Avaliação – Toyota Hilux CD 4×4 SRV Flex 2013

A Toyota Hilux flex chega equipada com um motor quatro cilindros bicombustível, 2.7 16V, derivado do antigo bloco a gasolina aposentado em 2009, que gera 158 cv com gasolina e 163 cv com etanol a 5.000 rpm, e torque máixmo de 25 mkgf, a 3.800 rpm, sendo estas medições feitas com etanol. Esse propulsor é considerado o maior propulsor de quatro cilindros bicombustível em produção no mundo. Pesando 1.700 kg a picape se torna uma sócia do posto de gasolina, rodamos cerca de 200 km com ela e sua média de consumo urbano, com um tanque de 80 litros, sempre com o ar-condicionado ligado foi de no máximo 5,0 Km/l, chegando a fazer 4,2 Km/l na maior parte do teste, abastecida com etanol, sempre respeitando os limites de velocidade máxima das vias e em perímetro urbano.

O motor flex deixa a desejar em cercas situações e demora a embalar, situação comprovada em subidas mais íngremes ou em ultrapassagens feitas em retas com asfalto liso, muito diferente da versão a diesel, que sempre anda com o motor cheio e disposto para tudo. Outro fator que contribui para o alto consumo é o câmbio automático de apenas quatro marchas, deixando a picape “presa”, mesmo pisando fundo com o pé direito. Além de ter a tração 4×4, que deixa a picape ainda mais pesada, nessa versão mais completa, a SRV.

A tração 4×4, inclusive, foi levemente avaliada em trechos de terra, com pouca lama, mas com muitas pedras e buracos. Na breve avaliação, a picape se mostrou valente para enfrentar trechos mais acidentados. Nesse ponto, a Hilux cumpre sua função sem desapontar. A robustez do modelo japonês é “pau para toda obra”.

A suspensão balança como em toda picape grande, no caso da Hilux, a suspensão traseira com feixe de molas e barra estabilizadora deixa o modelo mais estável em algumas situações, principalmente em pisos irregulares e com a caçamba vazia. Esse tipo de suspensão usada na Hilux Flex se compara aos usados em caminhões, feitos para suportar muitas cargas pesadas na caçamba. De acordo com informações da ficha técnica, a picape transporta até 775 kg.

A picape Hilux Flex está à disposição nas versões SR cabine dupla 4×2 e SRV cabine dupla 4×4, ambas com câmbio automático de quatro marchas. A Hilux Flex não possui entrada de ar no capô, diferente da versão a diesel. Os modelos SR e SRV tem rodas de liga leve de 16”.A picape parte de R$ 88.730 e pode chegar a R$ 103.420 com todos os opcionais.
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