Avaliação – Toyota Etios Sedã XLS 1.5 16V 2013

Em movimento o carro busca amenizar seus pontos negativos, e faz isso de forma convincente. O motor 1.5 16V de 92/96,5 cv @ 5.600 rpm (gasolina/etanol) de potência e 13,9 kgfm @ 3.100 rpm de torque dá aula de elasticidade e goza de um casamento impecável com o câmbio. Este, por sinal, fica no mesmo nível do MQ200 da VW, tão bom que induz o motorista a trocar marchas com o carro parado no semáforo, apenas por prazer. E para ficar ainda melhor, o escalonamento das marchas beira o ideal, a 120 km/h em 5ª o motor gira a 3.300 rpm.

Interessante é ver que o motor atua bem mesmo sem comando de válvulas variável ou coisas do tipo, mérito da calibração que privilegia o torque em baixa, sem deixar o carro bobo demais em alta. Em momento algum o carro de 980 kg demonstra falta de força, acelerando e retomando com facilidade em qualquer marcha. E se o ímpeto for maior que o espaço adiante, os freios (disco ventilado na frente e tambor atrás) seguram a onda com vigor, com o adicional que o ABS é deliciosamente permissivo e atua trepidando pouco o pedal.

A direção elétrica tem o peso correto em velocidade, irretocável, além de ser suficientemente rápida para a proposta do carro. Sua suspensão foi calibrada à perfeição para o asfalto brasileiro, absorvendo imperfeições com louvor e entregando pouca rolagem de carroceria nas curvas. E como esse carro é bom de curva! A dinâmica exemplar faz os ótimos pneus Pirelli Cinturato P1 185/60 R15 sofrerem bem pouco, com tendência dianteira no limite extremo. Imagino como seria interessante uma versão esportiva, com suspensão mais baixa, motor 1.8 do Corolla e pneus mais largos.

Nas manobras não há dificuldades, graças ao diâmetro de giro de 9,8 m e à direção que se torna levíssima nessas condições. A visibilidade é boa no geral, com ressalva apenas para a traseira, que merecia um sensor de estacionamento de série (o item é vendido como acessório).  Tão bom quanto na estrada, o Etios é agradável na cidade, e gasta pouco, com rendimento de 7,8 km/l em ciclo urbano e 11,2 km/l em ciclo rodoviário, sempre com etanol e medido na bomba, após um total de 1.200 km rodados na semana.

Enfim, eis que você decide assume a relação com o Etios apresenta sua nova cara-metade para o seu círculo pessoal. Enquanto sua mãe fala bem, seu pai fala a verdade. Enquanto seus amigos te elogiam e te parabenizam, seus verdadeiros amigos te fazem enxergar o que seus olhos apaixonados não conseguem ver. E, assim como uma bela garota com maus hábitos ou uma garota desprovida de beleza com uma habilidade ímpar em te cativar, o Etios sedã é igualmente rico em contrastes.

CONTINUA NA PÁGINA 3

Deixe um comentário