Por Marcus Lauria (texto e fotos)
Desde o lançamento do Fiat Pulse em 2022, a proposta da fabricante era oferecer um SUV compacto com estilo, praticidade urbana e algum tipo de apelo extra para quem quisesse algo além do utilitário básico. Com o tempo, a linha foi crescendo, dividindo-se entre versões mais modestas — de entrada com motor aspirado e versões intermediárias — e uma versão de caráter mais esportivo, a Fiat Pulse Abarth, que visava atender quem buscava desempenho e identidade mais marcantes sem sair da categoria de SUV compacto. A Abarth revigora o Pulse como “lado B” da gama, mais agressivo e orientado a desempenho, mantendo a família do Pulse desde o seu nascimento até os dias atuais.
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A linha mais recente, a 2025/2026 do Pulse Abarth, manteve o conjunto mecânico conhecido — motor 1.3 Turbo flex (T270) combinado a câmbio automático de seis marchas — mas trouxe modificações no estilo e acabamento para reforçar o caráter esportivo, sendo a versão que testei. As versões comuns do Pulse seguem disponíveis, com motor aspirado ou versões híbridas leves nas intermediárias, o que mostra que a gama tenta atender tanto quem busca sensação de “SUV tradicional + versatilidade” quanto quem pretende desempenho puro.
No exterior, o Pulse Abarth 2026 exibe visual remodelado: o para-choque dianteiro foi redesenhado, com linhas mais definidas e agressivas; a grade frontal passou a trazer acabamento escurecido e a inscrição “Abarth” — substituindo ou suplementando o tradicional símbolo do escorpião — e detalhes em vermelho foram mantidos nas entradas de ar laterais e nos contornos da grade, reforçando a identidade esportiva.
As rodas na versão 2026 têm aro de 18 polegadas, com acabamento mais agressivo (preto brilhante, aros vazados e, em algumas versões, detalhes vermelhos), o que melhora a estabilidade. Esse visual tem como objetivo destacar a “pegada esportiva” do modelo, diferenciando-o claramente das versões mais simples.
No interior, o acabamento procura equilibrar esportividade e uso cotidiano: há bancos esportivos com revestimento (geralmente couro ou vinil), costuras vermelhas, identificação “Abarth” bordada e, em algumas versões, o desenho do escorpião em alto-relevo nos bancos — além de ajuste elétrico para o motorista. A 2026 trouxe como item de série o teto solar panorâmico, o que melhora a sensação de amplitude e eleva o nível de acabamento em relação às versões anteriores.
O painel de instrumentos é digital de 7″, a central multimídia tem 10,1″ e traz conectividade moderna, e o conjunto tenta oferecer conforto e funcionalidade. O espaço interno acompanha as dimensões do carro: são cerca de 4,11 metros de comprimento, entre-eixos de 2,532 m e porta-malas com capacidade de aproximadamente 370 litros, o que é adequado para a categoria e uso cotidiano.
Em termos de equipamentos de série na versão Abarth 2026, o Pulse traz controles e segurança compatíveis com o segmento: 4 airbags, assistências como alerta de saída de faixa, frenagem automática de emergência, comutação automática de faróis, controle de tração e estabilidade, freio de estacionamento eletrônico com Auto Hold, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, ar-condicionado digital automático, faróis e lanternas em LED, painel digital, central multimídia com conectividade, carregador por indução, e retrovisores elétricos com rebatimento, entre outros itens.
Quanto a opcionais, na versão Abarth o principal item extra costuma ser as rodas de liga leve 18″, conhecida como “Scorpion”, que têm acabamento diferenciado (diamantado, pneus de perfil mais esportivo). O valor desse opcional gira em torno de R$ 1.900 sobre a versão de base.
Em relação a preços, a linha 2026 do Pulse Abarth parte de R$ 157.990. As cores disponíveis variam conforme configuração, e a versão esportiva costuma vir com detalhes externos em vermelho e teto na cor preta, reforçando o visual mais agressivo.
Entre os concorrentes diretos, podemos citar o Volkswagen Nivus GTS, o Hyundai Creta em versões mais equipadas/turbo e o Honda HR-V em suas versões de entrada — opções citadas por avaliações do segmento como semelhantes em faixa de preço e proposta geral, ainda que a maioria não busque o mesmo enfoque esportivo do Abarth. No caso específico, o Nivus GTS é apontado como principal rival para a linha 2026 do Pulse Abarth.
Em termos de desempenho mecânico, o conjunto do Pulse Abarth se mantém: motor 1.3 Turbo flex (T270), tração dianteira, câmbio automático de seis marchas com conversor de torque. Com etanol, o motor entrega 185 cv; com gasolina, cerca de 180 cv. O torque máximo gira em torno de 27,5 kgfm. A aceleração de 0 a 100 km/h está homologada em cerca de 7,6 segundos e a velocidade máxima próximo de 215 km/h. A suspensão dianteira é independente do tipo McPherson com molas helicoidais; atrás, há eixo de torção com molas helicoidais. Os freios dianteiros são discos ventilados; os traseiros, tambor.
Em termos de consumo, segundo dados oficiais e testes práticos, o Pulse Abarth apresenta valores como 10,0 km/l (gasolina, cidade) e 12,3 km/l (gasolina, estrada); com etanol, algo em torno de 6,8 km/l na cidade e 8,8 km/l na estrada. Em usos reais, especialmente com etanol, o consumo tende a cair: Entre 6,4 a 6,6 km/l e, com gasolina, algo em torno de 8,4 km/l, conforme experiência de usuários.
Ao dirigir, o motor turbo entrega resposta limpa e pronta desde rotações intermediárias, retomadas são satisfatórias e acelerações contundentes para a categoria, o que dá ao Pulse Abarth um perfil mais de hot-hatch alto do que de SUV tradicional. A combinação do câmbio automático de seis marchas com o torque elevado torna as trocas relativamente suaves e adequadas tanto para trânsito urbano quanto para estradas.
A suspensão, com acerto mais rígido na versão Abarth, favorece estabilidade em curvas e estradas mais sinuosas, embora a rigidez adicional possa ser percebida em ruas muito irregulares — algo esperado em versões esportivas. No uso cotidiano, o carro oferece comodidade e um bom equilíbrio entre desempenho e praticidade; em estrada, as retomadas e a dirigibilidade são pontos fortes, embora o consumo e a utilização do tanque possam exigir planejamento em viagens mais longas.
Em conclusão, o Fiat Pulse Abarth se firma como uma opção interessante para quem busca desempenho real em um SUV compacto, com condução mais esportiva, estilo diferenciado e um conjunto mecânico bem resolvido para o segmento. No entanto, como contraponto, o custo de uso (combustível, consumo, manutenção de suspensão mais firme) e a oferta de espaço e refinamento de conforto — comparados a SUVs médios ou concorrentes mais espaçosos — podem fazer com que o Pulse Abarth seja menos equilibrado para quem busca versatilidade máxima ou viagens longas frequentes. Se priorizar diversão ao dirigir e agilidade em estrada e cidade urbanas, ele entrega bastante — mas exige que o comprador aceite o perfil mais “esportivo” do que “SUV familiar”.
*FICHA TÉCNICA:
Motorização
Motor 1.3
Câmbio Automático
automática com modo manual de 6 marchas
Combustível Álcool e Gasolina
Direção elétrica
Tração dianteira
Performance
Potência (cv) Álcool: 185
Gasolina: 180
Tempo 0-100km/h (segundos) Álcool: 7.6
Torque (kgf.m) Álcool: 27.5
Gasolina: 27.5
Consumo cidade (km/l) Álcool: 6.8
Gasolina: 10.0
Velocidade max. (km/h) Álcool: 215
Gasolina: 214
Consumo estrada (km/l) Álcool: 8.8
Gasolina: 12.3
Dimensões
Altura (mm) 1544
Tanque (L) 47
Largura (mm) 1777
Porta-malas (L) 370
Comprimento (mm) 4115
Entre-eixos (mm) 2532
Peso (kg) 1281
Ocupantes 5
Freios e Suspensão
Suspensão dianteira
Suspensão tipo McPherson e dianteira com barra estabilizadora, roda tipo independente e molas helicoidal.
Suspensao traseira
Suspensão tipo eixo de torção, roda tipo semi-independente e molas helicoidal.
*Dados do fabricante







































