Por Marcus Lauria (texto e fotos)
Chegou o que faltava para deixar a linha Argo completa, e a Fiat sacou logo que a falta de um câmbio automático estava deixando o modelo defasado em relação aos seus concorrentes em versões de entrada ou intermediárias. O Fiat Argo que se consolidou como um dos veículos mais vendidos do Brasil (ficou com a 3ª posição em 2022) e já possui mais de 385 mil unidades comercializadas desde seu lançamento (2017).
Desenvolvido no Polo Automotivo Betim (MG), o Argo também é comercializado em outros 10 países da América Latina além do Brasil. Em cinco anos de mercado, ele ganhou novas versões, cores e tecnologia. Agora com o novo câmbio automático tipo CVT nas versões Trekking e S-Desing o hatch compacto da marca ficou ainda mais atrativo. Com essas novas versões, o Argo passa a oferecer cinco versões para todos os perfis: 1.0 Manual (R$ 78.590), Drive 1.0 Manual (R$ 81.990), Trekking 1.3 Manual (R$ 89.990), Drive 1.3 Automático (R$ 90.990) e Trekking 1.3 Automático (R$ 96.990 Básico e R$ 101.970 completo).
Avaliei a versão aventureira da família, a Trekking que está com um visual atualizado, – que ocorreu em julho de 2022 – e chega com para-choque diferenciado e novos desenhos dos adesivos em preto e com detalhes em laranja mais presentes tanto no capô (com comprimento mais longo) quanto na lateral. Importante mencionar que, apesar das alterações, a versão mantém nos adesivos o seu tradicional logotipo, que é composto por três diferentes formas com significados distintos: transcender, explorar e criar, além das novas rodas de 15”, pneus de uso misto Pirelli Scorpion ATR de medidas 205/60. A nomenclatura Trekking já foi utilizada na picape Fiorino, na perua Weekend e, atualmente, no Mobi.
Além de todos os equipamentos, o Argo possui um portfólio completo de acessórios originais Mopar. São mais de 45 opções de customização, todas testadas e aprovadas pela fábrica, reforçando todos os atributos do veículo.
Por dentro destaque para o volante multifuncional vindo do Pulse. O Argo Trekking tem medidas suficientes para acomodar cinco pessoas e para as pernas/joelhos de quem viaja atrás, são 4,031 m de comprimento e 2,531 m de entre-eixos. O porta-malas tem capacidade de 300 litros, acima da média da concorrência.
Ainda no interior, o acabamento é composto de muito plásticos rígidos/texturizados e a ergonomia revela os comandos à mão, embora a coluna de direção seja apenas ajustável em altura. O quadro de instrumentos possui tela TFT de 3.5”, enquanto o multimídia é de 7” com Android Auto/Apple CarPlay (por fio).
Bem equipado, traz de série retrovisores com função Tilt Down (rebatimento automático do lado direito ao engatar a marcha à ré), controlador de velocidade, câmera de ré, luzes de neblina e sensor de estacionamento traseiro, enquanto a segurança assegurada por airbags frontais, controles de tração/estabilidade, assistente de partida em rampas e monitoramento da pressão dos pneus, entre outros. Como opção a marca reserva o pacote Trekking Top (R$ 2.990), que adiciona ar-condicional digital, bancos e volante revestidos em couro, além de entrada/partida em chave. Pacote esse presente no modelo avaliado.
Sob o capô, o velho conhecido motor Firefly 1.3 com a potência de 107 cv e 134,35 Nm (13,7 kgfm) de torque, quando abastecido com etanol, garantindo fôlego nos baixos/médios giros e uma condução tranquila, como esperado para o modelo. Seu consumo de até 13,9 km/l, sendo é um dos veículos automáticos mais econômicos do segmento. Seja na cidade ou na estrada, o hatch roda grande parte do tempo em torno das 1.500 rpm gerando um nível de ruído baixo.
Mas o destaque dessa versão é mesmo a transmissão CVT, que oferece três modos de condução: automático, manual e sport, que é voltado para quem busca uma condução ágil. Assim, a central eletrônica promove uma série de ajustes para tornar o veículo ainda mais responsivo. O retorno do motor fica mais ágil ao simples toque no acelerador e as marchas são alongadas. Além disso, as trocas são feitas em rotações mais altas, característica típica de uma direção mais esportiva. Quem preferir pode fazer trocas sequenciais pela alavanca seletora e inexistem as borboletas atrás do volante.
O acerto da suspensão é um dos destaques do Argo Trekking, elevada com arquitetura MacPherson no eixo frontal e eixo de torção atrás elas filtram/absorvem muito bem as irregularidades do asfalto, assim como proporcionam um bom controle da carroceria nas curvas. O Fiat Argo Trekking CVT encara facilmente lombadas/valetas ou até uma estrada de terra batida devido aos ângulos de entrada de 21º, de saída (33º), sendo que a altura em relação ao solo é de 18,2 cm. Os freios usam discos ventilados 257×22 mm na dianteira e tambores traseiros de 203 mm e param bem o hatch, mostrando segurança a bordo.
*FICHA TÉCNICA:
Motor
Posição: Transversal
Número de cilindros: 4 em linha
Diâmetro x curso: 70,0 x 86,5 mm
Cilindrada total: 1.332 cm³
Taxa de compressão: 13,2:1
Potência: 98 cv (gasolina) a 6.000 rpm / 107 cv (etanol) a 6.250 rpm
Torque: 13,2 kgfm a 4.250 rpm (gasolina) / 13,7 kgfm a 4.000 rpm (etanol)
Nº de válvulas por cilindro: 2
Injeção: indireta
Combustível: Gasolina/etanol
Transmissão
Câmbio automático, CVT (Continuamente Variável), com 7 marchas simuladas
Relações de transmissão:
Automático: entre 2,48 e 0,40
1ª: 2,27
2ª: 1,74
3ª: 1,34
4ª: 1,07
5ª: 0,85
6ª: 0,68
7ª: 0,54
Ré: entre 2,60 e 0,42
Diferencial: 5,698
Tração: dianteira
Sistema de freios
Dianteiro: Sistema com disco ventilado com pinça flutuante low drag (diâmetro de 257 x 22
mm)
Traseiro: a tambor com sapata autocentrante e regulagem automática de jogo (diâmetro de
203 mm)
Suspensão dianteira
Tipo: McPherson com rodas independentes, braços oscilantes inferiores transversais com
barra estabilizadora
Amortecedores: Hidráulicos, telescópico de duplo efeito (Stop hidráulico)
Elemento elástico: Molas helicoidais
Suspensão traseira
Tipo: Eixo de torção com rodas semi-independentes
Amortecedores: Hidráulicos, telescópico de duplo efeito
Elemento elástico: Molas helicoidais
Direção
Assistência: Elétrica
Diâmetro mínimo de curva: 10,4 m
Rodas
Medidas: “6,0 x 15” – liga leve
Pneus: 205/60 R15 tipo todo terreno (ATR)
Peso do veículo
Em ordem de marcha: 1.170 kg
Capacidade de carga: anterior 795 kg / posterior 789 kg
Carga máxima rebocável: 400 kg
Dimensões externas/capacidades
Comprimento: 4.031 mm
Largura da carroceria: 1.750 mm / 1.980 mm (entre espelhos retrovisores)
Altura do veículo: 1539mm / 1568 mm (c/ barra de teto)
Distância entre eixos: 2.521 mm
Altura mínima do solo: 182 mm
Ângulo de entrada: 21°
Ângulo de saída: 33º
Volume do porta-malas: 300 litros (banco traseiro em posição normal) / 720 litros (banco
traseiro rebatido)
Tanque de combustível: 47 litros
Performance
0 a 100 km/h: 12,8 s (gasolina) / 11,8 s (etanol)
Velocidade máxima: 169km/h (gasolina) / 173 km/h (etanol)
Consumo PBEV
Urbano: 12,7 km/l (gasolina) / 8,9 km/l (etanol)
Estrada: 13,9 km/l (gasolina) / 10,1 km/l (etanol)
*Dados do fabricante