Avaliação – Range Rover Evoque Prestige Tech Pack 2012

Fotos: Bruno Belletti e Marcus Lauria

Mudar um comportamento tradicional é muito complicado pra qualquer pessoa, família ou instituição, ainda mais para quem tem muitos anos de história como a montadora inglesa Land Rover (desde 1948). Mesmo controlada por vários grupos de investidores e outras marcas por vários anos, a fabricante britânica sempre manteve a tradição, mesmo após ser adquirida pela indiana Tata Motors em 2008. Voltando ao assunto da tradição, podemos afirmar que na Inglaterra foi inventado o futebol e os pubs, lá se popularizaram os tablóides e instituiu o chá das 5 como umas de suas mais caras tradições. Além disso, os modelos da Land Rover servem a Família Real na Inglaterra.

Essas informações no parágrafo acima são para explicar o radicalismo da Land Rover em criar o seu mais novo e sensacional modelo, o crossover Range Rover Evoque, avaliado por cinco dias pelo site. Com linhas que fogem do tradicionalismo da marca, o Evoque chega para roubar a cena de todos os seus principais concorrentes (Audi Q3, BMW X1 e Volvo XC60). Ao observar o Evoque por fora, nota-se logo que suas linhas futuristas servirão de base para os próximos modelos da marca.

Usando como base uma plataforma semelhante a do Freelander, o Evoque mede 4,37 metros de comprimento, 1,97 metros de largura e 1,64 de altura e 2,66 m de distância entre-eixos, na versão de quatro portas avaliada. Os faróis afilados, a grade central na cor cinza em forma de colméia e o pára-choque robusto com faróis de neblina de LEDs nas extremidades se destacam logo de cara.

Visto de lado chama a atenção o corte na linha da cintura das portas, que começa na porta dianteira e vai subindo levemente até o pára-lama traseiro, a mesma linha se forma em paralelo abaixo das maçanetas formando um vinco mais aparente. A saída de ar cromada localizada no para-lama dianteiro faz conjunto com as enormes rodas de 20 polegadas, transmitindo esportividade ao crossover inglês.

Na parte traseira, o maior destaque fica por conta do aerofólio localizado acima da tampa do porta-malas e as pequenas lanternas traseiras, além das duas saídas do escapamento cromadas, o teto preto contrasta com o resto da carroceria. O modelo segue as linhas do conceito LRX, apresentado em 2008.

Se por fora o Evoque chama atenção naturalmente, por dentro o modelo não deixa nada a desejar. O interior usa materiais de primeira linha, com couro para todos os lados que se olhe ou toque. Além da ótima qualidade de construção, nenhuma peça está fora do lugar à ergonomia do Evoque é um exemplo a ser seguido pela concorrência. A versão avaliada era a Prestige Tech Pack, que traz o pacote de assessórios mais completo.

Entre tantos itens podemos citar o sistema de entretenimento com duas telas LCD independente nos encostos dos bancos dianteiros, sistema de câmera 360°, que ajuda na hora de manobrar, com essa câmera é possível ver todos os ângulos do carro sem sair dele em uma tela de 8 polegadas. A mesma tela tem o sistema Dual View, que possibilita ao motorista o acesso a todas as funções do veículo enquanto o passageiro do banco da frente pode assistir, na mesma tela, a um filme ou o programa de TV favorito. O espaço é suficiente para carregar cinco adultos sem aperto.

CONTINUA NA PÁGINA 2