Avaliação – JAC J6 Diamond 7 lugares 2012

Fotos: Marcus Lauria

Quando me foi concedida a oportunidade, em muito pensei qual seria o resultado de uma matéria vinda do veículo em questão. Após alguns dias pensativo, decidi não perder essa chance, porém, percebi  logo de cara uma questão interessante. Alguém ia levar a pior nessa história, e, claro, não seria eu. Mas, tentando lutar contra meu dom aguçado em criticar, vamos ao que interessa!

A princípio, o veredicto já estava definido. Tenho minha opinião formada com relação aos chineses que temos no mercado. Não precisamos ir muito longe para saber que a fragilidade da estrutura e do veículo em geral é um dos pontos mais criticados. Valor baixo significa baixo custo de produção, e não estou me referindo à mão de obra que a China possui, até porque a montagem final é feita em território nacional. Material de baixo custo e linha de montagem barateada deixa no ar muitas questões duvidosas.

E isso pode se confirmar logo de cara ao se acomodar no banco do motorista do modelo avaliado. Peças levemente desalinhadas, a predominância de diversos tipos de plásticos não muito agradáveis ao toque, tecidos de baixa qualidade, e tudo com um acabamento certamente duvidoso. Isso tudo, sabemos que é comum nos carros chineses. Mas o J6 provou que para toda “regra” existe uma exceção.

É impossível que não se encontre algo de positivo no interior do J6. Com um acabamento satisfatório, superfícies agradáveis ao toque, botões do painel e painel de instrumentos de fácil acesso e compreensão, além da excelente posição para o condutor, tudo ao nível da concorrência. O espaço interno é notavelmente interessante. Mesmo tendo uma estatura um pouco acima do normal, tive espaço suficiente para as grandes pernas entre o banco do motorista e o painel, e o melhor, sem encostar no teto! Logo atrás, o espaço ainda foi bem favorável para meus 1,97m, podendo me acomodar tranquilamente.

Três pessoas seguem o percurso com muita facilidade no banco traseiro, que impressiona com o fácil acesso e o bom espaço para as pernas. A versão do J6 que foi avaliada (denominada “Diamond”) possuía 7 lugares, o que implica numa dupla extra de bancos localizada no porta-malas. Com esse item extra (opcional), o espaço para bagagem é relativamente menor, mas o fato de todos os bancos poderem ser rebatidos ou removidos ajuda muito.

O espaço extra para os dois ocupantes é bem reduzido, acomodando bem somente pessoas de baixa estatura ou crianças, e o acesso aos dois acentos não é lá tão fácil assim. Retirando a dupla de bancos, pode-se confirmar que os 720 litros do porta-malas são mais que suficientes para carregar a bagagem de todos. O sistema modular dos bancos possibilita acomodar passageiros e grandes bagagens ao mesmo tempo, e ao remover todos, a capacidade de carga aumenta para 2.200 litros.

CONTINUA NA PÁGINA 2

6 comments on “Avaliação – JAC J6 Diamond 7 lugares 2012

  1. Ricardo

    Olá, este modelo tem uma tela touch screen no painel? Lembro que quando lançaram fizeram esta propaganda mas este item não veio aqui pro Brasil…

  2. Gustavo

    Levando em consideração o bom motor de 2.0, os seis anos de garantia e os itens de série, o investimento é bom. Nunca que vi um desses pesos pesados com 7 lugares por esse preço. Tudo bem q eu n compraria, mas isso pq minha familia é pequena… Se fosse grande, sim, comprava fácil.

  3. americo

    Gostei bastante das rodas, lembram a do PASSAT….Heheheh O carro é bem legal TB. Se eu não fosse tão detalhista como vc BIMMER eu não teria problema nenhum em ter um destes na garagem para a minha mulher utiliza-lo como o carro da família…Abração e parabens mais uma vez pelo SITE…TOP 10

  4. JESSE

    COMPREI O J6 DIAMOND 7 LUGARES, OLHA QUE JA TIVE ZAFIRA, O J6 NÃO PERDE NADA E AINDA TEM MAIS ESPAÇO QUE A DA GM QUE SAIU DE LINHA COLOCANDO AQUELA PORCARIA DA SPIN NO LUGAR.J6 VOCE NÃO VAI SE ARRENPENDER, EU GARANTO.

Deixe um comentário