A direção nesta versão ficou mais pesada, tudo em prol da esportividade, enquanto que a suspensão, chegou ao melhor acerto de todas as versões do novo Palio, deixando o carro à vontade nas curvas, ela foi rebaixada em 5 milímetros e segundo a marca, até as bitolas foram alargadas passando para 6 mm na frente e 10 mm atrás. Além de molas e amortecedores mais firmes.
Em conjunto estão os excelentes pneus da Continental de perfil baixo (195/55 R16), que transferem um pouco as imperfeições do piso para o interior, incomodando o motorista e passageiro, principalmente em trajetos feitos na cidade, onde os buracos são mais frequentes. Já os freios foram redimensionados e oferecem ABS, na geração anterior os freios eram muito sensíveis, no novo Palio ficaram mais firmes e eficientes, transmitindo mais segurança.
Sob o capô está o honesto motor 1.6 16V e.Torq com 115cv (g) e 117cv (e) a 5.500rpm e torques máximos de 16,2kgfm (g) e 16,8kgfm (e), segundo a montadora com esse propulsor ele faz de 0 a 100km/h em menos de 10 segundos. Mas durante o teste faltou fôlego nas acelerações, principalmente abaixo dos 2.000rpm. Outro problema é em relação ao câmbio de cinco velocidades, apesar de bem acertado, ao ser engatado muito rapidamente, sente-se o tranco de segunda para terceira e a marcha à ré costuma arranhar sempre, se passada com rapidez. O motor enche rapidamente se colocarmos o pé lá embaixo e mantermos ele assim durante um tempo, até os 4.500 rpm, conseguimos chegar facilmente aos 100 Km/h. As consequencias deste uso forçado do acelerador fica por conta do consumo, que fica entre 6 e 7 Km/l na cidade, com etanol, sempre com o ar-condicionado ligado, podendo chegar aos 8,5 Km/l com a dosagem certa no acelerador. O Palio Sporting agrada no conjunto geral (direção, suspensão, motor, câmbio e freios), mas para ser um verdadeiro esportivo teria que ter sob o capô um motor 1.8 16V de 132 cv do Punto, ai sim, teríamos muita diversão ao voltante.
Bem equipado, o Palio Sporting parte de R$ 41.310 e já vem com ar-condicionado, vidros elétricos, direção hidráulica, airbags frontais e freios ABS, cerca de R$ 2 mil a mais em relação ao Palio Essence. O sistema de som é completo, tem CD, MP3, iPod e tem uma entrada USB.
CONTINUA NAPÁGINA 3
Carro sujo Lauria! 😛
Dos fabricantes nacionais a Fiat é a única que oferece motores mais apimentados em suas versões esportivas, mas nesse pálio deixou a desejar… deviam ter lançado um Palio T-jet, ficaria muuuuuito interessante aquele motorzinho ali.
Bom, nada mais trata-se de um pseudo-esportivo, assim como as outras montadoras nacionais sempre fazem… Pelo menos mexeram de verdade na estrutura do velho Paliozinho 96…