Os hatches mais vendidos em 2017

O ano está acabando, as montadoras estão lançando seus novos modelos para 2018, e o mercado automobilístico entra em aquecimento com as novidades. O Volkswagen Golf chega às lojas trazendo inovações tecnológicas que puxam seus concorrentes a antecipar seus modelos para não perder os clientes que estão indecisos e procurando por novidades.

Com este misto de euforia e desconfiança o consumidor brasileiro está cada vez mais encantando com o design mais arrojado e as motorizações mais potentes que os carros estão chegando às ruas. Por isso, mas montadoras tem trabalhado muito no lançamento e marketing dos novos modelos, para criar nos consumidores indecisos o desejo de compra pelas marcas.

As outras montadoras brasileiras não ficaram para trás diante do lançamento, e o Ford Focus será lançado no início do ano seguinte, mas chega ao Brasil somente no final de 2018, mas cheio de novidades que vão do tamanho do carro a motorização mais econômica. Na corrida para buscar a liderança de vendas está o Chevrolet Cruze, que também teve seu visual renovado e com o motor ainda mais econômico perto de seus antecessores.

O mercado está cada vez mais competitivo pela quantidade de modelos e marcas que estão disponíveis para a escolha dos consumidores. A entrada dos SUV’s compactos virou uma forte tendência e tem abalado o mercado de hatches médios, muito pelo espaço interno ser ainda maior. Mas na preocupação do consumo, os motores tão próximos entre hatches e SUV’s, deixam o consumo relativamente muito parecido.

Mesmo com o conservadorismo brasileiro na hora da mudança, não se pode negar que os hatches médios estão menos atrativos diante das novas possibilidades, isto porque, os preços estão se igualando tanto, que ao colocar em uma balança de necessidades, os consumidores estão optando por hatches compactos para os carros de entrada e os SUV’s compactos para aqueles que precisam de um pouco mais de espaço.

Novidades atraem os clientes

As grandes novidades no setor automobilístico de hatches no Brasil ficam por conta dos compactos, que dominam o mercado, e são os líderes de vendas disparadamente. A vantagem desses carros está no preço mais acessível em relação aos sedãs de entrada. Outro fator positivo desta categoria é o tamanho, que se torna muito funcional para o uso diário.

Os hatches são mais curtos e fáceis de estacionar nas cidades que já não conseguem dar tanta estrutura para os motoristas na hora das vagas de parada de carros. Essa facilidade de manobras, da redução de espaço nas cidades, torna a categoria de hatch compactos a mais vendida, no Brasil pelo menos.

Mesmo com suas motorizações de entrada, normalmente as mais básicas dos modelos disponíveis, as montadoras investem na tecnologia e entrega aos clientes carros mais eficientes, potentes e econômicos, o que atrai muitos consumidores. Alguns modelos chegaram ao mercado já sucesso de vendas, como o Renault Kwid, que tem um preço atrativo, um dos poucos veículos no Brasil que custa menos de R$ 30 mil.

Na onda das novidades que atraíram os consumidores está o Chery New QQ Smile, que apesar de ser um carro ‘pelado’, praticamente sem conforto e sem opcionais, vende muito por ser o carro mais barato vendido no país em 2017. Por um Chery sem direção ou ar condicionado o cliente paga R$ 25.990. O mercado dos hatches compactos tende a crescer pelo preço atrativo, quando se trata de conforto, hoje os SUV’s compactos estão liderando o mercado.

Confira os mais vendidos do mês

O final do ano chegou e com ele aquela vontade de trocar de carro. Para isso, é importante conhecer quais são os carros mais vendidos no mercado. Normalmente, a máxima entre o desempenho e o custo definem a opção de compra do cliente. Mas, estes carros também tem a vantagem de estarem sendo bastante valorizado no mercado dos usados, o que facilita do carro no futuro.

Confira a lista dos hatches mais vendidos, no acumulado do ano, separados em três categorias. Os veículos foram listados separadamente porque se diferenciam pelos seus valores e acabamento que cada um desses veículos entrega para seus clientes. Conforme a lista, os hatches compactos são os mais vendidos disparadamente:

  • Hatches compactos
  1. Chevrolet Onix – 171.160 unidades
  2. Hyundai HB20 – 96.774 unidades
  3. Ford Ka – 87.015 unidades
  4. Volkswagen Gol – 67.868 unidades
  5. Renault Sandero – 63.439 unidades
  6. Fiat Mobi – 49.472 unidades
  7. Toyota Etios – 38.222 unidades
  8. Volkswagen Fox – 37.795 unidades
  9. Fiat Uno – 32.946 unidades
  10. Volkswagen Up! – 31.431 unidades
  • Hatches compacto premium
  1. Ford New Fiesta
  2. Honda Fit
  3. Peugeot 208
  4. Citröen C3
  5. Fiat 500
  • Hatches médios
  1. Chevrolet Cruze Sport6
  2. Ford Focus
  3. Mercedes-Benz Classe A
  4. Toyota Prius
  5. Volkswagen Golf
  6. Mini Cooper
  7. Audi A3
  8. Peugeot 308

Entre os utilitários leves a disputa continua

A disputa entre os utilitários leves segue chamando a atenção pela hegemonia da Fiat que lidera o mercado com dois dos seus principais modelos à venda. A Fiat Strada já é muito conhecida pelos clientes e segue líder de mercado pela eficiência que apresenta tanto na potência dos motores quanto no consumo de combustível baixo.

Na segunda colocação, um lançamento dos últimos anos da Fiat, que a princípio chegou como promessa para substituir sua principal rival, mas como o mercado se mostrou confortável e aberto para os dois modelos, não ocupou seu lugar como sucessora, mas sim como concorrente.

O utilitário Fiat Toro vende tão bem quanto seu concorrente e se mantém a frente do concorrente direto da Fiat, a Volkswagen Saveiro, que foi líder absoluta do mercado por muito anos. Ainda na lista, outro carro bastante conhecido se mantém ativo no mercado, o Fiat Fiorino, um utilitário leve muito utilizado para fins comerciais, mais ainda que seus concorrentes.

Confira a lista dos utilitários leves mais vendidos no último trimestre:

  1. Fiat Strada
  2. Fiat Toro
  3. Volkswagen Saveiro
  4. Chevrolet S10
  5. Toyota Hilux
  6. Ford Ranger
  7. Chevrolet Montana
  8. Fiat Fiorino
  9. Volkswagen Amarok
  10. Mitsubishi L200