Audi em parceria com as melhores empresas da indústria eletrônica

Inteligência artificial é uma tecnologia-chave para a condução autônoma – é por isso que a Audi juntamente a fortes parceiros da indústria de eletrônicos estão desenvolvendo sistemas inovadores no campo da aprendizagem de máquinas. No Consumer Eletronics Show (CES), maior evento de tecnologia do mundo, em Las Vegas, a Audi apresenta o Q7 deep learning concept, um modelo autônomo cuja concepção foi possível graças à colaboração com a NVIDIA.

Em sintonia com o principal tema da CES pela NVIDIA, a Audi demonstra a inteligência do Q7 deep learning concept em uma área aberta especialmente designada para a condução autônoma. O carro se orienta sozinho por meio de uma câmera frontal com dois megapixels de resolução, que se comunica com a unidade de processamento NVIDIA Drive PX 2, responsável por controlar a direção com alta precisão. O controlador de alta performance é especialmente projetado para aplicações de condução autônoma.

Servindo como núcleo do software estão redes neurais profundas que especialistas da Audi e da NVIDIA treinaram especificamente para direção autônoma e reconhecimento de sinais dinâmicos de controle de tráfego. Começando com um motorista humano ao volante, o Q7 deep learning concept ganhou uma familiaridade limitada com a rota e seus arredores, por meio de observação e com a ajuda de câmeras de treinamento adicionais. Isso estabeleceu uma correlação entre as reações do motorista e as ocorrências detectadas pelas câmeras. Então durante as movimentações de demonstração subsequentes o carro é capaz de entender instruções, como um sinal de trânsito temporário, interpretá-las imediatamente e agir como a situação exige. Quando um sinal correspondente aparece, o conceito imediatamente muda a estratégia de condução e seleciona entre a rota curta ou longa. O projeto do sistema é tão robusto que pode lidar até com variáveis de perturbação, como mudanças climáticas e condições de luminosidade. O veículo domina as tarefas seja dia ou noite, mesmo sob luz solar direta ou iluminação artificial intensa.

ação do A8. Seu elemento-chave é o processador Tegra K1, que torna possíveis novas funções e possui um impressionante poder de computação, necessário para dar suporte a vários monitores de alta resolução – incluindo a segunda geração do Audi virtual cockpit. Informações de bordo e online irão se fundir, tornando o carro parte da nuvem em um grau maior do que nunca antes visto. Junto ao MIB2+, o controlador central de assistência ao motorista (zFAS) do novo A8 também fará sua estreia. As duas empresas planejam intensificar sua parceria de longa data combinando a experiência no desenvolvimento de ambientes para aplicações de inteligência artificial da NVIDIA com a riqueza de conhecimentos da Audi na área de automação de veículos.

Outro parceiro-chave da Audi é a Mobileye, cujo chip de processamento de imagens também está integrado ao sistema zFAS. A empresa israelense de alta tecnologia é líder mundial no segmento de reconhecimento de imagens para aplicações na área automotiva. A Mobileye já fornece câmeras para diversos modelos da gama da Audi – Q7, A4, A5 e novo Q5 – e o software de processamento de imagem é capaz de reconhecer um grande número de objetos, que incluem marcações na pista, outros veículos, sinais de trânsito e pedestres. Hoje, definir as características necessárias para classificar claramente os objetos ainda é feito manualmente.

No novo A8, a Audi e a Mobileye demonstram o próximo nível de desenvolvimento, com reconhecimento de imagem que utiliza métodos de aprendizagem profunda pela primeira vez. Isso reduz significativamente a necessidade de métodos de treinamento manual durante a fase de desenvolvimento. As redes neurais profundas permitem que o sistema aprenda determinar sozinho quais características são apropriadas e relevantes para identificar os diversos objetos. Com essa metodologia, o carro pode até reconhecer espaços de condução vazios, um pré-requisito importante para a condução segura e autônoma.

A função traffic jam pilot será oferecida em um modelo de produção pela primeira vez no novo A8. Essa é a primeira função de condução autônoma produzida em série, que permitirá ao condutor deixar o veículo assumir o controle total do veículo em algumas situações. Com este passo, a próxima década começará com estágios mais elevados de automação em um número crescente de situações de condução.

Fonte: Departamento de Comunicação Audi do Brasil

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