Caminhão elétrico VW e-Delivery supera 30 mil quilômetros em testes

Os testes começaram há cerca de dois anos, após a Cervejaria Ambev anunciar que terá mais de 1/3 da frota parceira composta por pelo menos 1.600 caminhões Volkswagen elétricos até 2023, maior anúncio do tipo no mundo. Desde então, mais de 22 toneladas de CO² deixaram de ser emitidas na atmosfera e, até agora, o e-Delivery deixou de consumir mais de 6.500 litros de diesel. Além disso, o caminhão elétrico é recarregado com 100% de energia elétrica proveniente de fontes limpas, como eólica e solar, 43% de sua energia provém do próprio sistema regenerativo de freios do veículo.

“A pandemia mundial de Covid-19 impôs muitos desafios a toda sociedade, o que promoveu ajustes de rota. E mesmo assim, mantivemos nosso compromisso com a inovação e avanços para a mobilidade sustentável, tema que continua prioritário na VW Caminhões e Ônibus”, afirma Roberto Cortes, presidente e CEO da VW Caminhões e Ônibus.

Com a restrição de funcionamento de bares e restaurantes e, por outro lado, a maior demanda de abastecimento nos supermercados, a rotina do caminhão elétrico e-Delivery também teve que ser modificada em tempos de Covid-19. Por isso, o veículo foi chamado para reforçar as entregas de bebidas da Ambev, dentre elas a água AMA, além de sucos, refrigerantes e outros, nos supermercados da capital paulista.

A rota, que antes compreendia apenas as viagens diárias entre a região central e sul da cidade, agora varia conforme a demanda do dia. O caminhão carregado deixa o Centro de Distribuição da empresa, na Mooca, e visita diferentes regiões da cidade. Nesse período, o e-Delivery também foi convocado para as ações de combate à Covid-19. Por exemplo, para a doação de 1 milhão de litros de álcool em gel feita a hospital públicos. Em São Paulo, o veículo participou da força-tarefa das entregas.

Anderson Campos, motorista do caminhão elétrico, conta que o veículo desperta curiosidade nos novos pontos de entrega. “As pessoas estão vendo o e-Delivery de perto pela primeira vez, então ficam surpresas com o fato de ele ser diferente e não fazer barulho. Os clientes dos bares e restaurantes já estavam acostumados”, conta Anderson, que realiza as entregas seguindo todos os padrões recomendados pelas autoridades de saúde.

“Os resultados têm sido bastante positivos. Além dos resultados para o meio ambiente o veículo também apresenta baixo índice de manutenção e, consequentemente, alta disponibilidade, algo que sem dúvida contou pontos em tempos tão desafiadores e em que a distribuição urbana teve destaque em demanda e importância vital”, comenta Daniel Sgarbi, Diretor de Sustentabilidade e Suprimentos da Ambev.

O objetivo das empresas é somar forças para viabilizar a utilização da propulsão elétrica na distribuição urbana de produtos e criar um benchmarking em sustentabilidade para o mercado logístico global, contemplando a operação do caminhão VW e-Delivery e seu abastecimento por meio de fontes de energia sustentáveis. Prova disso é a instalação de painéis solares em um dos maiores Centros de Distribuição da Ambev, localizado na edificação histórica da Mooca, na zona Leste de São Paulo, local que abrigou a primeira cervejaria da empresa no Brasil.

Diariamente, o veículo sai carregado de bebidas e cruza a cidade em direção à zona Sul da capital paulista, para abastecer a badalada rota de bares e restaurantes de bairros como Itaim e Vila Madalena.

Além disso, a Cervejaria Ambev está inaugurando mais de 30 usinas solares em todo o Brasil, que vão produzir eletricidade o suficiente para abastecer 100% dos 94 centros de distribuição da companhia pelo país. Assim, 100% dos caminhões elétricos que prestarem serviço para a Cervejaria Ambev serão alimentados por energia renovável quando a frota estiver completa.

Fonte: Volkswagen Caminhões e Ônibus

Deixe um comentário