O Grande Prêmio da Grã-Bretanha da Equipe Renault Sport de Fórmula 1 terminou em meio à frustração de um duplo abandono. Jolyon Palmer e Kevin Magnussen interromperam definitivamente a prova nas 31ª e 50ª voltas, ambos por suspeitas de problemas na caixa de câmbio. As condições variáveis na pista não ofereceram muitas oportunidades para evoluir da 18ª e 16ª fileiras no grid, e os pilotos Jolyon e Kevin ficaram presos no pelotão antes de suas retiradas da prova.
– A corrida começou sob a atuação do carro de segurança, depois das fortes tempestades no grid. Tendo largado em 16º com pneus de chuva, Kevin passou para os intermediários Pirelli na 5ª volta. Em 16º, atrás de seu companheiro de equipe e da Haas de Romain Grosjean, voltou aos boxes para colocar um jogo de lisos médios na 17ª volta. Foi feita uma terceira parada na 40ª volta, antes de abandonar dez voltas mais tarde, em razão da suspeita de um problema na caixa de câmbio. Ele estava em 16º lugar.
– Também com pneus de chuva, Jolyon largou da 18ª posição e recuperou um lugar na liberação da prova. O britânico passou nos boxes na 6ª volta para colocar pneus intermediários e reduzir a diferença entre ele e Grosjean, enquanto a pista secava. Entretanto, sua segunda parada para colocar pneus médios na 16ª volta foi frustrante, pois Jolyon foi liberado com apenas três rodas montadas. O tempo perdido e uma penalidade o colocaram no fundo do pelotão. Seu dia já decepcionante terminou com um abandono na 31ª volta.
Kevin Magnussen – R.S.16-01 n°20 – Grid: 16º – Chegada: abandono
“A pista estava muito escorregadia na primeira parte da corrida e foi difícil manter o equilíbrio em razão dos pontos úmidos. Mesmo assim, era necessário partir para o ataque e tentar se manter na pista. Tentamos fazer nosso melhor, mas infelizmente não fomos suficientemente rápidos neste domingo. Desconfiamos de um problema com a caixa de câmbio no final, e por isso paramos o carro por precaução. Simplesmente não era o nosso dia, mas vamos estudar atentamente o que aconteceu para voltar mais fortes na Hungria”.
Jolyon Palmer – R.S.16-02 n°30 – Grid: 18º – Chegada: abandono
“O resultado deste domingo não foi o que eu desejava para minha corrida em casa. Estava indo tudo bem com os pneus de chuva no início, antes de uma boa parada para passar para os intermediários. Mas algo não ia bem: eu estava na frente do Kevin e ultrapassaria Romain Grosjean. Quando parei para colocar os pneus lisos, recebi sinal verde para sair, mas o pessoal ainda não tinha terminado de montar a parte de trás. Isso me fez perder mais ou menos um minuto, antes de sofrer uma penalidade de dez segundos por ter liberado o carro antes de estar seguro. O que aconteceu é uma pena, mas isso pode acontecer a qualquer um na reta dos boxes. Em razão de uma sensação estranha com a caixa de câmbio, abandonamos definitivamente mais por precaução do que qualquer outra coisa, pois só faltavam duas voltas para terminar. Agora vamos investigar meticulosamente o problema. Estou impaciente para iniciar os testes desta semana e me concentrar na próxima corrida”.
Frédéric Vasseur, Diretor de Competições
“Não foi o melhor Grande Prêmio da nossa história. Foi uma corrida difícil e vamos investigar o que provocou nosso duplo abandono. Kevin e Jolyon estavam pilotando bem até então, mas nosso ritmo deste domingo não foi suficientemente sólido. Os testes da próxima semana vão ajudar a garantir que recuperaremos nossos objetivos na próxima prova”.
Fonte: Sala de Imprensa | Renault do Brasil