Líder de vendas em vários países da Europa, com forte presença na frota do transporte público de grandes centros urbanos, como Paris e Berlim, e referência mundial no desenvolvimento de tecnologias menos poluentes, a Iveco Bus, divisão de ônibus pertencente à CNH Industrial, estreia no mercado brasileiro durante a 10ª FetransRio, uma das principais feiras do setor do transporte público no país. A exposição acontece entre 5 e 7 de novembro no Centro de Convenções RioCentro, no Rio de Janeiro, e a expectativa para essa edição é receber mais de 12 mil visitantes ligados à indústria, serviços e entidades públicas e privadas do setor de transporte de passageiros.
Para marcar a chegada ao país, o estande da marca apresentará suas principais soluções para o mercado de transporte no Brasil, incluindo modelos implementados do chassi 170S28U, nas versões fretamento e urbano. O chassi foi desenvolvido e fabricado no complexo industrial da Iveco em Sete Lagoas (MG) e é uma forte aposta da marca para atender ao segmento de 17 toneladas, um dos que mais crescem no país, devido à renovação das frotas públicas de ônibus das grandes cidades.
“O chassi, que foi apresentado em avant-première na edição anterior da FetransRio, passou por testes severos e todas as validações necessárias com algumas das principais transportadoras do Brasil, o que nos dá a certeza de hoje disponibilizar ao mercado uma solução robusta, econômica e de baixo custo de operação. O chassi 170S28U é um legítimo representante da tradição e da inovação da Iveco Bus”, afirma Humberto Spinetti, responsável pela marca na América Latina.
Representantes da marca farão a entrega simbólica de um ônibus de fretamento à empresa Asa Branca, encarroçado pela Neobus. Para mostrar a versatilidade do produto, estarão expostos mais quatro veículos feitos com o mesmo chassi e encarroçados pelas principais empresas do mercado: Irizar, Marcopolo, Mascarello e Caio.
Projetado no Centro de Desenvolvimento de Produto da Iveco, em Sete Lagoas (MG), o 170S28U terá dois tipos de configuração: urbano e fretamento/intermunicipal. A principal característica desenvolvida no projeto S170 é o seu baixo custo operacional. Além disso, o produto foi cuidadosamente concebido para oferecer aos clientes robustez, confiabilidade, alta disponibilidade e economia de combustível.
Quem visitar o estande da Iveco na FetransRio também poderá conhecer o micro-ônibus CityClass, versão fretamento, que atende a faixa de 7 a 8 toneladas, destaque no programa governamental Caminho da Escola, com mais de 7 mil unidades comercializadas, auxiliando o acesso de crianças a instituições de ensino, sobretudo em áreas rurais.
Tradição centenária e presença global
A criação de uma identidade e estrutura próprias para ônibus confirma a estratégia da empresa de investir no desenvolvimento e fabricação de produtos de excelência no segmento de transporte de passageiros. A Iveco Bus já nasce com mais de um século de experiência, por meio da fusão de fabricantes conceituados no ramo em países como Itália, França e Alemanha.
Atualmente, a divisão tem plantas industriais na Europa, China e América Latina, onde é produzida uma gama completa de modelos. Considerando África e Oriente Médio, conta com mais de 130 concessionárias exclusivas para o atendimento Iveco Bus e 731 pontos de atendimento. Na Europa, a marca é sinônimo de tradição e confiança e a segunda maior fabricante de veículos para transporte público. A cada cinco ônibus vendidos no continente, um é produzido pela Iveco Bus. Entre as principais características dos produtos estão o baixo custo operacional, economia de combustível e segurança para os passageiros.
Os constantes investimentos da marca no desenvolvimento de tecnologias para motores movidos a combustíveis alternativos, como GNV e híbrido, também têm atraído a atenção de países que buscam seguir as legislações vigentes para redução da poluição e ruídos nos grandes centros urbanos. Mais de 5.000 unidades movidas a gás já circulam por países da Europa e Ásia e as negociações não param de crescer.
Confirmando sua força e tradição no mercado global, a Iveco Bus ganhou, recentemente, várias licitações para fornecer ônibus para o transporte público de algumas das maiores cidades do mundo. Em Paris, por exemplo, a fabricante venceu dois lotes de uma concorrência para o fornecimento de 1.000 ônibus híbridos e movidos a GNV até 2017.
Na Alemanha, a Deutsche Bahn Regio Bus, maior empresa de transporte de passageiros do país, também anunciou a compra de 400 ônibus modelos Crossway e Crossway LE (Low Entry) da Iveco. O contrato, anunciado no fim de setembro, prevê ainda a aquisição de mais 310 unidades com entrega prevista para 2018. Na Bélgica, a Iveco deverá ser a marca com maior número de ônibus intermunicipais Low Entry até o fim deste ano. A De Lijn, operadora que transporta cerca de 500 milhões de passageiros por ano no país, adquiriu 160 modelos Crossway LE.
A presença no mercado internacional também é reforçada com a comercialização de chassis. Numa única operação, a Iveco Bus fechou a venda de 300 chassis Eurorider para a CTA, do Egito. Isso representa 15% da frota atual da empresa.
No Brasil, a fabricante iniciou sua ação comercial no segmento de ônibus em outubro de 2012, quando anunciou o lançamento de sua plataforma de desenvolvimento de produtos dedicada a esse mercado.
Com o chassi 170S28, a Iveco Bus, divisão de ônibus da CNH Industrial, oferece ao mercado uma excelente opção para o transporte de passageiros, reunindo atributos como robustez, baixo custo de manutenção e de serviços e alta tecnologia, em nome do conforto do condutor e das pessoas a bordo do ônibus. Projetado e fabricado no Complexo Industrial da Iveco, em Sete Lagoas (MG), para atender as demandas dos empresários do segmento de ônibus do país, o modelo de 17 toneladas chega em duas configurações: urbano e fretamento, prontas para atender demandas de aplicações para transporte urbano e intermunicipal.
“O transporte de passageiros é uma demanda crescente nas cidades brasileiras, de praticamente todos os portes. Por isso, o mercado para ônibus na faixa de 15,1 e 17 toneladas é um dos maiores do segmento de transporte de passageiros, com emplacamentos superiores a 10 mil unidades ao ano. O desenvolvimento de um produto como o 170S28, da Iveco Bus, reflete nosso compromisso de dar ao transportador a certeza de ter em mãos um veículo moderno, confiável e com a durabilidade comprovada para atuar nesse segmento”, afirma Ricardo França, responsável da marca pelo projeto do chassi.
A afirmação de França é reforçada pelos testes realizados durante o desenvolvimento do 170S28. Na primeira etapa, conduzida pelo próprio time da Iveco Bus, foram percorridos mais de 1,2 milhão de quilômetros para validação dos componentes e constatação da disponibilidade do uso em perfeitas condições de ônibus encarroçados com o chassi ao longo do tempo. A segunda etapa teve fim em agosto de 2014 e foi executata por transportadores, que percorreram 600 mil km em condições reais de uso dos veículos.
O lançamento da Iveco Bus pode ser adquirido via Finame, por meio do Banco CNH Industrial.
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