Esta semana o site CarPoint News conhecey de perto uma replica fiel do famoso Porsche Speedster, que nasceu em 1948 e foi projetado por Ferdinand Porsche, após a segunda guerra mundial. No inicio, o esportivo era utilizado apenas por pilotos para correr em provas de longa duração, como 24 Horas de Le Mans.
Devido ao enorme sucesso dentro das pistas, a Porsche resolveu produzir uma versão de rua para vender e o reconhecimento dos clientes foi imediato, por se tratar de um esportivo com design atraente, prático de dirigir e rápido, pois sua carroceria era construída em alumínio e com equipado com motor 1.5 Boxer.
Atualmente aqui no Brasil a Chamonix produz há mais de 20 anos a réplica do Porsche Speedster. Construido com carroceria em fibra de vidro, chassis tubular e mecânica VW 1.6 Boxer, a marca é reconhecida mundialmente, e sua fabricação mantém todos os itens e aspectos originais de fábrica igual ao Speedster original.
Hoje grande parte de sua produção é exportada para os Estados Unidos, mas a empresa já exportou também para diversos países da Europa e Ásia. Para passear e curtir o Speedster, nada como um belo dia de muito sol e calor para andar pelas estradas com este clássico esportivo alemão.
Andamos com o Chamonix Speedster pelas estradas e cidades do interior de São Paulo. Durante todo o trajeto o veículo se comportou muito bem e um dos pontos que nos chamou a atenção foi a estabilidade do veículo, primcipalmente em velocidades acima dos 120 kms/h. Tudo isso graças ao chassis tubular, feito exclusivamente para o modelo. Outro ponto forte é a suspensão independente, desenvolvida pela própria Chamonix, na qual preza pelo conforto dos ocupantes e maciez do veículo.
A mecânica 1.6 Boxer com 85 cv de potência, conta com um desempenho muito bom em conjunto com o câmbio manual de 4 velocidades. No geral, nosso passeio com o Speedster foi muito bom, principalmente poder desfrutar deste clássico esportivo alemão num lindo final de tarde de domingo.