Roberto Cortes, presidente da MAN Latin America, anunciou grandes vendas nesta quarta-feira (24/9), em coletiva de imprensa na IAA Veículos Comerciais, em Hannover, na Alemanha. A montadora, única empresa a apresentar produtos brasileiros na feira considerada a maior do segmento do mundo, acaba de vencer licitação para fornecimento de 750 chassis Volksbus em Salvador (BA). Com isso, a marca, vice-líder no mercado brasileiro de ônibus, passa a responder por mais de 90% da renovação do transporte público da capital baiana.
Os chassis de ônibus, adquiridos por seis grupos atuantes no transporte de passageiros da cidade, são do modelo Volksbus 17.230 V-Tronic, sucesso em todo o Brasil graças à sua tecnologia com câmbio automatizado. Além de garantir mais conforto às operações, a solução melhora consideravelmente a média de consumo de combustível da frota do cliente, chegando a 2,92 km/litro nessa operação.
“Os clientes soteropolitanos testaram nossos ônibus automatizados por quase um ano até fecharem essa licitação. O atendimento dedicado aos clientes de ônibus de nossa rede de concessionárias e o baixo consumo de combustível foram pontos decisivos para esse importante negócio. Segundo os clientes, a economia pode chegar a R$ 3 milhões por ano”, disse Cortes. Entre as empresas de Salvador que fecharam a licitação com ônibus da marca Volkswagen estão o Grupo Evangelista, a BTU, a Vitral, a União e a Ondina.
Destaque nas soluções da MAN Latin America para o transporte de passageiros, o chassi VW 17.230 V-Tronic é equipado com o motor MAN D08 de quatro cilindros, com dois estágios de sobrealimentação e sistema de injeção Common Rail, que garante torque e potência compatíveis com a operação. Com tecnologia EGR, dispensa o uso do Arla 32 e possibilita melhor aproveitamento do espaço do chassi.
Em caminhões, a empresa lidera o mercado brasileiro há quase 12 anos consecutivos com quase 27% de participação e já sente os bons resultados do programa de renovação de frota do Estado do Rio de Janeiro. A montadora, que já vendeu mais de 300 caminhões da marca Volkswagen através do programa, acaba de vender à empresa WMS World Marine Service o primeiro caminhão MAN TGX “Made in Brazil” pela iniciativa. Enquanto a indústria de extrapesados acima de 350 cavalos registra queda, a montadora comemora crescimento de 13% de participação frente ao mesmo período do ano passado.
“Itens como robustez e credibilidade da marca MAN me chamaram a atenção e a oportunidade de adquirir pelo programa foi ideal para nossa necessidade. A idade média da frota nacional é bastante alta ainda e incentivos como este refletem a preocupação com a melhoria no transporte brasileiro”, fomenta Paulo Bachur, que é sócio-gerente da WMS e também representante do Sindicato das Empresas de Transporte Rodoviário de Cargas e Logística do Rio de Janeiro (Sindicarga). Desde abril de 2012, quando foram lançados, já foram vendidas mais de 2.000 unidades dos modelos TGX “Made in Brazil”.
Fonte: MAN Latin America / Comunicação