem o menor diâmetro de giro do segmento, apenas 4,5 m. Além do duplo airbag de série em todas as versões, o Nissan New March é equipado com freios antitravamento ABS de 9ª geração, da Bosch, com controle eletrônico de frenagem (EBD) e sistema de assistência de frenagem (BAS).

Equipado com duas motorizações, o New March proporciona economia e diversão ao mesmo tempo. O 1.0 16V (998 cm³) bicombustível é o motor mais econômico do Brasil, segundo a Nissan. Ajustado às características de dirigibilidade do Nissan New March, esse motor entrega 74 cavalos de potência a 5.850 rpm e 10 kgfm de torque a 4.350 rpm, tanto com etanol quanto com gasolina. Com relação peso/potência de 12,9 kg/cv. Ele acelera de 0 a 100 km/h em 14,48 segundos com gasolina e em 13,79 segundos com etanol. Esse motor tira 90% do torque total a 3.500 rpm.

Já o motor HR 1.6 16V (1.598 cm³,), que também é produzido no Complexo Industrial da marca em Resende (RJ), desenvolve 111 cavalos de potência a 5.600 rpm, com qualquer um dos combustíveis. Ele faz de 0 a 100 km/h em 9,88 segundos (gasolina) e 9,49 segundos (etanol). Com uma relação peso-potência (8,8 kg/cv) e torque de 15,1 kgfm a 4.000 rpm – 90% já estão disponível a 2.400 rpm. O New March é um excelente carro para o uso diario na cidade e para quem gosta de estrada.

PRIMEIRA VOLTA

Resende/RJ – O March sempre foi um carro interessante, desde seu lançamento em 2011. Uns gostam, outros nem tanto, mas no geral é um modelo bem simpático ao olhar do consumidor que curte ou só pode comprar um carro compacto. Com esse facelift a Nissan quer tentar atrair mais consumidores e desbancar a concorrência, ainda mais agora que ele é produzido no Brasil.

Por fora seu novo desenho chama logo atenção, a  dianteira robusta e os novos faróis transmitem modernidade e um certo charme ao compacto nacional. Nas outras partes do carro nada mudou, tudo como antes. Ao entrar no New March outra surpresa, o interior foi totalmente renovado e fiocu mais requintado e mais agradável. Os materiais apesar de não serem de alta qualidade, proporcionam um ambiente mais aconchegante. A posição de dirigir é fácil de achar e o novo volante ficou no tamanho e posição certas para uma boa dirigibilidade.

Avaliei a versão 1.0 S e a 1.6 SL. No primeir teste com a versão 1.0 o carro se comportou normalmente como um carro de entrada, acelerações fracas, motor barulhento e retomadas lentas. O modelo se comportou bem na estrada o tempo todo, mantendo sempre a trajetória e seu consumo no pequeno percurso que fizemos de Resende até Penedo, na Rodovia Presidente Dutra foi de 17,8 Km/l, uma boa média conseguida em pouco tempo de teste.

Já a versão com motor 1.6 a diversão veio logo na primeira acelerada, o compacto se mostrou disposto o tempo todo, acelerações, retomadas e curvas eram feitas com um sorrido no rosto. Se você quer diversão, opte pelo motor 1.6, além de ser econômico também fizemos uma média de 15,3 Km/l.