Audi Q8 3.0 Perf. Black Tiptronic Quattro mhev 2025

Por Marcus Lauria (texto e fotos)

Desde que o Audi Q8 começou a ser importado para o Brasil, o modelo sempre foi posicionado como um SUV coupé de luxo de alto valor agregado, com público restrito mas fiel. Ele estreou no mercado nacional em versões com motorização V6, elevado padrão de acabamento, inovações tecnológicas e alto custo de importação, o que se refletia no preço. Com o passar dos anos houve ajustes de equipamento, visual e versões que buscavam tornar o Q8 mais competitivo — embora sempre dentro de sua faixa premium. Em 2024-2025, a Audi atualizou o modelo com visual renovado, faróis mais avançados, lanternas digitais, novas opções de rodas, acabamentos esportivos e versões performance, consolidando sua oferta como produto de elite no segmento de SUVs grandes de luxo.

CONFIRA O VÍDEO: https://youtu.be/pIlAceDwr8k?si=td7Q3AkWyUzwlSKz

A geração 2025 avaliada na versão Performance Black TFSI Tiptronic Quattro é a mais sofisticada da linha a combustão até aqui. Ela incorpora todo o redesenho externo e interno já anunciado, faróis Full LED Matrix (com opção de laser), lanternas OLED digitais, bancos esportivos em couro Valcona, costuras contrastantes, pacote estético S-line externo, espelhos com acabamento preto brilhante, pinças de freio em vermelho, e uma série de itens de conforto e segurança de alta gama.

Há versões “Performance” menos “black”, com menos elementos de acabamento cinza/preto vivo e alguns opcionais fora de série, mais voltadas para luxo do que para visual mais agressivo. Também existe o novo RS Q8 Performance, com motorização V8 turbo, preço muito mais elevado, destinado a quem busca o máximo em desempenho.

Em termos de design exterior, o Q8 2025 mantém a silhueta característica de SUV coupé: linhas fluídas entre teto e coluna C, proporções robustas e presença visual forte. A grade Singleframe ganhou acabamento preto brilhante com novas lamelas internas; o para-choque dianteiro foi redesenhado com entradas de ar mais proeminentes. Os faróis Full LED HD Matrix têm opção de luz laser (item opcional) com assinatura diurna personalizável (há quatro padrões digitais), e lanternas traseiras digitais OLED também com quatro assinaturas diferentes.

A traseira conta com faixa de LED conectando lanternas e acabamento preto brilhante envolvendo as argolas da marca. Rodas aro 23″ de série na versão Performance Black — conferem impacto visual e presença maior na estrada ou rua.

No interior, o acabamento é de alto nível, com couro Valcona nos bancos esportivos, costuras contrastantes, inserções decorativas metálicas ou em alumínio nas portas e painel, volante multifuncional, cluster digital (Virtual Cockpit), central multimídia MMI com telas Touch, ar-condicionado automático de quatro zonas, som premium (Bang & Olufsen 3D em várias versões).

O porta-malas comporta cerca de 605 litros com os bancos traseiros em uso normal. Com os bancos rebatidos, esse volume pode aumentar bastante (não há dado oficial tão preciso para quando rebatidos nesta versão avaliada, mas lota até ~1.700-1.750 litros em cenários similares). O tanque tem 85 litros. As dimensões são generosas: comprimento cerca de 4.986-4.992 mm, largura ~1.995 mm, altura ~1.705 mm, entre-eixos ~2.995-2.998 mm.

Quanto aos equipamentos de série, a Performance Black inclui tração quattro, suspensão pneumática com amortecimento adaptativo, direção com eixo traseiro dinâmico, controle de cruzeiro adaptativo com assistente de faixa, sensores dianteiros e traseiros, câmeras 360º, sistema de som premium, entre outros. Os opcionais disponíveis incluem faróis tipo Digital Matrix HD com luz laser (custo extra de ~R$ 26.000); head-up display (~R$ 16.000); Night Vision Assist (câmera infravermelha, ~R$ 24.000); retrovisor em carbono (~R$ 8.000); pintura individual via Audi Exclusive (que pode custar até ~R$ 57.000 dependendo da cor).

Em termos de preços e cores, a versão avaliada Performance Black TFSI parte de R$ 774.990 à vista. Outras versões de Q8 a combustão (sem Black ou com menos pacotes) têm preço mais baixo; por exemplo a versão “Performance” sem todos os adornos Black sai por cerca de R$ 676.990. As cores básicas incluem Branco Carrara; há várias opções metálicas/perolizadas como Azul Waitomo, Prata Satélite, Preto Mito, Vermelho Chili; também tonalidades novas como Bege Ouro Sakhir e Azul Ascari; e pintura padrão Audi Exclusive para cores individuais.

Sobre concorrentes, na mesma faixa de preço do Q8 Performance Black (~R$ 770-800 mil) temos modelos como Mercedes-Benz GLE e GLS em versões altas, BMW X7, Range Rover Velar / Range Rover Sport, Porsche Cayenne (versões médias-altas). Por exemplo, o novo RS Q8 Performance foi colocado em pré-venda por R$ 1.295.990 para as primeiras unidades. Também o Audi Q8 e-tron (versão elétrica) figura como alternativa de luxo eletrificada, com preço de ~R$ 699.990 para sua versão Performance Black. Quanto às vendas, os dados públicos são limitados. Segundo registros de emplacamentos, em 2024 foram emplacados 247 unidades do Audi Q8 no Brasil.

No que tange ao motor, câmbio, suspensão, consumo e desempenho, o Q8 Performance Black TFSI usa motor V6 3.0 turbo/aspiração forçada (injeção direta, turbo), acoplado a sistema híbrido-leve com 48 V que atua no start/stop, recuperação de energia e desligamento temporário do motor em desacelerações/entre 55-160 km/h por até cerca de 40 segundos em situações. A potência é de 340 cv, torque de 500 Nm entre ~1.370-4.500 rpm.

A transmissão é automática Tiptronic de oito velocidades, e conta com tração integral quattro. Suspensão pneumática com amortecimento adaptativo, além de eixo traseiro direcional (rodas traseiras que giram em baixa velocidade inversamente para melhorar manobrabilidade, e em altas giram no mesmo sentido para estabilidade).

Desempenho: aceleração de 0-100 km/h em cerca de 5,9 segundos. Velocidade máxima limitada eletronicamente a ~210 km/h. Consumo combinado estimado: na cidade, cerca de 6,7 km/l com álcool; na estrada, ~7,7 km/l (ou próximo disso, dependendo do tipo de combustível e condições).

Ao dirigir na cidade, o peso elevado (mais de 2.300 kg) torna o consumo alto, o porte largo e altura elevam consumo em zonas de tráfego pesado; o sistema híbrido-leve oferece alguma compensação em desligamentos/paradas e recuperação de energia, mas não milagres. Em estrada, quando se mantém velocidade próxima ao de cruzeiro e usando modos mais econômicos ou neutros do sistema de amortecimento/direção, o conforto é alto, estabilidade boa, especialmente com tração quattro; suspensões ar-pneumáticas isolam bem irregularidades, embora em curvas exigindo inclinação razoável em função do centro de gravidade. O câmbio responde de forma suave na maior parte do tempo, mas em modos esportivos percebe-se alguma busca pelo regime ideal de torque, com trocas mais demoradas se o motor estiver frio ou em condução suave.

O Q8 Performance Black entrega o que promete num carro deste porte: presença, luxo, tecnologia e desempenho compatível com o segmento. Não é rápido com comparação direta com modelos super esportivos, mas para um SUV grande é competente. O conforto é um dos destaques, especialmente em longas viagens ou estradas, menos em trânsito pesado ou trechos de cidade muito acidentada, onde o peso e dimensões se fazem sentir. A estabilidade em curvas, a tração e a suspensão adaptativa ajudam bastante, mas o motorista precisa estar consciente de que o consumo será elevado e custos de manutenção (pneus de aro grande, peças importadas) também serão altos.

O Audi Q8 2025 Performance Black representa um dos ápices do luxo, desempenho e tecnologia disponível para SUVs grandes no Brasil. Seu preço elevado o torna inacessível para muitos, mas para quem busca exclusividade, acabamento premium e capacidade de deslocamento combinado entre estrada e cidade com muito conforto, ele cumpre bem seu papel. Se optar por uma versão mais “simples” do Q8 ou considerar alternativas elétricas (como o Q8 e-tron) ou concorrentes de marcas premium, pode-se ganhar em eficiência ou custo total de propriedade.

*FICHA TÉCNICA:

Motorização

Motor 3.0

Câmbio Automático

automática com modo manual de 8 marchas

Combustível Gasolina

Direção elétrica

Performance

Potência (cv) Gasolina: 340 cv

Torque (kgf.m) Gasolina: 51.0

Consumo cidade (km/l) 6.4

Velocidade max. (km/h) 21,0

Consumo estrada (km/l) 7.8

Dimensões

Altura (mm) 1705

Tanque (L) 85

Largura (mm) 1995

Porta-malas (L) 605

Comprimento (mm) 4986

Entre-eixos (mm) 2995

Peso (kg) 2340

Ocupantes 5

Freios e Suspensão

Suspensão dianteira

Suspensão tipo braços triangulares e dianteira com barra estabilizadora, roda tipo independente e molas a ar.

Suspensao traseira

Suspensão tipo braços triangulares e traseira com barra estabilizadora, roda tipo independente e molas a ar.

*Dados do fabricante

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