Mas esse barulho da antena pouco era ouvido, visto que o Aveo G3 é um carro de suspensão macia e alta, feito para ser conduzido com suavidade. Nas ondulações da estrada o carro flutua um pouco, e sofre muito com o efeito dos ventos laterais, que chegam a desviar o sedã da trajetória. Em curvas mais fechadas a carroceria inclina muito, e o limite chega bem cedo, fazendo o carro escapar de frente, mas não é difícil trazê-lo de volta. Em caso de necessidade, os freios estancam com facilidade e o ABS entra muito suave, ajudado por pedais de ótima progressividade. O trabalho da suspensão e freios é ajudado por excepcionais pneus 185/55 R15 Firestone Firehawk GTV assimétricos.
Na cidade, o motor 16V mostra boa elasticidade, reagindo de forma honesta em baixos giros. A suspensão macia aqui mostra vantagem, realizando boa absorção das imperfeições. Sua direção leve é ideal para deslizar pelo trânsito, bem como para manobras. A visibilidade é prejudicada por retrovisores laterais ruins, que nunca ficam na posição ideal. O câmbio tem péssimos engates e lembra o câmbio do Renault Clio nacional, inclusive nas trepidações quando o carro acelera, e acaba por sabotar a macia embreagem de bom curso. E a marcha-a-ré tem vontade própria, só entra quando quer.
Rodamos 600 km no total, e ao abastecer o carro com a caríssima gasolina uruguaia (quase R$ 3,90 por litro), pude verificar uma das melhores características do Aveo G3, que foi seu consumo combinado de 16,5 km/l, sendo que em momento algum eu desliguei o ar-condicionado ou andei de forma suave com o carro. O preço do carro no Uruguai começa em 19,990 USD para o modelo LS e chega a 22,590 USD na versão LT testada.
Mas enfim, respondendo à pergunta do início do texto, pode-se concluir que o Aveo G3 não tem espaço no mercado nacional atualmente. Se tivesse sido lançado há alguns anos atrás, talvez sim, mas hoje não. O Cobalt é mais moderno, mais espaçoso e mais gostoso de dirigir, mesmo na versão 1.4. E em breve o Onix ganhará uma versão sedã, que removerá totalmente qualquer nicho de mercado para o Aveo G3, que no geral, não deixa de ser um bom carro.
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