Avaliação – Porsche Cayenne S 2011

Ainda na parte interna não falta espaço para os ocupantes na parte traseira, os banco revestidos em couro são bem aconchegantes. Com uma boa distância entreeixos, com 40 mm a mais que o modelo anterior, somando 48 mm de comprimento a mais. O banco traseiro pode ser movido 160 milímetros para frente e para trás, que pode ser utilizado para aumentar a sua capacidade de carga e o ângulo do encosto traseiro pode ser ajustado em três posições diferentes. Seu porta-malas suporta 670 litros e pode chegar a 1.780 litros com os bancos rebaixados. O modelo conta com sensor de estacionamento dianteiro e traseiro e com o auxílio de uma câmera no porta-malas que auxilia bastante nas manobras. Além do GPS que pode ser visto no painel de instrumentos pelo motorista e em uma tela no console central pelos passageiros. O Cayenne avaliado pelo CarPoint News estava equipado com um sistema de de iluminação com faróis de xenônio que acompanha o movimento do carro nas curvas (PDLS – Porsche Dynamic Light System) e o LCA (Lane Change Assistant), assistente de mudança de faixa, que monitora as faixas da estrada em ambos os lados do veículo em uma distância de até 70 metros e inclui os pontos cegos para o motorista, onde uma luz de advertência com LEDs se acende no espelho retrovisor externo correspondente, avisando que o outro veículo está a uma distância de 55 metros ou menos.

Agora vamos ao que interessa, como é dirigir esse esportivo “vestido” de SUV. Empurrado por um potente motor V8 de 4.8 litros, o propulsor desenvolve 400 cv de potência, ante os 385 cv do modelo anterior, sempre na faixa dos 6.500 rpm e com torque máximo: 500 Nm a 3.500 rpm. Ao apertar o pé direito no acelerador a potência vem logo ao primeiro toque do pedal, chegando facilmente aos 100 km/h, registrado pela Porsche em 5,9 segundos, em um teste rápido em uma reta atrás do Autódromo de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, o modelo chegou a velocidade de 160 Km//h em pouquíssimo tempo, no local não foi possível passar dessa velocidade, devido ao tráfego de veículos naquela região. Segundo a montadora seu consumo é de 9,5 km/l e sua velocidade máxima é de 258 km/h. O motor trabalha em conjunto com um novo câmbio Tiptronic S de oito marchas, muito bem escalonado, onde quase não se nota trancos nas trocas das marchas que também possui a função Auto Start & Stop e ampla variedade de relações de marcha, gerenciamento térmico no motor, circuito de resfriamento da transmissão, corte variável do motor e construção inteligente de baixo peso.. Equipado com uma suspensão de aço, o Cayenne S gruda nas curvas e deixa o motorista bem à vontade para abusar um pouco da sorte, tudo com a ajuda das enormes rodas de 18 polegadas calçadas com pneus 255/55 R 18. Opcionalmente é oferecido o PASM (suspensão ativa), item que fazia parte do modelo avaliado. Além disso quem adquiri esse item pode receber o PDCC (controle dinâmico de chassis Porsche), que estabiliza o veículo mediante a distribuição dinâmica do balanço. Equipado de série com tração total ativa desenvolvida especialmente para o novo Cayenne 2011 o modelo possui ainda o PTV Plus (distribuidor de torque), que atua diretamente nos freios das rodas traseiras de maneira transversal, de acordo com as necessidades em cada curva. O Cayenne S 2011 parte de R$ 379.000.

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