Segundo a National Highway Traffic Safety Administration (NHTSA), uma investigação foi aberta para analisar as causas do defeito na transmissão do Ford Mustang, que gerou uma série de reclamações de proprietários nos Estados Unidos. Já foram 32 reclamações sobre esse problema. O jornal “Detroit News” informou que um porta-voz da Ford afirmou que a montadora vai cooperar totalmente com o processo. A investigação oficial teve início em 3 de agosto.
Os proprietários dos Mustangs dizem que não conseguem trocar as marchas em uma determinada velocidade, geralmente alta, o que aumenta os riscos de acidentes no trânsito. O Mustang está equipado com uma caixa de transmissão MT82, fabricada na China. A NHTSA divulgou um comunicado para a imprensa que diz o seguinte:
“Alguns relatos de acidentes ocorreram enquanto se dirigia em alta velocidade e outros alegam que estes problemas ocorreram quando viravam à esquerda, impossibilitando a troca de marchas. Algumas reclamações dão conta de que o comportamento errado da transmissão quase causou uma colisão com outros veículos.”