PRIMEIRA VOLTA – Novo Audi Q3 recebe pequenas mudanças estéticas e um novo motor

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Por Marcus Lauria – Fotos: Marcus Lauria e Divulgação

Lançado no último semestre de 2011, o Audi Q3 só tem visto usas vendas aumentarem a cada ano, no segmento de SUVs premium. As linhas externas discretas e limpas e o interior simples e ao mesmo tempo aconchegante talvez sejam a fórmula do sucesso. E claro, que acompanhado das opções de motorizações e câmbios com muita tecnologia embarcada. Além, dos pacotes de itens de série de cada versão, que chama a atenção da hora de escolher o modelo preferido diante de tantos concorrentes em nosso mercado.

A linha 2016 do Audi Q3 chega ao mercado brasileiro com visual levemente renovado, e uma nova gama de motores e itens de série. O novo Q3 será vendido com motor 1.4 TFSI de 150 cv nas configurações Attraction, com preço sugerido de R$ 127.190, e Ambiente, por R$ 144.190, ambas com tração dianteira. Já com o propulsor 2.0 TFSI de 180 cv, o modelo é oferecido nas versões Attraction, tabelada a R$ 145.190, e Ambiente por R$ 165.190. Por fim, a versão 2.0 TFSI de 220 cv tem preço sugerido de R$ 190.190. Todas as opções 2.0 são equipadas com tração integral Quattro.

O chassi do novo Audi Q3 combina agilidade de condução com extrema segurança. O sistema Audi Drive Select permite que o motorista ajuste os principais módulos tecnológicos para atender suas preferências pessoais. Exemplo disso são os amortecedores ativos, que podem ter a rigidez alterada conforme o tipo de piso. As rodas têm 17 polegadas nas versões de entrada (Attraction) e 18” nas demais. A suspensão foi afinada para proporcionar maior conforto ao trafegar.

Os três motores TFSI, turboalimentados e com injeção direta de gasolina, oferecem alta potência combinada ao reduzido consumo de combustível. O baixo consumo e as diminuições da emissão de CO2 foram viabilizadas em parte pelo sistema Start-stop, que desliga o motor automaticamente quando o carro fica parado por alguns segundos e volta a ligá-lo quando o motorista tira o pé do freio.

O motor 1.4 TFSI tem potência máxima de 150 cv entre 5.000 e 6.000 rpm e o torque é de 250 Nm entre 1.500 e 3.500 rpm. A velocidade máxima é de 204 km/h e a aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 8,9 segundos.

A versão intermediária 2.0 TFSI tem 180 cv entregues entre 4.000 e 6.200 rpm e torque máximo de 320 Nm entre 1.400 e 3.900 rpm. O modelo pode atingir os 217 km/h e ir da imobilidade aos 100 km/h em 7,6 segundos.

Já o 2.0 TFSI de até 220 cv entre 4.500 e 6.200 rpm e 350 Nm entre 1.500 e 4.400 rpm, que equipa a opção topo de linha, chega aos 233 km/h de velocidade máxima. A aceleração até os 100 km/h dura somente 6,4 segundos.

Os designers da Audi refinaram os detalhes das linhas inspiradas em cupês com a singular tampa do porta-malas envolvente. Linhas horizontais dominantes à frente e na traseira reforçam a impressão de largura e dão ao SUV uma aparência ainda mais expressiva.

A grade dianteira trapezoidal é o elemento que define a dianteira do carro. Os faróis redesenhados vêm de série com tecnologia xênon plus, além de luzes de condução diurna de LEDs. As dimensões do SUV compacto praticamente não mudaram. A versão de entrada tem peso líquido de 1.405 quilos e as medidas são 4,39 metros de comprimento, 1,83 metro de largura e 1,59 metro de altura. A distância entre-eixos permanece inalterada, em 2,60 metros.

O Audi Q3 proporciona amplo espaço para até cinco ocupantes. Na configuração básica, o porta-malas pode carregar até 460 litros de carga. Rebatendo total ou parcialmente o encosto do banco traseiro, a capacidade sobe para até 1.365 litros.

O novo Audi Q3 apresenta uma generosa lista de equipamentos. O 1.4 e o 2.0 Attraction trazem de série itens como ar-condicionado, bancos de couro sintético, computador de bordo, sensores de luz e chuva e volante esportivo com shift paddles. A 2.0 Attraction conta ainda com banco elétrico do motorista e pacote de iluminação, que também são equipamentos de série nas duas versões Ambiente e Ambition.

No quesito segurança, as versões 1.4 e 2.0 Attraction oferecem airbags frontal, lateral dianteiro e de cabeça, assistente de partida em aclives, controle eletrônico de estabilidade (ESP), faróis de xênon com ajuste automático de altura, lanternas traseiras de LEDs, freio de estacionamento eletromecânico e sensor de estacionamento traseiro, entre outros.

As 1.4 e 2.0 Ambiente são diferenciadas das Attraction pela utilização de ar-condicionado automático, porta-malas com acionamento elétrico, espelho interno antiofuscante, teto solar panorâmico, controle de cruzeiro e espelhos retrovisores externos com ajuste elétrico e rebatimento. A 2.0 ganha ainda o Audi Drive Select, sensor de estacionamento dianteiro, longarinas de teto na cor prata e soleira das portas de alumínio.

No 2.0 Ambition, há também bancos dianteiros com ajuste elétrico, computador de bordo com marcador de temperatura colorido e rádio MMI com sistema de navegação. Opcionalmente, pode ser equipada com o pacote conforto, que traz Audi Side Assist (alerta lateral que auxilia o motorista nas mudanças de faixa), Keyless-go (sistema de partida sem chave) e equipamento de som da Bose.

PRIMEIRA VOLTA

São Paulo / SP – Para o test-drive de lançamento do Q3 2016, só tinham duas opções de motores para teste, o 1.4 de 150 cv, e o 2.0 de 180 cv. E todos em suas versões mais completas. Após verificar as novidades estéticas do SUV, como o novo para-choque, que está mais robusto, com novas entradas de ar e faróis mais largos com LED, além das novas rodas, com desenho mais esportivo e a traseira com novas lanternas de LED, fui para o interior do carro.

Lá dentro, detalhes cromados chama a atenção, e se destacam diante de tanta sobriedade sutiliza dos ótimos acabamentos internos. O conforto à bordo é observado logo de cara. Ao entrar no Q3, é fácil se ambientar e encontrar a posição de dirigir, a posição mais alta do carro ajuda ainda mais na visibilidade do carro.

Iniciei o test-drive com a versão 2.0 Ambiente, que oferece um motor de 180 cv de potência, são 10 cv a mais que a versão 2015. Com sua potência máxima entregue entre os 4.000 e 6.200 rpm e torque máximo de 320 Nm entre 1.400 e 3.900 rpm. O modelo pode atingir os 217 km/h e ir da imobilidade aos 100 km/h em 7,6 segundos. O motor é bem elástico e dá segurança ao motorista para fazer ultrapassagens sem medo de perder potência no meio do caminho. A tração quatro ajuda na hora de fazer as curvas, e transmitem total controle do carro em qualquer curva, da mais aberta a mais fechada.

Depois foi a vez da versão Ambiente com motor 14. Esse propulsor rende exatos 150 cv entre 5.000 e 6.000 rpm e o torque é de 250 Nm entre 1.500 e 3.500 rpm. A velocidade máxima é de 204 km/h e a aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 8,9 segundos. Por dentro, praticamente nada muda, só pequenos detalhes de acabamento, como descrito no texto acima. Já o motor, esse sim, fica devendo para o 2.0 de 180cv. Mas para o Q3, o motor é suficiente para andar na cidade e pegar uma estrada, faz o dever de casa direitinho. Acelera bem, retoma com descrição e dá conta do recado. Os dois modelos avaliados foram bem, no que se refere a economia de combustível, no computador de bordo, o registro foi de 11 Km/l em média.

Viagem a convite da Audi

Fonte: Audi do Brasil

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