A MAN Latin America, fabricante dos veículos comerciais Volkswagen e MAN, apresenta em primeira mão seu plano de internacionalização ao IAA, maior mostra de veículos comerciais do mundo. Responsável pela Volkswagen Caminhões e Ônibus na recém-criada holding Volkswagen Truck & Bus, a empresa leva a robustez sob medida ao mundo, com lançamentos de modelos concebidos especialmente para operações de nicho.
Já em fase inicial de implementação, o plano de internacionalização conta com a conquista de mais de 460 veículos adicionais, vendidos aos principais destinos de exportação da empresa. As unidades desse lote, dentre caminhões e ônibus VW, embarcarão até o fim deste ano para Argentina, Bolívia e Chile.
O transporte de bebidas é destaque no Chile, onde a empresa celebra importante negociação com a venda de 102 veículos à CCU (Compañía Cervecerías Unidas) e seus operadores. Os modelos são Delivery 10.160 e Constellation 17.280 e 24.280. Também no transporte de passageiros há novidades, com a venda de 70 Volksbus 9.160 para operar no transporte urbano e de fretamento chileno.
Para a Argentina serão 140 ônibus urbanos Volksbus 18.280 OT LE. Dotados de suspensão pneumática integral, os modelos atuarão no transporte urbano de Buenos Aires e região. Trata-se de um negócio inédito, que engloba a abertura da primeira concessionária exclusiva de ônibus Volkswagen e tem potencial de vendas de 400 ônibus àquele país.
A Bolívia registra importante marco e deve encerrar 2016 com o maior volume de vendas de sua história, superando 350 unidades. O resultado se deve, em grande parte, à negociação de 150 caminhões VW Worker modelos de 9, 10 e 15 toneladas, que embarcarão para o transporte de bebidas.
O México também tem destaque: apura crescimento acumulado de 20% neste ano em comparação com 2015.
“A recuperação nas exportações brasileiras tem potencial para, pelo menos, chegar a cinco por cento. E dependendo da mudança atual em economias vizinhas, não seria exagero pensarmos em número de até dois dígitos ao ano”, comenta Roberto Cortes, presidente e CEO da MAN Latin America.
Para tanto, a empresa contará com sua extensa rede de revendedores, com 186 concessionários na América Latina e na África e mais 156 no Brasil e também com dois novos acordos para montagem de produtos Volkswagen na Nigéria e no Quênia, ambos utilizando kits de peças enviados da fábrica de Resende, no Brasil.
Fonte: MAN Latin America – Comunicação