Fiat Pulse S-Design 1.3 Automático 2024

Por Arnaldo Bittencourt / Fotos: Marcus Lauria

O Fiat Pulse, lançado em 2021, já se consolidou como um SUV compacto de sucesso no mercado brasileiro, conquistando a atenção de um público que busca um carro com design moderno, bom espaço interno e preço competitivo. Em 2024, a versão S-Design 1.3, derivada da versão Drive 1.3, chega com novidades que reforçam seus atrativos, como um conjunto ainda mais interessante de equipamentos e tecnologias, além de um câmbio automático que garante uma condução suave e prazerosa. Após testar o modelo por uma semana, pretendemos com este artigo apresentar uma análise completa do Fiat Pulse S-Design 1.3 2024, explorando seus pontos fortes e fracos, e comparando-o com outros modelos da categoria para que você tenha uma visão ampla do que este carro oferece.

A versão S-Design 1.3 mantém o visual moderno e atraente que consagrou o Pulse, com linhas robustas e detalhes que remetem ao mundo dos SUVs. A grade frontal com o logo da marca em destaque, os faróis com assinatura em LED e as rodas de liga leve de 16 polegadas conferem um visual esportivo ao carro. A versão S-Design se destaca pelos detalhes em preto brilhante, teto na cor preta, rodas escurecidas e a inscrição “S-Design” nas laterais, conferindo um toque de exclusividade.

No interior, o Pulse oferece um ambiente agradável e bem equipado. O painel de instrumentos é composto por velocímetro e conta-giros analógicos, com escalas bem fáceis de ler, sem invenções ou poluição visual. Entre eles, uma telinha do computador de bordo, em preto e branco, mas completa de informações. O volante multifuncional revestido em couro facilita o acesso aos comandos do sistema de som e do computador de bordo. Os bancos da versão testada, com revestimentos em tecido, possuem uma padronagem bem bonita e oferecem bom conforto e ergonomia. O espaço interno é generoso para quatro adultos, com bom espaço para as pernas e a cabeça. O porta-malas, com capacidade de 370 litros segundo a Fiat (medido por preenchimento de água), na prática oferece 310 litros de espaço utilizável, um volume satisfatório para a categoria.  A forração do teto é preta, dando ao modelo um toque esportivo e requintado. Entretanto, o forro do teto apresenta partes rebaixadas para receber as alças para o passageiro segurar, mas não há nenhuma alça instalada, o que é bastante estranho.

Comparado com outros modelos da categoria, como Citroën C4 Cactus 2024, Renault Duster 2024, Hyundai Creta 2024 e Nissan Kicks 2024, o Pulse 2024 se destaca pelo design mais moderno e agressivo, com um interior que transmite mais requinte em comparação com o C4 Cactus. O Duster, por outro lado, oferece mais espaço interno e robustez, enquanto o Creta e o Kicks se destacam pelo design mais refinado e pelo conjunto de equipamentos mais completo.

O Fiat Pulse S-Design 1.3 é equipado com um motor 1.3 FireFly de quatro cilindros, que entrega 98 cv de potência na gasolina a 6.000 rpm e 107 cv no etanol a 6.250 rpm. Já o torque máximo fica na faixa dos 13,2 kgf.m na gasolina, a 4.250 rpm, e 13,7 kgf.m no etanol, a 4.000 rpm.  O motor, embora não seja muito potente, garante um bom desempenho urbano, com acelerações e retomadas ágeis. Na estrada, o motor se mostra mais limitado, especialmente em ultrapassagens, mas entrega um bom desempenho para viagens tranquilas. O câmbio CVT, que simula sete marchas e é fabricado pela japonesa Aisin, é um dos grandes trunfos do Pulse. Sua calibragem é suave e eficiente, proporcionando uma condução sem trancos e com baixo consumo de combustível.

Comparando com outros motores da categoria, o 1.6 do Duster oferece mais potência, o 1.0 turbo do Creta garante melhor desempenho e o 1.6 do Kicks se mostra mais eficiente em termos de consumo. No entanto, o motor 1.3 do Pulse se destaca pelo bom desempenho urbano e baixo consumo de combustível.

A suspensão do Fiat Pulse é bem ajustada e oferece um bom conforto para os passageiros, absorvendo as irregularidades do asfalto com eficiência. A altura do carro permite encarar obstáculos como valetas e rampas de garagem com tranquilidade. A direção é leve e precisa, proporcionando um bom controle do veículo em diferentes situações.

Comparado com outros modelos, o Pulse se destaca pela suspensão mais macia e confortável, ideal para o uso urbano. O Duster, por outro lado, oferece um acerto mais firme, com um comportamento mais robusto e off-road. O Creta e o Kicks, por sua vez, oferecem um comportamento mais equilibrado, com uma suspensão que absorve bem as irregularidades do asfalto e garante um bom controle em curvas.

O Fiat Pulse S-Design 1.3 é equipado com um conjunto interessante de recursos tecnológicos. A central multimídia com tela touchscreen de 10,1” oferece conectividade com Android Auto e Apple Carplay sem fio, além de GPS integrado e uma excelente definição da câmera de ré (com imagem que enche todo o quadro). A operação é das mais fáceis, evitando tirar os olhos da pista. Nem a versão Audace, R$ 4 mil mais cara, traz uma tela tão grande quanto esta. Além da câmera, há um sensor de ré com alerta sonoro e representação gráfica na telinha do computador de bordo. Só alguém muito distraído ou ruim de roda vai bater ao estacionar.

O Pulse S-Design traz botões físicos redundantes para o som e o ar-condicionado, o que facilita o acesso a essas funções. Porém, para selecionar as saídas de ventilação, é preciso abrir a tela multimídia. Temos porta-trecos por todos os lados e, na prateleira onde está o carregador de celular por indução, há uma saída de ar-condicionado especial, para evitar o superaquecimento do smartphone. No console há ainda tomadas USB dos tipos A e C (quem viaja no banco de trás também tem uma saída, tipo A).

Em termos de segurança, o Pulse S-Design oferece freios ABS, controle de tração e stability control, além de 4 airbags: frontais e laterais.  O carro também oferece sensores de estacionamento, faróis de LED e um espaço para receber luzes de neblina no para-choque. Seria interessante se tivesse 6 airbags, incluindo os de cortina, pois segurança nunca é demais!

Comparando com outros modelos, o Pulse 2024 se destaca pela oferta de recursos tecnológicos interessantes, como a central multimídia com tela touchscreen de 10,1 polegadas e conectividade com smartphones sem fio. O Creta 2024 e o Kicks 2024 oferecem um pacote de segurança mais completo, com airbags laterais e cortina. O Duster 2024 e o C4 Cactus 2024, por outro lado, oferecem menos recursos tecnológicos e de segurança.

Os pneus Goodyear Eagle Touring 195/60 R16 do Pulse S-Design 2024 são mais silenciosos e têm mais aderência no asfalto que os Pirelli Scorpion ATR de uso misto do Argo Trekking. Encontrou-se aí um bom meio termo de carro “bom de buraco” sem ser explicitamente aventureiro ou SUV. A plataforma MLA do Pulse 2024, vale lembrar, é uma evolução da plataforma MP1 do Argo. Segundo a Fiat, o 0 a 100 km/h é feito em 11,4s, com máxima de 177 km/h. Os faróis de LED iluminam bem à noite, mas não há luzes de neblina.

O modelo é capaz de alcançar as seguintes médias de consumo de combustível segundo o Inmetro:

  • Gasolina: 12,5 km/l (cidade), 14,4 km/l (estrada) e 13,3 km/l (combinado).
  • Etanol: 8,9 km/l (cidade), 10,2 km/l (estrada) e 9,5 km/l (combinado).

Ao longo da semana do teste, cumprimos a rotina de levar criança na escola, entre outras pequenas tarefas por trechos curtos. Nesse anda e para do trânsito congestionado da vida real, contudo, o carro ficou próximo dos 10 km/l na gasolina, ficando bem longe dos 12,5 km/l registrados na tabela do Inmetro. Mesmo assim, o modelo agradou um bocado na cidade, justamente por ser um carro com bom pacote de equipamentos e bem calibrado de suspensão.

O Fiat Pulse S-Design 1.3 se posiciona como um carro com bom custo-benefício, oferecendo um conjunto completo de equipamentos e tecnologias por um preço competitivo. O consumo de combustível é relativamente baixo, o que contribui para um custo operacional mais baixo. O valor de revenda do Pulse é considerado bom, o que contribui para a sua atratividade no mercado.

Comparado com outros modelos da categoria, o Pulse se destaca por oferecer um bom equilíbrio entre preço e equipamentos, embora não seja o modelo mais barato do mercado. O C4 Cactus, por exemplo, oferece um preço mais baixo, mas sacrifica em termos de equipamentos e tecnologia. O Duster, Creta e Kicks, por outro lado, oferecem um conjunto mais completo de equipamentos e tecnologia, mas com preços mais altos.

O Fiat Pulse S-Design 1.3 automático 2024 é um SUV compacto que oferece um bom conjunto de atributos para quem busca um carro com design moderno, bom espaço interno, conforto e tecnologia. O câmbio CVT garante uma condução suave e econômica, enquanto o motor 1.3, embora não seja muito potente, atende às necessidades do dia a dia. A suspensão bem ajustada e a direção precisa garantem uma condução agradável em diferentes situações. O Pulse S-Design se destaca pela oferta de recursos tecnológicos e pelo visual moderno e elegante. O modelo é uma boa opção para quem busca um carro com bom custo-benefício, mas quem busca um carro mais potente, com desempenho mais esportivo, ou um pacote de segurança mais completo, com 6 airbags, pode encontrar outras opções mais interessantes no mercado.

*FICHA TÉCNICA:

Mecânica

Motorização 1.3

Combustível Álcool            Gasolina

Potência (cv)            107     98

Torque (kgf.m)          13,7    13,2

Velocidade Máxima (km/h)            174     178

Consumo cidade (km/l)      9          12,5

Consumo estrada (km/l)     10,4    14,7

Câmbio          manual de 5 marchas

Tração           dianteira

Direção          elétrica

Suspensão dianteira          Suspensão tipo McPherson e dianteira com barra estabilizadora, roda tipo independente e molas helicoidal.

Suspensão traseira             Suspensão tipo eixo de torção, roda tipo semi-independente e molas helicoidal.

Dimensões

Altura (mm)   1.580

Largura (mm)            1.774

Comprimento (mm) 4.099

Peso (Kg)      1.140

Tanque (L)     47

Entre-eixos (mm)     2.532

Porta-Malas (L)        370

Ocupantes    5

*Dados do fabricante

 

Deixe um comentário