Por Marcelo Silva
A Honda gentilmente nos convidou a experimentar as suas novidades no mercado brasileiro, por intermédio da concessionária Rio Tokio e em um delicioso percurso pela deslumbrante paisagem da Zona Sul do Rio de Janeiro.
Tratando-se de uma degustação, o prato de entrada foi o Honda Fit 2016, que traz novidades como novos acabamentos e cluster para as versões DX e LX, bem comandos de áudio no volante na versão LX. A versão EX, que experimentamos, ganhou novo cluster Blue Meter idêntico ao visto na EXL, volante em couro com botões do cruise control e acabamento mais primoroso. O motor, 1.5 16V de 116 cv, casa bem com o câmbio CVT, e dá boa aptidão urbana ao carro, que custa R$ 65.900.
Em seguida experimentamos o CR-V, linha 2015, que passa a ser vendido em versão única no mercado brasileiro, a EXL 4WD importada do México. O carro traz visual renovado na dianteira e traseira, bem como conta com novos apliques no painel. A principal novidade é a central multimídia com tela de 7” multi touchscreen, com GPS e câmera de ré, a mesma vista no Civic EXR e no HR-V EXL. O motor 2.0 16V de 155 cv casado ao câmbio automático de 5 velocidades é apenas cumpridor, suficiente para a proposta familiar do SUV de R$ 134.900.
O prodígio Honda HR-V também fazia parte do cardápio, com seu acabamento de qualidade, câmbio CVT bem casado ao motor 1.8 16V de 140 cv e virtudes que o fazem merecer a longa fila de espera que continua sendo formada pelo carro, cujos preços variam entre R$ 71.900 e R$ 90.700. Outro belo prato servido foi o Honda Civic EXR, que retorna com a linha 2016 do Civic e incorpora a nova central multimídia da marca. A versão top do Civic preza pelo bom-gosto nos acabamentos, traz teto solar, seis airbags e controle de estabilidade por R$ 89.400. Com o mesmo powertrain do CR-V, o Civic EXR anda bem e entrega ótimo compromisso entre conforto e esportividade.
Por fim, a belíssima sobremesa, o Honda Civic Si Coupé, que trouxe de volta ao mercado brasileiro a magia do motor VTEC rugindo em acelerações vigorosas, com direito a um shift light que indica quanto do VTEC está em uso e também um indicador que revela quanto dos 206 cv está em uso. Seu câmbio manual de 6 velocidades permite orquestrar os 23,9 kgfm de torque do motor 2.4, e as respostas rápidas da direção evidenciam que aquele é um belo esportivo. Importado do Canadá, o Civic Si sai por R$ 124.000.