Lançamento: VW Space Cross 1.6 2012

Fotos: Marcus Lauria

A Volkswagen, enfim, lançou a versão aventureira do SpaceFox, a Space Cross. O modelo já havia sido apresentado na Argentina, durante o Salão do Automóvel daquele país, em maio deste ano. Com algumas novidades em relação ao seu “primo” mais velho, o CrossFox, a Space Cross ficou com as linhas bem limpas e mais atraentes. Uma das novidades fica por conta do nome, que agora é separado, ao invés de junto, como nos outros modelos aventureiros da marca. Segundo o fabricante, a nova nomenclatura será usada em seus próximos modelos com apelo “off-road”.

Comparado ao CrossFox, a versão “perua” do Fox ficou com as linhas mais harmoniosas e com menos penduricalhos conhecidos dos modelos aventureiros que são vendidos em nosso mercado. Visto de frente, a dianteira manteve-se a mesma, sem nenhuma alteração, com a grade dividida ao meio e o logo da Volkswagem em destaque ao centro. Assim como a parte inferior do para-choque, que exibe a grade tipo colméia e os enormes faróis auxiliares de dupla função: de neblina e longo alcance. Estão lá também os detalhes na cor cinza fosco na borda inferior do para-choque dianteiro, spoliers laterais e no para-choque traseiro.

Observado de lado, o Space Cross ganhou um frisos mais largos de plástico, em vez do adesivo, usado no hatch, além de retrovisores em um tom cinza mais fosco e acabamento de plástico nos para-lamas. As rodas são de liga-leve, com 15 polegadas, pintada de um tom cinza mais escuro. A parte traseira é marcada pela ausência de estepe no porta-malas e as lanternas com bordas em preto fosco. Estão lá também o aerofólio da cor da carroceria e a parte inferior do pára-choque em preto, com o nome da versão em relevo.

Por dentro, a Space Cross quase não trás novidades. O interior é bem sóbrio e não mostra nada fora do comum que a caracterize com uma versão aventureira. A Volswagen preferiu ser mais discreta nesse aspectos e apenas adicionou a inscrição “Space Cross” na manopla do cambio  e encosto do banco. Mas caso o comprador opte pelos bancos em couro, a inscrição desaparece.

Com um preço inicial de R$ 57.990, o comprador leva um carro bem completo, com ar-condicionado, travas, vidros e retrovisores elétricos, direção hidráulica, airbag duplo e freios com ABS. O modelo conta com os já tradicionais mimos, como rede elástica no porta-malas, faróis e limpador de para-brisa com acionamento automático, gaveta sob o banco do motorista, computador de bordo, sensor de estacionamento e mesinhas do tipo aviação nos bancos traseiros. O modelo conta com bancos do motorista e cintos de segurança com ajusta de altura e o retrovisor direito inclina com o acionamento da ré, como em outros modelos da linha.

Opcionalmente o Space Cross oferece coluna de direção ajustável em altura e profundidade (R$ 390), revestimento de couro nos bancos (R$1.720), rádio e volante multifuncional (R$ 285), CD-Player com MP3, bluetooth com entradas para SD-Card e USB (R$ 735), pintura metálica (1.040) e pintura perolizada (R$ 1.550). Para versão com cambio automatizado I-Motion, o valor sobe para a partir de R$ 60.690.

Sob o capô, o eficiente motor 1.6 VHT 8 válvulas, com 104 cv quando utilizando etanol e 101 cv quando abastecido com gasolina a 5.200 rpm, o torque máximo é de 15,6 mkgf com etanol a 2.500 rpm. Segundo a montadora o Space Cross faz de 0 a 100 Km/h em 12,6 segundos e tem um consumo de 6,1 Km/l na cidade e 8,2 Km/l na estrada, sempre com etanol. Em conjunto está o acertado cambio de cinco marcha MQ200, com engates macios e precisos. A suspensão sofreu poucas alterações em relação a versão “civil”, ficou 33 mm mais alta na dianteira e 35 mm na traseira. A Volswagen oferece garantia de 1 no e possui mais de 600 concessionárias espalhadas por todo país. A cor de lançamento vermelho Apple é restrita a 200 unidades.

CONTINUA NA PÁGINA 2

7 comments on “Lançamento: VW Space Cross 1.6 2012

  1. manu

    Lindoooooooooooooooo!assim que papai do ceu me conseder,vou comprar um.

  2. MARCELO BRAGA LOPES

    Comprei um SpaceCross 2011/2012 e simplesmente não veio a tampa do motor e o protetor de carter. Tentei comprar e simplesmente me informaram que essas peças só estarám dispovível para venda depois do dia 10/01/2012. E que por enquanto tenho que ficar rodando com o carro sem a tampa e o protetor do motor.

    1. JORGE OLIVEIRA

      COMPREI UM SAPCE CROSS 2012/2012 TESTEI O CARRO LOGO APOS COMPRADO ACHEI UM EXELENTE CARRO. QUANDO FUI LAVAR NO DIA SEGUINTE FOI BROXANTE PERCEBER QUE NAO TINHA A PROTEÇÃO DO CARTER E MOTOR. UM CARRO DE 61.000,00 SEM ESTE ITEM É UMA BRUTA SACANAGEM. FABRICANTE SEM NENHUMA CONSIDERAÇÃO PELO CLIENTE.

      1. bruno

        Segundo o vendedor a proteção do cárter não é necessária, pois o cárter foi reforçado. Além disso, essa proteção impede que os procedimentos de segurança sejam realizados em caso de colisão frontal.

  3. agenor

    gostaria de comprar uma spacecross,
    mas esta muito alto o valor do carro
    mas em si o carro e muito (kirei)

Deixe um comentário