Destaque também para o painel de instrumentos com fundo branco de fácil leitura diurna. Além de serem muito bonitos e seguirem a proposta esportiva do sedã Francês. A posição de dirigir é fácil de achar, com a ajuda dos ajustes manuais do banco em couro que apóiam bem o corpo e as pernas do motorista, além de contar com uma excelente visibilidade frontal e traseira da ampla área envidraçada do sedã. Para facilitar as manobras, o modelo conta com sensores de estacionamento (com informações do carro na tela central) na dianteira e na traseira. Para quem anda atrás, sobra espaço, cabem três pessoas sem aperto (sendo ois adultos e uma criança).
O porta-malas carrega até 526 litros, ótimo para quem tem família grande. No habitáculo na faltam porta-trecos, que podem ser encontrados em quase todas as partes do carro, o modelo tem o porta-luvas refrigerado. Além de rádio com Bluetooth e GPS e controlador de velocidade de cruzeiro.
Sob o capô, está o moderno e eficiente motor 1.6 16V THP, que rende 165 cv de potência a 6 mil rpm e 24,5 kgfm de torque que entram logo as 1.400 rotações. O propulsor trabalha em conjunto com uma transmissão automática sequencial de seis velocidades, com trocas rápidas e sem trancos, fazendo com que o motor ande sempre cheio e com disposição. Mesmo em arrancadas ou retomadas. Com a tecla “S” do cambio acionada (na base da alavanca), o sedã fica mais esperto com uma tocada ainda mais esportiva. O turbo é acionado de forma suave e progressiva, sem surpresas.
O consumo não foi tão alto como esperávamos rodando sempre na cidade, com o ar-condicionado ligado, o modelo fez uma média de 7,5 Km/l. O conjunto rodas e suspensão deixam a desejar na hora e enfrentar buracos e imperfeições do asfalto, além de ser um pouco barulhenta. Porém é rígido o bastante para deixar o carro bem seguro nas curvas e fazer conjunto com a excelente calibragem da direção hidráulica e as rodas de 17 polegadas calçadas com pneus 225/45. Segundo a marca, essa versão faz de 0 a 100 km/h em 8,3 segundos e chega à velocidade máxima de 213 km/h. Os freios a disco nas quatro rodas garantem segurança na hora de parar.
Completo, o 408 Griffe 1.6 THP trás muitos itens de série importantes para a segurança, como seis airbags, freios ABS e controles de tração e estabilidade. A versão Griffe 2.0 automática (com 4 velocidades), custa R$ 75.300 e entrega até 151 cv a 6.000 rpm com etanol, enquanto que a Griffe 1.6 THP, com 165 cv e potencia e cambio automático de seis velocidades sai a R$ 75.990. Opcionalmente está disponível o banco do motorista com regulagens elétricas, que faz o preço aumentar em R$ 2 mil. A marca oferece três anos de garantia. Seus principais concorrentes são Ford Focus, Honda Civic, Kia Cerato, Renault Fluence, Toyota Corolla, Fiat Linea T-Jet e Volkswagen Jetta Highline.
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Gostei das linhas da carroceria, mas não entendo a insistência da Peugeot em manter em linha a versão 2.0 com o câmbio automático de quatro marchas que mata o carro, pois literalmente ele castra todo o desempenho que o motor 2.0 poderia oferecer e com o preço dessa versão 1.6 turbo apenas alguns reais mais caro, a tendência é a versão 2.0 sair de linha.
Muito boa avaliação!!!! Carro top top top!!!!
Gosto do 408! Mas merecia uma versão realmente quente… (V6 3.0)
Este carro é sensacional, comprei um THP e estou hiper-satisfeiro. O único problrminha que vejo nele é que já vem com uns grilinhos de nacença …
Outra coisa: Como faço para incluir no GPS dele a visualização de radares?