BMW desvenda dez mitos sobre os carros elétricos

5) “Carros elétricos não são melhores para o meio ambiente do que os veículos com motor à combustão” – São muito melhores, especialmente em países com alto índice de fontes renováveis na geração de energia, como é o caso do Brasil. Mas, mesmo que a eletricidade produzida convencionalmente seja levada em consideração para o cálculo e o ônus da produção seja incluído, os carros elétricos ainda estarão à frente. O lema da BMW é que cada veículo elétrico do grupo deve ter um impacto menor em relação a um carro à combustão semelhante. Isso é garantido com uma abordagem holística, incluindo todos os fatores relevantes tais como cadeia de suprimentos, produção, vida útil e reciclagem.  

6) “Carros elétricos são mais caros que veículos com motor à combustão” – O custo do carro elétrico para o cliente já é menor, se considerados todos os custos envolvidos na mobilidade, como manutenção, custo da energia, impostos e seguros. Quanto mais utilizado, mais rápido haverá retorno do investimento. No caso do BMW i3, por exemplo, contra outros SUVs do segmento premium, com apenas 6 mil quilômetros rodados, ou seja, em menos de 1 ano, o custo acumulado já é menor.  O Brasil possui excelentes condições para o proprietário do carro elétrico. IPVA reduzido ou zerado em diversos estados, custo de energia competitivo e infraestrutura de recarga totalmente gratuita, além de isenção de rodízio na maior cidade do país. 

7) “Carros elétricos dão choque” – Cada vez que uma nova tecnologia é desenvolvida, as pessoas a enxergam com ceticismo. “Posso confiar nisso?” As baterias dos veículos BMWi são testadas para inundações uma a uma antes de equiparem os nossos veículos. No caso de um acidente, por exemplo, o fluxo de corrente da bateria é imediatamente desligado, para que não haja risco de choque elétrico aos ocupantes ou prestadores de serviços de emergência.   

8) “Precisaremos de uma nova Itaipu por causa do carro elétrico” – “Um dos mitos mais persistentes é que as redes de energia atuais não são capazes de fornecer eletricidade a todos os veículos elétricos da frota. Na realidade, a demanda de energia é diferente ao longo do dia, atingindo o pico entre 18h e 20h. Em países como o Brasil, que faz uso abundante da energia renovável, há uma grande oportunidade de balancear a curva de demanda. Com os carros elétricos, a energia pode ser transferida de volta para a rede para atender a demanda do horário de pico. Além de melhor utilizar a geração atual, cria-se uma oportunidade de receita para o proprietário do carro elétrico.”, esclarece Henrique Miranda, Head da BMWi no Brasil.   

9) “Carros elétricos são apenas uma solução paliativa” – Parece inevitável que a era dos carros com motor à combustão termine no futuro, não apenas pela natureza finita dos recursos petrolíferos. No momento, não é possível prever se os carros elétricos e híbridos plug-in vão dominar o mercado. O certo é que a experiência ao volante, os custos cada vez menores e as mudanças fundamentais na mobilidade farão com que os veículos totalmente elétricos desempenhem um papel importante no futuro. O pioneirismo do Brasil em vender carros elétricos no Brasil conquistou novos clientes a BMW. No início, eram os lançadores de tendência e hoje são uma realidade. Há clientes que já rodaram mais de 50 mil km com o BMW i3 no Brasil.

10) “Carros elétricos não são divertidos ao dirigir” – “É divertido dirigir um carro elétrico?” A resposta é um sonoro sim! Não há nada como embarcar em um deslizamento suave e silencioso. Rodas grandes, centro de gravidade baixo, torque imediato e regeneração automática de energia são a fórmula perfeita para muita diversão! 

Fonte: BMW do Brasil

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