Viajar de moto… Apenas você e a sua moto, explorando as estradas desse país! Mas para que a jornada seja memorável por bons motivos, é indispensável atentar para a segurança, principalmente quando se pega a estrada entre Dezembro e Fevereiro, enquanto as rodovias estão ainda mais movimentadas.
( √ ) Revisão
Quando o assunto é viagem via terrestre, a revisão é a dica de ouro. Leve sua moto a um mecânico de confiança e informe que você pretende utilizar na estrada, para que ele possa deixar o veículo nas condições exigidas para as longas distâncias. Não esqueça também de calibrar os pneus.
Para garantir a integridade do seu veículo é importante também estar com os dispositivos de segurança, como rastreador veicular e seguro em dia.
( √ ) Roteiro
Trace a rota que você vai percorrer, de preferência adicionado os pontos de parada para alimentação, combustível e descanso. Levante também as condições do asfalta e a previsão do tempo.
( √ ) Equipamento de Segurança
O capacete é o único apetrecho de segurança obrigatório, mas na estrada é preciso mais do que isso para se proteger, por isso o indicado é investir no equipamento completo: calça, jaqueta, luvas e botas.
( √ ) Bagagem
A bagagem pode ser levada em uma mochila ou num bagageiro próprio para moto, mas de qualquer forma é preciso atentar para que o peso desta seja bem distribuído, uma vez que o excesso pode prejudicar a pilotagem.
Agora que está tudo certo é hora de pegar a estrada, e essa etapa também exige seus cuidados, confira:
- Mantenha o farol de lanterna sempre ligado, isso vai fazer com que você chame mais atenção dos outros motoristas;
- Ultrapasse sempre pela faixa esquerda e apenas nos lugares onde é permitido;
- Só use o acostamento em caso de emergência e mantenha o pisca-alerta ligado enquanto estiver lá;
- No caso de chuva ou neblina forte, o ideal é parar o veículo num lugar seguro e esperar até o tempo melhorar. Se a visibilidade estiver moderada, mantenha uma distância segura do veículo da frente e evite o farol alto. Com a chuva é preciso prestar atenção também nas condições da pista: não incline demais a moto, tome cuidado com as poças e com as faixas da pista.
Viajar com sua motocicleta pode dar um pouco de trabalho para manter a segurança, mas com certeza será inesquecível! Para completar o clima de road trip, ouvir Born to be wild é opcional, mas altamente recomendável.
Crédito da Imagem: What A Ride e Nathalie Martin.