Peugeot revela novo 3008 DKR para o Dakar 2017

The new Peugeot 3008 DKR during a studio photoshoot at Paris, France on August 7, 2016.

O Peugeot 3008 DKR propõe uma visão extrema do Novo SUV 3008, ressaltando seus elementos mais marcantes e suas proporções bestiais. O carro de corrida mantém-se fiel à atitude e à postura do SUV, com uma célula preta que recobre as generosas caixas de rodas e um friso cromado realçando a linha de teto. Vistos de frente e de trás, os dois veículos apresentam elementos semelhantes, como os faróis, a grade e a faixa transversal com garras vermelhas nas lanternas.

Do ponto de vista técnico, a Peugeot Sport fez um trabalho focado principalmente no conjunto de suspensão (amortecedores e geometria) para melhorar o comportamento do veículo nas situações adversas que o Rally Dakar reserva.

O sistema de refrigeração e o peso do carro também mudaram, porém, sua estabilidade diferenciada se mantém mesmo com o acréscimo de alguns elementos de reforço. A partir de agora o DKR também integra um sistema de climatização que certamente será muito apreciado pelas equipes.

O motor foi outro foco importante no trabalho da equipe da Peugeot Sport, começando pela adaptação à nova regulamentação da FIA que reduziu o diâmetro do restritor de admissão de ar de 39 mm para 38 mm nos veículos a diesel com tração em duas rodas, causando perda de cerca de 20 cavalos. Os engenheiros tentaram compensar, tanto quanto possível, este inconveniente, mas sobretudo aprimorar a facilidade de utilização do motor em baixas rotações.

As duplas de 2017 do Team Peugeot Total permanecem inalteradas. Stéphane Peterhansel / Jean Paul Cottret, Carlos Sainz / Lucas Cruz, Cyril Despres / David Castera e Sébastien Loeb / Daniel Elena estarão na largada do Dakar 2017 a bordo de quatro Peugeot 3008 DKR.

Durante as últimas corridas e testes sucessivos realizados na Espanha e no Marrocos, o Dream Team demonstrou ter espírito de equipe e solidariedade excepcionais. Todos se mobilizaram para se preparar da melhor maneira possível para o Dakar 2017, que promete grandes dificuldades.

Como em 2015, o Team Peugeot Total efetuará um ensaio em condições reais devido ao Rali do Marrocos (de 3 a 7 de outubro), quando o novo Peugeot 3008 DKR será testado durante a corrida pela dupla Carlos Sainz / Lucas CRUZ. Eles estarão na companhia de Cyril Despres / David Castera, que depois de uma belíssima vitória no Silk Way Rally, vão protagonizar a última participação oficial do Peugeot 2008 DKR.

Fonte: Diretoria de Comunicação Peugeot