Investimentos em tecnologia e sustentabilidade são epicentro da estratégia de crescimento e de liderança em lubrificantes

A Vibra, líder no mercado brasileiro de distribuição de combustíveis e produção de lubrificantes, anuncia uma nova fase de crescimento e inovação para o seu segmento de lubrificantes e, especialmente, para a marca Lubrax. Um marco importante nessa jornada é a recente ampliação de sua fábrica em Duque de Caxias, Rio de Janeiro, que agora se consolida como a maior da América Latina e uma das cinco maiores e mais tecnológicas do mundo. A capacidade de produção da planta foi duplicada para mais de 460 milhões de litros de óleo lubrificante por ano, um passo estratégico para atender à crescente demanda nacional e internacional.

Este salto de capacidade é o alicerce físico para suportar o plano de crescimento 2030 que prevê um aumento de 75% no volume total de lubrificantes comercializados nos próximos cinco anos, mas a ampliação vai além do volume. A nova planta é um showcase de tecnologia e eficiência. Foram implementados sistemas de última geração alinhados aos conceitos da Indústria 4.0, com automação de processos e conectividade total. Uma sala de controle central monitora em tempo real todas as etapas produtivas, desde a recepção da matéria-prima até o expediente do produto final. Esta modernização resultou em ganhos tangíveis de eficiência, redução de custos e, crucialmente, garantia da qualidade premium que é marca registrada de todos os produtos que saem da fábrica, incluindo Lubrax.

A Vibra já tem demonstrado um desempenho notável, com um crescimento de 35% no EBITDA de lubrificantes nos últimos três anos. A abordagem estratégica da companhia é multifacetada, focando em cinco pilares fundamentais: a expansão fabril com inovações tecnológicas, a exploração de novas oportunidades no mercado, o desenvolvimento de produtos de alto valor agregado, a promoção da eficiência e a integração de práticas de sustentabilidade.
A modernização da fábrica é um exemplo claro do compromisso da Vibra com a tecnologia e a eficiência. As tecnologias implantadas na modernização da planta permitem o monitoramento em tempo real de todos os processos, da chegada da matéria-prima à expedição dos produtos. Essa otimização visa aprimorar a qualidade, reduzir custos e aumentar a agilidade na produção.

O investimento em tecnologias limpas, como sistemas de tratamento de efluentes e reaproveitamento de água, reforça o compromisso da Vibra e uma produção mais sustentável alinhada com as melhores práticas ambientais.

Em sintonia com a evolução do mercado, a Vibra também realizou um abrangente processo de rebranding de Lubrax, com o objetivo de modernizar sua identidade visual e simplificar a experiência do consumidor. A iniciativa, que vai além de uma simples mudança estética, busca aproximar a marca do público, reforçando seus atributos de tecnologia e inovação.

A nova identidade visual manteve as cores verde e amarelo, mas com uma tipografia moderna e maior contraste. A maior mudança, no entanto, veio na arquitetura do portfólio. As linhas anteriores (Essencial, Tecno, Valora e Supera) deram lugar a uma nomenclatura mais clara e direta, facilitando a escolha do consumidor: Lubrax Top Auto, que se diferencia pela base do produto Mineral, Semissintético, Sintético e Sintético Premium, como na tabela abaixo:

Quadro Resumo

Base do Produto / Portfólio anterior / Portfólio pós rebranding
Mineral  / ESSENCIAL / TOP AUTO MINERAL
Semissintético / TECNO TOP / AUTO SEMISSINTÉTICO
Sintético / VALORA TOP / AUTO SINTÉTICO
Sintético Premium / SUPERA TOP / AUTO SINTÉTICO PREMIUM

Essa mudança torna a escolha do produto mais intuitiva e fácil para o consumidor, sem comprometer as especificações técnicas e as exigências das montadoras. As novas embalagens, que começaram a chegar às prateleiras em julho deste ano, são um elemento-chave dessa nova comunicação. O novo design das embalagens padroniza a identidade visual e incorpora recursos interativos, como um QR Code que direciona o consumidor para o site da marca, oferecendo acesso rápido a informações técnicas e à plataforma de relacionamento Bora Lubrax.
A nova rotulagem também destaca selos e certificações que atestam a qualidade superior dos produtos. O selo X-PRO é um grande diferencial competitivo, presente em 14 produtos, que garante um desempenho superior à média do mercado. Ele oferece até 70% mais proteção, 40% mais limpeza e uma economia de combustível que varia de 2% a 5%, além de estender o período de troca em até duas vezes. A inclusão de selos que indicam aprovação e recomendação de montadoras, como a certificação VW 508.88 e PSA B71 2312, reforça a confiabilidade e o desempenho dos produtos Lubrax.

A estratégia de crescimento da Vibra também se baseia em sua capacidade de inovar e adaptar seus produtos para o futuro. A empresa investe em pesquisa e desenvolvimento de novas formulações, – incluindo lubrificantes para veículos híbridos, como a linha API SQ – em que a empresa foi pioneira no mercado brasileiro e um selo para indicar os produtos que são compatíveis com correia banhada a óleo, facilitando o entendimento do cliente.

Com a ampliação da fábrica e o reposicionamento da marca Lubrax, a Vibra está preparada para impulsionar sua participação de mercado no Brasil e na América Latina. A ampliação deixou evidente que a ambição da Vibra é multidimensional. No mercado doméstico, a estratégia é acelerar o crescimento por meio de cross-sell dentro do vasto ecossistema da companhia, que inclui 8 mil postos de combustíveis (1,7 mil deles já com a franquia Lubrax+) e mais de 10 mil clientes B2B.
No exterior, a empresa já está bem consolidada no Paraguai e no Uruguai (além de Argentina e Bolívia, e tem produção licenciada no Chile e na Colômbia), mas tem planos de crescimento ambiciosos em outras regiões Latam, buscando parcerias estratégicas e novas oportunidades.

Fonte: InPress Porter Novelli – Agência de Comunicação da Vibra

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