PRIMEIRA VOLTA – Peugeot 5008 chega ao Brasil a partir de R$ 157.490

Por Marcus Lauria – Fotos: Divulgação

Após a chegada, em fevereiro, do Peugeot 3008 Griffe Pack – a versão mais equipada do modelo eleito o “Carro do Ano” na Europa em 2017 e vencedor de diversos outros prêmios também no Brasil. Chega ao mercado o Novo SUV 5008 que chega nas versões Griffe e GriffePack – conta com a mesma plataforma do 3008.

A grande novidade fica por conta do amplo espaço interno, um compartimento de bagagem de 780 litros, uma segunda fileira ajustável composta por três bancos independentes, além de dois bancos retráteis e removíveis na terceira fileira. Com seus quase 20 cm a mais de comprimento, ele é um utilitário esportivo que acomoda até sete passageiros.

Dotado de uma modularidade e de equipamentos (mesinhas dos bancos traseiros, persianas de proteção solar, porta objetos no assoalho da segunda fileira). O comprimento é regulável em uma extensão de 150 mm, o que permite ajustar o espaço interno ou de carga do porta-malas. O aumento da distância entre eixos proporciona um generoso espaço para as pernas em todos os casos (um aumento de aproximadamente 60mm, o maior do segmento). A inclinação é regulável em cinco posições e os bancos têm um apoio de cabeça que não encobre a visão traseira na posição baixa – quando o banco não está ocupado.

Os dois bancos laterais da segunda fileira têm um comando que facilita o acesso aos bancos da terceira fileira. Localizado na parte superior do encosto, ele permite ser inclinado e deslizar a base do banco para a frente com um simples gesto, liberando espaço suficiente para acessar a terceira fileira.

A terceira fileira é composta por dois bancos retráteis guardados no piso do porta-malas. Dois flaps articulados em três seções cobrem os dois bancos quando dobrados, propiciando uma superfície de carga perfeitamente plana. Esses bancos acrescentam um elemento novo e engenhoso, inédito no segmento e que permite aumentar rapidamente o espaço de carga.

A concepção interna do Novo 5008 ainda favorece um grande número de porta-objetos e espaços espalhados em seu interior, como o porta-luvas de cerca de oito litros e um console central refrigerado. Sua silhueta alongada e dinâmica, reforçada pelos arcos laterais, transmite esportividade e elegância, com muita personalidade, destacada pelo conjunto Black Diamond. Seja qual for a cor do modelo, o teto e os retrovisores pretos do Black Diamond (na versão Pack) reforçam as linhas do SUV.

De curvas agradáveis, também não abre mão da funcionalidade – com um assoalho de carga baixo – e de um acabamento cromado. Sob o vidro traseiro vertical, uma faixa horizontal em preto brilhante integra as lanternas de LED. Elas têm as três “garras” características que constituem a inconfundível assinatura visual da Peugeot – tanto de dia quanto de noite.

O capô longo e horizontal possui nervuras que conferem robustez ao conjunto. Ele é prolongado por um para-brisas, posicionado atrás do eixo das rodas dianteiras e complementado nas laterais por um detalhe cromado no prolongamento imediato dos faróis. A linha de cintura segue sendo altae a proporção entre a carroceria e as superfícies envidraçadas aumentou consideravelmente, mas o traço é sublinhado com elegância e fluidez, tornando o perfil mais leve.

O utilitário esportivo será vendido em quatro opções de cores, sendo três metálicas e uma especial. São elas: Cinza Artanse, Emerald Crystal, Preto Perla Nera e Branco Nacré (perolizada). O espetacular cluster digital customizado de 12,3” é um dos destaques em termos de tecnologia. O conjunto totalmente tecnológico é a mais recente evolução do Peugeot i-Cockpit® que ganhou o sobrenome 2.0. Um conceito inovador que revoluciona os códigos tradicionais de condução.

A grande tela de última geração sensível ao toque de 8” é como se fosse um tablet posicionado no centro do painel de instrumentos e dispõe da tecnologia capacitiva, que torna sua utilização mais reativa e prática. Ele tem seis elegantes teclas chamadas de toggle switches que proporcionam um acesso direto às principais funções de conforto: rádio, climatização, navegação, parâmetros do veículo, telefone e aplicativos móveis.

O volante Sportdrive, que remete ao universo do automobilismo, é compacto, com aro e base achatados, que facilitam a pegada, além de um campo de visão desimpedido e mais espaço para as pernas. O sistema pneumático com oito bolsas de ar proporciona uma experiência singular, com cinco tipos de massagens diferentes que podem ser selecionados separadamente pelo condutor e passageiro diretamente em um botão exclusivo, situado na estrutura do banco. Os cinco modos disponíveis são: CatPaw (Patas de Gato): sequência do tipo “catpaw” (oito bolsas); Onda: onda ascendente (oito bolsas); Área: área superior (ombros) e inferior (lombar) (oito bolsas); Lombar: massagem lombar (quatro bolsas) e Ombros: área dos ombros (quatro bolsas).

Com um nível de equipamentos superior aos veículos de sua categoria disponíveis no mercado, o Novo 5008 privilegia não só o espaço e o design, como também a segurança. No caso da versãoGriffe Pack, o veículo conta com ajuda à condução de última geração e a inclusão de múltiplos ADAS – Advanced Driver Assistance System.

Sob o capô está o já conhecido motor 1.6 THP de 165 cv, abastecido apenas com gasolina possui um torque que surge com as 1.400 rpm. Para dar o suporte devido ao motor, está o câmbio automático de seis marchas equipado com o novo comando por impulso elétrico e o modo Sport dão maior reatividade e dinamismo ao SUV. Há ainda a opção de trocas manuais por Paddle Shift. O carro chega ao Brasil importado da França em duas versões, Griffe e Griffe Pack, por R$ 157.490 e R$ 166.490, respectivamente.

PRIMEIRA VOLTA

Sorocaba/SP – O Peugeot 5008 chegou para fechar com chave de ouro o clico de SUVs da marca francesa, com capacidade para sete passageiros o 5008 nada mais é que um 3008 alongado e com pequenas mudanças a partir da coluna “C”. A partir dali, usando a mesma plataforma do 3008, o 5008 oferece mais espaço para as pernas e com os bancos rebatidos oferece um amplo espaço para oi porta-malas.

Antes de dirigir o 5008 ajusto com facilidade, espelhos retrovisores, banco (elétrico) e volante (regulável em altura e profundidade), a partir dali foi só desfrutar do ótmo conforto oferecido para o motorista e passageiros, bancos em couro (de verdade) macios, que oferecem até massagem. Além do acabamento de primeira nos revestimentos das portas e tablier. O cluster digital é de fácil leitura que pode ser adaptado de acordo com o seu gosto pessoal com alguns toques nas teclas do volante, esse inclusive de ótima empunhadura e de tamanho ideal. O modelo se manteve estável nas curvas em todo o percurso e tem uma excelente acústica, não se ouve nada do lado de fora, imperando o silêncio à bordo.

O motor 1.6 THP de 165 cv abastecido apenas com gasolina oferece torque suficiente para carregar todo o peso do 5008 sem pestanejar, acreditem, o propulsor da conta do recado e se quiser que ele tenha mais disposição, aperte a tecla “S” que ele será ainda mais astuto. Fora a aula de tecnologia que o SUV francês oferece, deixando o motorista bem a vontade e mais tranquilo no dia a dia ou em viagens longas.

*Viagem a convite da Peugeot do Brasil