Foram divulgados ontem os resultados dos testes de impacto para os modelos Hyundai HB20 e Ford EcoSport, fechando a fase 3 de testes do Latin Ncap, entidade criada para promover melhorias na segurança dos carros vendidos na América Latina.
O SUV da Ford alcançou quatro estrelas de cinco possíveis na proteção para adultos no teste de impacto frontal, com a manutenção da integridade da cabine e baixo risco de lesão aos ocupantes do banco dianteiro. Já na proteção a crianças no banco traseiro, o carro conta com Isofix, padrão de fixação de cadeirinhas que melhora a segurança e facilita o encaixe. Apesar disso, o resultado de três estrelas em cinco é apenas razoável.
Já o hatch da Hyundai desapontou, nem tanto ao obter três estrelas em cinco na proteção de adultos no banco dianteiro, visto que o habitáculo se manteve íntegro e as críticas ficam apenas para o sistema de retenção dos cintos de segurança. A decepção foi por conta do resultado de uma estrela em cinco possíveis na proteção para crianças, mesmo o modelo contando com ganchos de fixação Isofix.
O motivo do resultado lamentável foi a quebra de um dos ganchos de fixação, que fez com que o dummy representando uma criança sofresse forte impacto contra o banco dianteiro do carro, além de uma desaceleração considerável.
Questionada sobre o caso, a Hyundai informou que está discutindo os resultados com sua matriz na Coréia do Sul, e se posicionará sobre o caso assim que possível. Para efeito de comparação, o resultado do HB20 foi superior ao Nissan March (duas estrelas), similar ao do VW Gol (três estrelas com airbag) e inferior ao resultado do Toyota Etios (quatro estrelas).