Em grandes cidades, muitas vezes durante a semana, o carro fica na garagem devido aos inúmeros congestionamentos. Isso depende também de um transporte público de qualidade. Nestes casos, os veículos são utilizados pelas famílias durante o fim de semana, para passear, fazer compras, etc.
E um carro parado na garagem traz gastos com manutenção e impostos. Devido a esta tendência, algumas empresas lançaram aplicativos que permite o compartilhamento de um veículo e ganhar um dinheiro extra. O novo produto está sendo chamado AirBnb de carros.
A General Motors começou a oferecer a nova função, ainda em período de testes. O objetivo é localizar e mediar proprietários de veículos ociosos e outros motoristas.
Este novo modelo ainda não chega a preocupar as locadoras de veículo, pois seguem registrando crescimento nos últimos anos. Porém, em um futuro próximo, a viabilidade do negócio pode sofrer alguma alteração, segundo especialistas da área.
As empresas de aluguel de carros em BH são exemplos deste sólido mercado e mantém as expectativas do setor. O estado mineiro está entre os cinco maiores do país no que se refere ao aluguel de carros. Enquanto as locadoras seguirem registrando lucro e mantiverem preços acessíveis, não faltarão procura deste serviço.