O mercado de motos já é tão relevante no Brasil que tem espaço tanto para o modelo Flex quanto para as Elétricas.
As Elétricas
A marca Kasinski já possui essa alternativa, produz em Manaus – AM vários Scooters movido à eletricidade. Chamado Prima Electra 2000, ele utiliza um motor de 2000 watts abastecido por baterias chumbo-ácidas. Com preço sugerido de R$ 5.390, percorre 60 Km entre recargas e atinge até 60 Km/h. Em outubro de 2011 estreou o segundo modelo elétrico da marca, o Prima 500. Custa R$ 2.490 e combina motor elétrico de 500 watts, baterias chumbo-ácida e pedais, percorre 40 Km entre recargas e atinge até 40 Km/h.
“Embora os produtos elétricos respondam por apenas 3% de nossos investimentos, eles consomem pelo menos 25% de nossos esforços”, afirma o presidente da CR Zongshen Kasinski, Cláudio Rosa Junior. “Vejo isso como uma oportunidade de negócio para o futuro. A evolução dessa tecnologia vem ocorrendo de forma rápida”, acredita o empresário, que em 2009 se associou a gigante chinesa Zongshen, adquiriu a marca Kasinski e hoje ocupa o terceiro lugar do segmento em produção no país.
O mercado vem aquecido, em 2012 no primeiro semestre será lançado o modelo Win Elétrica, motor mais moderno elétrico de 1000 watts, baterias chumbo-ácida, percorre 80 Km entre recargas e atinge até 60 Km/h. E para carregar é semelhante ao seu celular, basta plugar na tomada de energia.
O Grupo Izzo está importando os modelos da Zero Motorcycles, empresa americana. Mais potentes e velozes que os scooters da Kasinski, elas usam baterias de íons de lítio. Há duas versões a venda no Brasil, a S (R$ 28.000) para uso urbano e a DS (R$ 30.000) para uso urbano ou no campo. A potência corresponde a 25 hp, a velocidade máxima, 105 km/h e autonomia de 90 Km. Uma recarga completa leva cerca de quatro horas. Se comparado com outras motocicletas movido a combustível o preço se esbarra no modelo acima de 600 cc, muito mais potentes e velozes capazes de percorrer cerca de trezentos quilômetros sem ter de parar para abastecer.
As Flex (Bicombustível)
Seis anos após a chegada do primeiro carro Flex no Brasil, em 2009 a Honda lançou a CG 150 Titan Mix. Sendo projetada três anos antes de seu lançamento, esse modelo foi a primeira moto bicombustível produzida em série do mundo.
Atualmente a Titan e outros três modelos Honda utilizam a tecnologia Mix. São elas, a CG 150 Fan, a NXR 150 Bros e a Biz 125. Somadas elas detêm cerca de 45% de todo o mercado. O Sistema Mix é coordenado pelo ECM, um módulo de controle interligado a sensores que monitoram o desempenho do motor e transmitem informações sobre a mistura utilizada.
De acordo com os dados fornecidos por estes sensores, o ECM escolhe entre quatro programas de funcionamento: tanque abastecido com gasolina; com gasolina e etanol na mesma proporção;com maior quantidade de etanol;somente com etanol.
As vantagens e desvantagens das novas tecnologias
As Elétricas
Vantagem:
– O motor não faz barulho e não vibra;
– Com R$ 1,10 você percorre até 60 Km;
– Fácil e prático de carregar a bateria;
– Não polui o meio ambiente.
Desvantagem:
– Baixa autonomia;
– No Brasil ainda não há postos de abastecimento;
– Mão de obra escassa;
– Tempo de recarga completa da bateria é de 4 horas.
As Flex (Bicombustível)
Vantagem:
– liberdade de escolha de combustível;
– Tecnologia desenvolvida no Brasil.
Desvantagem:
– Não tem subtanque de combustível, sendo assim em dias de frio caso esteja abastecida acima de 80% de etanol terá dificuldade para ligar;
– O preço do etanol no Brasil está caro, sendo assim, o custo do consumo acaba sendo o mesmo que a se abastecido com gasolina.
Faça o teste comparativo neste link e veja se é vantagem utilizar etanol ou gasolina. http://g1.globo.com/Noticias/Carros/0,,MUL962062-9658,00-CALCULADORA+MOSTRA+QUAL+COMBUSTIVEL+E+MAIS+VANTAJOSO.html
Contatos do autor: [email protected] – www.twitter.com/alexrosa100