Por Marcus Lauria
A Renault revelou seu mais novo produto, o Kwid, um crossover urbano que pretende posicionar-se entre um Twingo e um Clio, destinado a mercados emergentes. Com 3,68 metros de comprimento (mais 9cm que o Twingo e 13cm mais curto que o Captur), 1,58 metros de largura, o Kwid apresenta uma altura ao solo de 180 mm e será produzido na Índia.
“Com o Kwid a Renault prossegue a sua estratégia de tornar a mobilidade acessível a todos, de modo a aumentar o seu crescimento internacional”, explica a Renault, em comunicado.
O modelo utiliza uma plataforma Renault-Nissan totalmente nova. A CMF-A é composta por quatro módulos (habitáculo, espaço do motor, seção inferior dianteira e seção inferior traseira) aos quais se junta o quinto módulo eletrônico. Sobre o interior, a Renault promete um “espaço confortável e acolhedor para toda a família”, onde salta à vista uma tela touchscreen de 7 polegadas com tecnologia Bluetooth.
O motor escolhido é um bloco de 0,8 litros, a gasolina, acoplado a uma caixa manual de cinco velocidades. O Kwid estará disponível na Índia a partir do segundo semestre do ano com preços entre as 300.000 e as 400.000 rupias (entre 4.200 e 5.600 euros aproximadamente).O seu lançamento na Europa deve acontecer em breve, através da Dacia.