Latin NCAP divulga os novos resultados

Foto: Divulgação

Carro não é feito para bater, isso é fato. Mas embora os sistemas de segurança ativa (ABS, ESP, Controle de tração, etc) estejam cada vez mais comuns hoje em dia, há momentos em que a dama da sorte pode se distrair com um outdoor da Victor Hugo e nós acabamos sendo obrigados a depender da segurança passiva de nossos veículos (airbags, célula de sobrevivência, etc), e nessa hora é bom que ele tenha um céu bem estrelado em sua pontuação nos NCAPs da vida.

Ao contrário do que ocorreu nos anos de 2010 em 2011, a amostragem 2012 do Latin NCAP resultou em uma maioria de carros com 4 estrelas, um carro com 3 estrelas e dois vexames, com uma estrela cada. Começando por baixo, vemos o JAC J3, que conseguiu uma estrela e pontuação de 3,50/16,00 na proteção para adultos. No banco traseiro, foram 13,03/49,00 pontos na proteção de crianças. Apesar do duplo airbag, a estrutura do J3 não foi capaz de suportar o impacto, demonstrando grande invasão do habitáculo e potenciais riscos aos passageiros.

Outro resultado lastimável foi o Renault Sandero sem airbags, uma estrela e 4,61 pontos na proteção para adultos e 18,68 pontos na proteção para crianças. A estrutura do Sandero se revelou não muito firme, com grande deformação da coluna “A” e potencial risco para as pernas dos ocupantes, por culpa dos pedais. Uma crítica para a Renault foi o resultado de 3 estrelas para o Dacia Sandero no EuroNCAP. E embora o europeu estivesse ocupado com airbags frontais, a deformação da coluna “A” foi ligeiramente menor, talvez denunciando o uso de aço menos resistente no modelo brasileiro.

Com três estrelas e 10,27 pontos na proteção para adultos, ficou o nosso antigo VW Bora, que ainda é fabricado no México e usa a mesma plataforma do VW Golf brasileiro. Já no pelotão de cima, Renault Fluence conseguiu 4 estrelas e 11,97 pontos na proteção para adultos e 20,92 pontos na proteção para crianças. A falta de cintos com pré-tensionadores atrapalhou o resultado do sedã francês.

E dignos de aplausos ficaram VW Polo, com 11,34 pontos na proteção para adultos e Toyota Etios, que fez 12,87 pontos na proteção para adultos, com 4 estrelas para ambos. O Polo ficou com 3 estrelas na proteção infantil e o Etios com apenas 2, fruto da falta de isofix para fixação de cadeirinhas infantis. Honda City (12,03 pontos protegendo adultos) e Ford New Fiesta (12,87 pontos nas mesmas condições) conseguiram 4 estrelas tanto na proteção para adultos quanto na proteção para os pequenos, graças ao isofix.  Em comum entre os carros com 4 estrelas está a carroceria íntegra, com boa absorção do impacto.

Esse resultado demonstra que, apesar de o brasileiro ainda estar dirigindo carros sem o mesmo padrão de segurança passiva que europeus/americanos, a nossa situação está melhorando, e o número de carros “estrelados” em nosso mercado é maior do que nunca.

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