Caminhão Actros Mercedes-Benz é referência em segurança

Caminhão Actros Mercedes-Benz

Assim como os automóveis Mercedes-Benz estão sintonizados com as demandas e tendências de segurança no trânsito sem abrir mão do prazer de viajar, os caminhões da marca também estão cada vez mais recebendo recursos tecnológicos que garantem mais segurança nas cidades e nas estradas. Nesse contexto, o extrapesado Actros se destaca de pelo elevado nível de segurança e conforto. “O Actros é o Classe S dos nossos caminhões”, declara Joerg Radtke, gerente sênior de Marketing de Produto Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil.

De acordo com o executivo, a utilização combinada dos diversos sistemas inteligentes de frenagem e de segurança do Actros propicia muitos benefícios e vantagens. “E não é só em termos de proteção do motorista, da carga, e do caminhão, mas também dos demais veículos e usuários da estrada. O sistema também reduz os custos operacionais, devido a uma maior disponibilidade para o transporte, durabilidade dos sistemas de freios, maior velocidade média operacional e menor consumo de combustível”, destaca Joerg Radtke.

Segundo o executivo, os caminhões Actros são ideais para os grandes frotistas e para as empresas de transporte que valorizam a elevada tecnologia e que reconhecem a importância do conforto e da segurança como aliados no aumento da produtividade no transporte.

O Actros oferece um Pacote Segurança com itens exclusivos, como o Assistente Ativo de Frenagem (Active Brake Assist/ABA), Sistema de Orientação de Faixa de Rolagem (Lane Guidance System) e o Controle de Proximidade (Proximity Control System).  Além de seu amplo pacote de componentes de avançada tecnologia, muitos deles de série.

Um dos principais diferenciais tecnológicos do Actros rodoviário é o Assistente Ativo de Frenagem ABA (Active Brake Assist), que utiliza diversos sistemas do veículo para diminuir os impactos de um eventual acidente. Quando este sistema inteligente detecta uma situação de risco, ele reduz a velocidade do caminhão por meio dos avançados recursos de frenagem. Para tanto, avalia as condições do tráfego à frente, bem como as velocidades dos veículos. Se há risco de colisão, o ABA ativa um alerta visual e sonoro. Posteriormente, faz uma leve intervenção nos freios e, se for necessário, realiza uma freada de emergência.

Funcionando acima de 60 km/h, o ABA atua em conjunto com o Controle de Proximidade e com o freio de serviço. Ele intervém em caso de colisão iminente com obstáculos em movimento e parados na via, reduzindo então o risco de colisão.

Se o motorista aciona o freio, o sistema devolve o controle total ao motorista. Este inovador componente do caminhão pode ajudar a reduzir ao mínimo o risco de colisão em situações críticas ou, pelo menos, aliviar bastante suas consequências.

Tecnologia de ponta garante elevados níveis de segurança

O Actros oferece, ainda, outros recursos tecnológicos que aumentam sua segurança no transporte rodoviário de cargas, como:

·         Sistema de Freios (Brake System Telligent®) com ABS e ASR – Além de ampliar a eficiência de frenagem, o Telligent® assegura maior vida útil dos componentes dos freios e dos pneus, controlando o funcionamento do ABS e do ASR. Permite também a equalização do desgaste das pastilhas de freio na versão com freio a disco e também reduz o desgaste nas lonas do freio à tambor. O sistema antibloqueio de rodas ABS permite a dirigibilidade do caminhão nas frenagens de emergência ou pisos escorregadios, aumentando a segurança. O ASR garante o controle da tração do veículo mesmo em situações de pouca aderência.

·         Bloqueio de Deslocamento para Partida em Rampa (Roll Back Prevention) – Este dispositivo mantém o veículo parado por alguns segundos, sem necessitar do acionamento do freio de estacionamento, até que o motorista arranque com suavidade, evitando que o veículo desça em marcha à ré. Isso traz maior conforto para o condutor e mais segurança para o caminhão.

·         Freio-motor Top Brake – Sistema exclusivo da Mercedes-Benz que proporciona muitas vantagens, como maior potência de frenagem, mais velocidade em declives, alto nível de segurança, menor quantidade de trocas de marchas, menos custo de manutenção, ganho de vida útil dos componentes dos freios e dos pneus, além de economia de combustível. A combinação do Top Brake com o freio-motor convencional oferece uma elevada eficácia de frenagem. Além disso, assegura o aumento da velocidade média operacional, reduz o tempo de viagem e diminui o estresse do motorista, graças à facilidade de operação.

·         Retarder – Sistema hidrodinâmico acoplado à caixa de mudanças que proporciona significativo aumento na potência de frenagem, amplia os níveis de segurança, garante maior eficiência e minimiza o desgaste dos componentes do freio de serviço. A utilização do retarder pode evitar o uso do freio de serviço em cerca de 85% das operações.

·         Mercedes PowerShift – Câmbio totalmente automatizado, sem pedal de embreagem. Realiza os engates de forma rápida e suave, aumentando significativamente o conforto para o motorista, além de otimizar o consumo de combustível. Oferece três funções inteligentes que agregam mais desempenho, economia e conforto. O “EcoRoll” coloca a transmissão do veículo em neutro quando não há demanda de torque. Isso ocorre de forma segura e controlada, sem a intervenção do motorista, auxiliando na redução de consumo de combustível. O modo “Power”, acionado por uma tecla no painel, permite, durante 10 minutos, trocas de marchas em rotações mais altas a fim de facilitar ultrapassagens ou vencer aclives mais íngremes, otimizando o desempenho do veículo. Já a função “Manobra” propicia um controle preciso do veículo na movimentação em pátios e em manobras, contribuindo para maior segurança.

Itens tecnológicos de série nos caminhões rodoviários Actros

·         Motor OM 460 LA de 13 litros com exclusiva tecnologia BlueTec 5 daMercedes-Benz

·         Câmbio totalmente automatizado Mercedes PowerShift, sem pedal de embreagem, com sensor de inclinação e funções EcoRoll, Power e Manobra

·         Bloqueio de Deslocamento para Partida em Rampa (Roll Back Prevention)

·         Freio eletrônico EBS, com EBD, ABS e ASR

·         Exclusivo freio motor Top Brake da Mercedes-Benz

·         Freios a disco ou tambor

·         Piloto automático com limitador de velocidade

·         Farol de Rodagem Diurna (DRL – Day Running Light)

·         Sensores de chuva e de iluminação que ativam automaticamente o limpador de parabrisas e os faróis

Fonte: Imprensa

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