PRIMEIRA VOLTA – Mercedes-Benz revela nova Sprinter 2016 ainda mais moderna

The new Mercedes-Benz Sprinter 2013

Por Marcus Lauria (texto) – Fotos: Marcus Lauria e Divulgação

A Mercedes-Benz começa a vender em todo país, a nova linha Sprinter a partir deste mês. O modelo chega ainda mais sofisticada e com design renovado. Esse novo desenho foi apresentado primeiro no mercado Europeu e Norte-americano, em 2013. Os novos modelos de vans, furgões e chassis com cabina já começam a ser oferecidos pela Rede de Concessionários da marca.

As novidades reforçam a posição do produto Sprinter como referência em tecnologia, segurança e conforto no transporte de passageiros, distribuição de mercadorias e prestação de serviços.

De acordo com Carlos Garcia, gerente sênior de Vans da Mercedes-Benz do Brasil, a Sprinter é o carro-chefe não somente para a divisão, mas também para todo o mercado de veículos comerciais leves, sendo a criadora do segmento de vans grandes ou “Large Vans” no Brasil. “Desde que a Sprinter foi lançada no País, há quase 20 anos, sempre garantiu aos nossos clientes padrões elevados de versatilidade e disponibilidade. A cada renovação, a Mercedes-Benz agrega mais valor ao veículo, atendendo às novas demandas dos clientes e diferenciando-se no mercado pela segurança exemplar, fascinante conceito de produto, design atrativo e alto nível de conforto”, afirma Garcia.

Na avaliação do executivo, devido à evolução contínua do produto ao longo dos anos, a Sprinter sempre manteve posição de destaque no mercado. “Com a nova linha, queremos entregar um produto ainda melhor, conquistando mais clientes. Isso reforça a imagem da Sprinter como o veículo mais desejado da categoria, com ótimo valor e rapidez de revenda. Além disso, a linha agrega  uma imagem de qualidade superior ao srviço prestado pelo cliente, o que o diferencia em seu ramo de atividade”.

Entre as inovações de segurança da nova linha Sprinter destaca-se o avançado Crosswind Assist – Assistente de Vento Lateral. Esta função ameniza os efeitos indesejáveis de ventos laterais durante a condução, fazendo com que o veículo permaneça em sua trajetória, sem a intervenção do motorista.

O assistente é ativado a partir da velocidade de 80 km/h, por meio de sensores do Programa Eletrônico de Estabilidade ESP Adaptativo 9i®. As correções de trajetória são realizadas automaticamente por meio do acionamento unilateral dos freios, evitando assim que as rajadas de vento possam produzir um deslocamento lateral repentino do veículo. Dessa forma, essa tecnologia amplia a segurança de condução e, consequentemente, do motorista e dos ocupantes, como também do próprio trânsito.

Um novo recurso especial disponível para a nova Sprinter são os faróis de neblina com assistente direcional. De forma automática, eles são acionados unilateralmente, direcionando a luminosidade em curvas, proporcionando assim ampla iluminação no campo próximo ao veículo e mais segurança para o condutor e os pedestres. Dessa forma, as luzes de neblina atuam também como assistente direcional para o motorista.

Parte fundamental do conceito de design exterior, o farol, além de contribuir para a modernidade do veículo, tem um interessante recurso de segurança: luzes de circulação diurna, que são acionadas automaticamente assim que o motor entra em funcionamento. Com estas luzes ligadas, o veículo será mais facilmente visto por outros usuários da via e da estrada.

A nova linha Sprinter se caracteriza pela otimização dos bancos reclináveis das vans de 15, 17 e 20 passageiros. Os assentos estão ainda mais confortáveis, graças à espuma mais macia. São também mais largos e ganharam aumento na altura do encosto. Além disso, o encosto de cabeça recebeu a complementação de apoio lateral. Como resultado, há um aumento substancial no conforto e na acomodação de todos os passageiros, o que é potencializado pelo novo tecido dos bancos.

A nova Sprinter chega ao mercado com um design ainda mais atrativo e moderno. Isso ganha evidência em elementos, como faróis, grade frontal, capô do motor, para-lama e faróis de neblina integrados ao também novo para-choque. A estrela da Mercedes-Benz em destaque entre as lâminas da grade frontal mantém a identidade da família Mercedes-Benz Vans.

Na traseira, as novidades ficam por conta da tipologia para o nome Sprinter e para o modelo do veículo, como também para o renovado esquema das luzes traseiras. Além de um efeito visual agradável, as novas luzes de freio facilitam sua visualização, o que aumenta o alerta e a segurança para os motoristas que vêm atrás.

Sistema exclusivo da Mercedes-Benz, o Programa Eletrônico de Estabilidade ESP Adaptativo 9i® da Sprinter integra os sistemas ABS, ASR, BAS e EBV.

O ABS (Anti-Lock Braking System), ou sistema anti-travamento de frenagem, evita o bloqueio das rodas, mesmo em frenagens bruscas, enquanto o ASR (Anti Slip Regulation), ou sistema de controle de tração, evita que as rodas patinem em piso de baixa aderência. Já o BAS (Brake Assist System), ou sistema de assistência de frenagem, reconhece a velocidade de acionamento do freio e, em caso de emergência, reduz a distância de frenagem, independentemente da ação do motorista sobre o pedal de freio. O EBV (Eletronic Brake-Power Distribution), ou distribuição eletrônica da força de frenagem, reconhece o efeito no centro de gravidade do conjunto veículo e carga, ajustando a força de frenagem sobre as rodas de acordo com esse efeito.

Com essas funções, o ESP Adaptativo 9i® garante o controle de frenagem, reduz o risco de tombamento lateral e realiza intervenção durante movimentos desestabilizadores do veículo, tais como reação excessiva do condutor e condições irregulares da via, fazendo a Sprinter ser o veículo comercial leve mais seguro da categoria.

A Sprinter oferece muito mais proteção a bordo para os ocupantes. Isso se deve ao conceito de absorção de impactos, minuciosamente integrado ao projeto da estrutura monobloco, que transfere as forças oriundas de eventuais colisões, tanto frontal quanto lateral, para a estrutura inferior do veículo, reduzindo a deformação no habitáculo e aumentando a segurança do motorista, acompanhantes e passageiros.

A família de veículos comerciais leves Sprinter é formada pelos modelos 313 CDI Street (PBT de 3,50 t), 415 CDI (PBT de 3,88 t) e 515 CDI (PBT de 5 t). São três opções de entre-eixos: 3.250 mm (curto), 3.665 mm (longo) e 4.325 mm (extra-longo). Os clientes contam com cerca de 60 versões de configuração da Sprinter, de acordo com o modelo, entre-eixos, altura interna e outros itens.

Como novidade decorrente da atualização da linha, a nomenclatura da nova versão Street passa a ser 313 CDI, substituindo a atual 311 CDI.

A oferta de furgões Sprinter abrange diversas opções de capacidade volumétrica de carga, que vão de 7,5 m³ a 15,5 m³. A maior porta lateral corrediça da categoria, com até 182 cm de altura e 130 cm de largura, permite o fácil carregamento de um palete pela lateral do veículo, o que também pode ser feito pela porta traseira, agilizando e otimizando a operação logística.

A abertura de 270 graus da porta traseira e a exclusiva versão com portas corrediças nas duas laterais do veículo flexibilizam as operações, ampliando as possibilidades de carga e descarga em locais estreitos e de difícil acesso, como em supermercados, centrais de distribuição e comércio varejista. Com duas opções de alturas internas (1,65 e 1,94 m) e quatro comprimentos (5.245 / 5.910 / 6.945 / 7.345 mm), a linha de furgões assegura múltiplas escolhas e maior produtividade aos transportadores.

Robusto e resistente, o chassi Sprinter está apto para receber vários tipos de carroçarias e equipamentos. Para o caso de baús, a capacidade volumétrica de carga até 22 m³ é vantajosa ao cliente, que pode aproveitar 100% deste espaço.

O furgão e o chassi Sprinter 313 CDI Street podem circular livremente nas grandes cidades, respeitando apenas o rodízio de placas, e ser dirigido por motoristas com carteira de habilitação da categoria ‘B’. Além disso, a oferta da marca inclui versões VUC dos furgões e chassis 415 CDI e 515 CDI para maiores capacidades de carga, podendo também circular em zonas de restrição, ampliando assim as opções de escolha para os clientes que trabalham no dia a dia do transporte urbano de passageiros e cargas.

A Mercedes-Benz também oferece ao mercado uma ampla linha de vans de passageiros, com os modelos Sprinter 9+1 (9 assentos para os passageiros mais o banco do motorista), 15+1, 17+1 e 20+1. Um leque abrangente de soluções para a escolha dos clientes que atuam no transporte urbano, fretamento, turismo, VIP, executivo e escolar.

A van Sprinter para 9 passageiros, destaca-se desde 2014 pelos bancos premium. Além de modernos, propiciam excelente acomodação, com conforto superior no transporte de passageiros.

O sistema de ar condicionado, exclusivamente desenvolvido para as condições climáticas da América Latina, é um diferencial da Sprinter. Com um aviso de temperatura exterior, o motorista pode selecionar de maneira precisa a temperatura do interior do veículo e mantê-la sempre em um nível ideal, independentemente da temperatura externa e da radiação solar.

Principais novidades e destaques da nova linha Sprinter: Crosswind Assist – Assistente de Vento Lateral; Faróis de neblina com assistente direcional integrado; Luzes de circulação diurna; Novos bancos, maiores e mais macios, estão disponíveis nas vans Sprinter com 15, 17 e 20 assentos reclináveis para passageiros; Design inovador na dianteira para grade frontal, faróis, capô do motor, para-choque, para-lama e faróis de neblina integrados ao para-choque; Novo design traseiro para o nome Sprinter e o modelo do veículo e esquema das luzes traseiras

Diferenciais já conhecidos da linha Sprinter: Exclusivo Programa Eletrônico de Estabilidade ESP Adaptativo 9i® da Mercedes-Benz, com integração dos sistemas ABS, ASR, BAS e EBD; ·         Freios a disco em todas as rodas e discos frontais autoventilados; Airbag para motorista (série) e acompanhantes da primeira fileira de bancos (série ou opcional, conforme o modelo); Ar condicionado (série ou opcional, conforme o modelo); Volante ajustável em altura e profundidade; Rádio CD/MP3 com conexão Bluetooth, SD Card e AUX-In; Fechamento central das portas por controle remoto; Vidros, travas e retrovisores elétricos; Faróis de neblina com assistente direcional; 4 versões de vans de passageiros: 9+1 / 15+1 / 17+1 e 20+1; Bancos premium exclusivos na van 9+1; Piso naval com ancoragem e revestimento lateral para o furgão e Portas com abertura de 270º para os furgões.

PRIMEIRA VOLTA

Itatiba/SP – Em um circuito fechado, dentro da enorme Fazenda Dona Carolina, em Itatiba, tive a oportunidade de dirigir duas versões da nova Sprinter, a Furgão 313 CDI Street e a Van 515 CDI (17+1) Teto Alto. Apesar de nunca ter dirigido uma van desse porte, pude sentir como é bom andar nesses modelos.

A sensação é de estar dirigindo um carro mais alto, como um SUV, só que com uma posição mais ereta e com uma visão total do que se vê à frente. Apesar do tamanho das duas, não tive dificuldades em manobras, ou em curvas mais acentuadas. Os espelhos retrovisores dão conta do recado. O banco é confortável e a direção hidráulica é bem leve.

Outro detalhe que me chamou a atenção, foi o câmbio. Com seis marchas à frente e uma ré, teve, as trocas são suaves e os engates precisos. Mimado, o motorista tem tudo à mão, volante ajustável em altura e profundidade; rádio CD/MP3 com conexão Bluetooth, SD Card e AUX-In; fechamento central das portas por controle remoto; vidros, travas e retrovisores elétricos.

O Furgão 313 CDI Street, traz um motor OM 651 LA, de 129 cv a 3.800 rpm e 31,1 kgf.m a 1.200-2.400 rpm e a Van 515 CDI (17+1) Teto Alto, o motor OM 651 LA, de 146 cv a 3.800 rpm, e 33,6 kgf.m a 1.200-2.400 rpm. Ambos os propulsores dão conta do recado, tanto nas retas, para possíveis ultrapassagens, como em ladeiras, para a necessidade de carregar passageiros. A dirigibilidade e o conforto, são os pontos fortes dessa noda Sprinter.