Após rodar mais de 700 quilômetros em quatro dias de prova, largando da Basílica de Aparecida em São Paulo, passando pelas cidades Mineiras de Itajubá, Três Corações, Luminárias e São Tomé das Letras e pela região das trilhas da fé, o Enduro da Independência chegou neste sábado, 9 de setembro, à cidade de Lavras.
Em meio a terra, lama e as naturais dificuldades das trilhas, Fábio Coelho Amaral foi o grande campeão da Categoria Brasil, destinada às motocicletas nacionais, maneira perfeita para comemorar 10 anos do lançamento da valente e robusta Yamaha TT-R 230 e os 35 anos do maior e mais emblemático enduro do Brasil.
A ideia de tornar a Yamaha TT-R 230 a campeã do Independência começou a um bom tempo, fruto da Yamaha Motor do Brasil e a O2BH Yamaha, a nova concessionária da marca em Belo Horizonte, inaugurada em maio deste ano pelo Grupo Orange BH, cuja larga experiência nas competições de Off Road dispensa apresentações.
Para o piloto Fábio Amaral, conquistar a vitória teve um sabor especial, mas o melhor foi poder curtir as trilhas pilotando uma TT-R 230. Apesar da disputa acirrada, o final da competição foi mais que feliz.
“Eu sabia que a prova seria muito difícil em função do roteiro escolhido pela organização. São Tomé, Luminárias e Lavras são regiões conhecidas pelo alto nível técnico de suas trilhas e pela quantidade de pedras. No início usei a estratégia de andar mais tranquilo, poupando o equipamento, já que seria uma prova de muito desgaste, tanto físico quanto do equipamento, em que qualquer vacilo poderia colocar tudo a perder”, declarou Fábio Amaral. E completa: “mas à medida que a prova foi se desenvolvendo, deixei de lado a estratégia e parti para o ataque. A moto me passou muita confiança, a única coisa que precisei fazer nesses quatro dias foi abastecer e lubrificar a corrente. Consegui andar forte e venci três dos quatro dias. Muito bom conquistar essa primeira vitória junto com a O2BH Yamaha”.
Para a Yamaha, a vitória é ainda mais especial: a primeira moto a vencer o Independência foi uma saudosa e igualmente valente Yamaha DT 180, em 1983.
Fonte: Yamaha Motor do Brasil Ltda.