A DAF, uma das marcas líderes no mercado europeu de caminhões e subsidiária da PACCAR Inc., lança no mercado brasileiro uma nova opção de motor para o extrapesado XF105, o PACCAR MX375 de 12,9 litros, com potência de 510 cv. O propulsor soma-se às duas versões disponíveis, de 410 cv e 460 cv, e também é oferecido nas configurações 6×2 e 6×4. As primeiras unidades do caminhão equipadas com a nova motorização já começaram a ser montadas na fábrica da companhia, em Ponta Grossa, no Paraná.
“Este lançamento torna o nosso portfólio de produtos ainda mais completo, atendendo às necessidades de movimentação de cargas dos clientes. O modelo também estreia no mercado brasileiro com índice de nacionalização que o classifica para a linha de crédito do BNDES FINAME, uma opção aos planos de financiamento oferecidos pela DAF, em parceria com os maiores bancos comerciais do Brasil”, afirma Jorge Medina, Diretor de Vendas e Marketing da DAF Brasil.
O PACCAR MX375 12,9 litros trabalha com seis cilindros em linha, que geram uma potência de 510 cv, com torque máximo de 2.500 Nm, entre 1050 e 1410 rpm. O motor foi desenvolvido no Centro Técnico DAF, em Eindhoven, na Holanda, combina tecnologias de última geração e materiais de ponta. Estas características proporcionam mínimo consumo de combustível, alto desempenho e leveza.
Outro diferencial do motor é a utilização do ferro fundido vermicular (CGI), no bloco e no cabeçote, exclusividade da PACCAR, que agrega 200% mais resistência à fadiga térmica e 75% a mais de força do que o ferro tradicional. A utilização do CGI também permite que o motor seja mais silencioso, característica que destaca o XF105 dos seus concorrentes de mercado.
A opção de motorização está disponível para as versões 6×2 e 6×4, cabine Space e, futuramente, na Super Space Cab, com 2,10 metros de altura interna – uma das maiores do mercado.
Fonte: Assessoria de Imprensa da DAF Caminhões Brasil