Empresas nacionais e estrangeiras estão desenvolvendo o projeto do primeiro carro elétrico 100% brasileiro. De acordo com a Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), investidora desse projeto, o novo modelo terá um diferencial em relação aos demais modelos produzidos: uma bateria feita com sódio.
Para os desenvolvedores, esse tipo de bateria é mais leve do que as feitas com chumbo e também se adéqua melhor ao clima tropical do país. Além disso, também poderá ser utilizada para o armazenamento de energia de fontes renováveis.
A sua primeira fase deve ser finalizada em 2014, após estudos aprofundados sobre o grau de poluição/descarte e sobre a reciclagem posterior de sua bateria.
Um dos facilitadores dessa inciativa é a abundância de matérias-primas. O engenheiro Celso Novais, chefe da Assessoria de Mobilidade Elétrica Sustentável, declarou que a fonte de sódio nada mais é do que o sal de cozinha e que as baterias de lítio e chumbo são muito nocivas á natureza.
Apesar da bateria do veículo ser totalmente produzida por aqui, e com a concepção feita pela Itaipu Binacional, o novo modelo vai ser produzido em parceria com empresas nacionais e estrangeiras.