Participar do Rally dos Sertões não é uma novidade para a família Piotto Vogt, formada por Fredy, Susele e o filho João Pedro: são veteranos com cinco participações. Mas o fato inédito na edição 2025 foi a participação do trio em um Porsche 911 Dakar. Eles viajaram de Campo Largo (PR) a Goiânia (onde foi dada a largada) durante dois dias e percorreram os 3.482 km dos Sertões até a chegada em Marechal Deodoro (AL). De lá, retornaram a Campo Largo por estrada, numa viagem de três dias. Total percorrido pelo Porsche 911 Dakar: 7.440 km em asfalto e na terra.
O 911 Dakar de Fredy, Susele e João Pedro foi o primeiro Porsche a fazer o Ralily dos Sertões. “Guiar o 911 Dakar foi espetacular”, resumem. Fredy e Susele participam na categoria Expedição: acampam em um ponto da estrada na noite anterior à largada de cada etapa e durante o dia acompanham os competidores. Após a passagem do último carro, são liberados para fazer o percurso daquela etapa do rally. “Há quem prefira dormir em hotéis, mas para nós a diversão é entrar no clima da prova e acampar. Exige planejamento: levar barraca, roupas, comida, água… Porque no meio do sertão não tem muitos lugares para comprar coisas”, explica Fredy.
Como já era de se esperar, o Porsche 911 Dakar foi atração durante todo o percurso. “Todo mundo queria vê-lo de perto e fotografar. Muita gente me perguntou onde eu ‘fiz o carro’, como se fosse uma criação exclusiva. Desconheciam a existência de uma edição especial do 911 feita para o fora de estrada”, prossegue Fredy. Um momento marcante, e de certa apreensão, foi a primeira passagem do 911 Dakar pelo leito de um rio. “E ele passou de uma maneira tão natural que pensamos: ‘Mas era só isso?’”.
O 911 Dakar participou do Sertões com a barraca no teto, um acessório Porsche Tequipment. Terminado o rally, Fredy dirigiu o 911 Dakar nos 3.200 km entre Maceió e Campo Largo. No último trecho da viagem, de Pirapora (MG) até sua casa, a velocidade média foi de 100 km/h (a fábrica recomenda máxima de 130 km/h com a barraca no teto) e Fredy anotou um consumo médio de 8,5 km/l. “Muito bom para um carro com as características do 911 Dakar”, observa.
Fredy chegou em casa e no dia seguinte o Porsche já estava de volta às tarefas habituais. “O 911 Dakar é carro de uso diário, e é muito legal ele ser apto tanto a fazer off-road quanto a levar o João Pedro para a escola”, conta Susele. Nessa ocasião, o carro ainda estava com a barraca no teto, o que aumentou ainda mais a curiosidade dos colegas de João Pedro. Ela foi retirada dois dias depois, e em seguida o carro foi levado para o Porsche Center Curitiba para uma revisão geral.
Fredy e Susele são clientes Porsche desde 2009, quando compraram um Cayenne S. Logo aderiram aos esportivos: o primeiro da lista foi um Cayman S. Todos os modelos da linha Porsche já passaram pela garagem do casal. Sempre que podem, Fredy e Susele participam dos eventos do Porsche Club Brasil. João Pedro, por sua vez, aguarda ansiosamente para completar a idade mínima e finalmente poder dirigir. Família que acelera unida permanece unida.
Rumo ao Sertões: a viagem do Porsche 911 Dakar em números
24 de julho: saída de Campo Largo (PR) rumo a Goiânia (GO). Dois dias de viagem
Rali dos Sertões 2025 – de 26 de julho a 3 de agosto
Percurso total: 3.482 km (2.215 de provas especiais, 2.828 de deslocamentos).
Etapa 1: Goiânia (GO)-Unaí (MG)
Etapa 2: Unaí (MG)-Januária (MG)
Etapa 3: Januária (MG)-Bom Jesus da Lapa (BA)
Etapa 4: Bom Jesus da Lapa (BA)-Xique-Xique (BA)
Etapa 5: Xique-Xique (BA)-Petrolina (PE)
Etapa 6: Petrolina (PE)-Delmiro Gouveia (AL)
Etapa 7: Delmiro Gouveia (AL)-Marechal Deodoro (AL)
Etapa 8: largada e chegada em Marechal Deodoro (AL)
4 de agosto: saída de Maceió (AL) rumo a Campo Largo (PR). Três dias de viagem (3.200 km), feitos a uma média de 100 km/h e consumo médio de 8,5 km/l
6 de agosto: chegada em Campo Largo.
Percurso total: 7.440 km
Fonte: Comunicação Porsche Brasil