Avaliação – Renault Duster Dynamique 2.0 4×4 2012

Por dentro, é impossível não compará-lo com os outros modelos da marca, porém com um acabamento bem mais esmerado e de qualidade superior. Mesmo que seja um pouco espartano em algumas áreas das portas e painel. O modelo vendido aqui tem um interior totalmente diferente do produto original da Dacia, vendido na Romênia. A preocupação com o passageiro nesta versão topo de linha é evidente, por dentro é notado às duas tonalidades de cor, sempre em tons escuros. O Duster oferece vários porta-objetos espalhados pelo seu habitáculo, com destaque para um localizado no teto que pode ser utilizado tanto pelos passageiros da frente, quanto do banco de trás.

O espaço interno é um dos vários pontos positivos do Duster, cabem até cinco ocupantes sem aperto, oferecendo muito conforto para quem anda no carro. Além do porta-malas, que tem capacidade para até 475 litros em posição original. Com o banco traseiro rebatido, o espaço é bem maior, e é possível até carregar uma bicicleta.

Bem equipada, a versão Dynamique traz de série rádio integrado ao painel AM/FM e CD-Player, conta com o sistema de áudio “3D Sound by Arkamys” e reproduz músicas nos formatos MP3, WMA e WMV. Além de comando satélite instalado na coluna de direção, que serve para controlar todas as funções do sistema de som sem tirar as mãos do volante. O sistema oferece também tecnologia Bluetooth.

O modelo avaliado conta ainda com ar-condicionado com controle manual e direção-hidráulica auxiliada pela regulagem de altura do volante. Para causa boa impressão, volante e a manopla de câmbio são revestidos em couro e o banco traseiro pode ser rebatido (1/3 e 2/3). O carro traz ainda computador de bordo e acionamento elétrico dos retrovisores externos. No que diz respeito a segurança, o Duster vem com freios ABS e airbags dianteiros. O modelo topo de linha se diferencia do restante da linha pelas roda de liga leve na cor preta, máscaras negras nos faróis de neblina, pára-choques com duas tonalidades e monograma com a inscrição 4WD (4×4). Opcionalmente são oferecidas a pintura metálica e os bancos de couro.

Sob o capô, o Duster Dynamique oferece o robusto motor 2.0 litros 16V Hi-Flex (o mesmo do Mégane), com uma nova central eletrônica, elevação da taxa compressão de 9,8:1 para 11:1.; quinta válvula injetora de combustível para partida a frio e novos cabeçote, válvulas, pistões e tampa de distribuição. O propulsor disponibiliza uma potência de 142 cv (etanol) / 138 cv (gasolina) a 5.500 rpm e torque máximo de 19,7 kgfm (gasolina) / 20,9 kgfm (etanol) a 3.750 rpm. Essa potencia é suficiente para empurrar os 1.353 kg sem problemas, porém é necessário acelerar mais forte para conseguir velocidades mais elevadas, no que acarreta em um consumo mais elevado. Em nosso teste o Duster fez uma média de 7,5 Km/l, sempre rodando na cidade e com o ar-condicionado ligado.

O motor trabalha em conjunto com um câmbio manual de 6 marchas e segundo o fabricante, ele faz de 0 a 100km/h em 10,4 s (etanol) / 11,1 s (gasolina) e a velocidade máxima é de 181 km/h (etanol) / 178 km/h (gasolina). Durante o teste o desempenho foi bem equilibrado, dando conta do recado. O Duster Dynamique 2.0 com tração 4×4 e câmbio manual tem o preço de R$ 64.600 e pode chegar a R$ 66.950 com os opcionais (pintura metálica por R$ 850 e bancos em couro por R$ 1,5 mil). São oferecidas sete opções de cores: Prata Etoile, Azul Crepúsculo, Cinza Acier, Vermelho Fogo, Branco Glacier, Preto Nacré e Verde Amazônia.

CONTINUA NA PÁGINA 3

2 comments on “Avaliação – Renault Duster Dynamique 2.0 4×4 2012

  1. Pardo

    Aliás não só o Duster é da Dacia, mas também o Sandero e o Logan, coisa que, pelo que pude comprovar numa revenda Renault, os vendedores fazem questão de esconder…

Deixe um comentário