Citroën Basalt 1.0 T200 Shine (Aut) 2025

Por Marcus Lauria (texto e fotos)

O mercado de SUVs no Brasil acaba de ganhar um novo concorrente de peso. O Citroën Basalt, primeiro SUV Coupé da marca produzido na América do Sul, chega com a missão de conquistar o público que busca um carro moderno, confortável e com bom custo-benefício. Nós testamos a versão topo de linha, a Shine Turbo 200, e neste post vamos contar tudo o que você precisa saber sobre ele.

CONFIRA O VÍDEO: https://youtu.be/lNgrsiZUoQ4

O Basalt se destaca logo de cara pelo visual. Seu perfil Coupé, com a traseira inclinada e teto em formato fastback, dá um ar esportivo ao modelo. A versão Shine traz detalhes que realçam ainda mais o visual, como rodas diamantadas de 16 polegadas, faróis com assinatura em LED e pintura bitom (carroceria clara com teto escuro).

Na traseira, o estilo arrojado não compromete a funcionalidade. O design foi bem resolvido para manter o espaço interno e o porta-malas generoso. O conjunto visual é harmonioso e passa uma impressão de carro mais caro.

Por dentro, o Basalt Shine agrada bastante. O acabamento é simples, mas bem montado e com boas escolhas de materiais, como o revestimento premium dos bancos. A central multimídia de 10,25” tem Android Auto e Apple CarPlay sem fio, e o painel digital de 7” dá um toque moderno à cabine.

A posição de dirigir é elevada, o que agrada quem gosta de “enxergar bem” o trânsito. Os bancos são confortáveis e o espaço interno surpreende: quem vai atrás conta com bom espaço para as pernas e cabeça, mesmo com o teto inclinado.

Outro destaque é o porta-malas de 490 litros, um dos maiores da categoria, ideal para quem precisa de espaço para a família ou viagens.

Sob o capô, o Basalt Shine vem com o motor 1.0 Turbo 200 flex de três cilindros, que entrega até 130 cv e 20,4 kgfm de torque com etanol. O câmbio é automático do tipo CVT, que simula sete marchas. Há ainda três modos de condução: Eco, Normal e Sport.

Na prática, o desempenho agrada. O motor responde bem, principalmente em baixos giros, ideal para o uso urbano. Em rodovias, o carro se mostra estável, com boas retomadas. Tudo isso com baixo consumo: com gasolina, pode passar dos 13 km/l na estrada.

A suspensão também merece elogios. É confortável e absorve bem os buracos, mantendo o padrão de suavidade típico da Citroën.

A versão Shine do Basalt vem bem equipada. Entre os principais itens de série, estão: Ar-condicionado automático digital; Central multimídia de 10,25” com espelhamento sem fio; Painel digital de 7”; Direção elétrica progressiva; Rodas de liga leve diamantadas; Encostos de cabeça traseiros com abas de apoio; Sensores de estacionamento traseiro; Skidplates dianteiro e traseiro; Dois conectores USB para os passageiros de trás; Controle e limitador de velocidade

O Citroën Basalt Shine Turbo 200 chega ao mercado com preço sugerido de R$ 122.100,00. Considerando o visual moderno, o bom nível de equipamentos, o espaço interno e o desempenho eficiente, o modelo oferece um excelente custo-benefício.

Se compararmos com alguns dos principais concorrentes, como o Volkswagen Nivus Highline (R$ 132 mil), o Fiat Fastback Audace (R$ 115 mil) ou o Renault Kardian Premier (R$ 120 mil), o Basalt se destaca pelo preço mais acessível, mantendo qualidade e conforto.

Além disso, a Citroën oferece 3 anos de garantia, revisões com preço fixo e uma cesta de peças mais barata do que a média da categoria.

O Citroën Basalt Shine Turbo 200 chega com força para competir no segmento de SUVs compactos. Seu grande trunfo é oferecer um visual moderno, bom espaço interno e excelente nível de conforto por um preço abaixo dos principais rivais. Se você procura um SUV diferente do comum, com estilo, bom desempenho e preço competitivo, o Basalt Shine merece entrar na sua lista de opções.

*FICHA TÉCNICA:

Mecânica

Motorização 1.0

Combustível             Álcool            Gasolina

Potência (cv)            130     125

Torque (kgf.m)         20,4    20,4

Velocidade Máxima (km/h) 191

Consumo cidade (km/l)      8,3      11,9

Consumo estrada (km/l)    9,6      13,7

Câmbio          CVT com modo manual

Tração           dianteira

Direção          elétrica

Suspensão dianteira          Suspensão tipo McPherson e dianteira com barra estabilizadora, roda tipo independente e molas helicoidal.

Suspensão traseira            Suspensão tipo eixo de torção, roda tipo semi-independente e molas helicoidal.

Dimensões

Altura (mm)   1.585

Comprimento (mm)             4.343

Peso (Kg)      1.191

Tanque (L)    47

Entre-eixos (mm)     2.645

Porta-Malas (L)        490

Ocupantes    5

*Dados do fabricante

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