Confirmando a fase positiva, depois de atingir 62,4% de crescimento em 2015 e de ter avançado no mercado latino-americano, a Iveco Bus anuncia a venda de 1600 unidades do recém-lançado GranClass 150S21. A negociação é resultado de uma licitação para o programa Caminho da Escola, vencida pela montadora.
Para Humberto Spinetti, diretor de negócios de ônibus da Iveco, essa conquista demonstra que o GranClass chega para se posicionar com destaque no segmento. “Submetemos o ônibus a mais de 234 mil quilômetros de rigorosos testes de qualidade, nos quais foram avaliados cerca de 342 componentes, para comprovar que o produto atende as especificações exigidas pelo Governo Federal”, completa
O modelo de 15 toneladas foi projetado e desenvolvido no Complexo Industrial da Iveco em Sete Lagoas (MG) e possui duas versões: capacidade para 48 alunos ou 42 alunos mais um box para cadeirante, com dispositivo de acessibilidade para portadores de deficiência e pessoas com mobilidade reduzida.
O GranClass oferece ainda equipamentos como elevadores para acesso, uma cadeira de rodas, porta larga com dispositivo anti-esmagamento e saída de emergência, porta-mochila no teto e rede nas costas dos assentos para acomodação do material escolar.
O ônibus ganhou itens importantes durante o desenvolvimento do projeto: dispositivo automático de bloqueio de diferencial, que facilita a transposição de atoleiros, chassi com suspensão elevada e reforçada, pneus de uso misto e redução de balanço dianteiro e traseiro, permitindo o fácil acesso à lugares acidentados.
GranClass 150S21
O chassi da Iveco Bus possui um motor N45, da FPT Industrial, com quatro cilindros em linha. O propulsor de 4,5 litros, com sistema SCR, atende as normas do Proconve-P7 e é capaz de gerar potência máxima de 206 cv, a maior da categoria. O torque, chega a 720 Nm, já disponíveis na faixa de 1.350 a 2.100 rpm.
A transmissão utilizada é Eaton FS 5406A, manual, de seis marchas, com escalonamento compatível com as operações rurais e urbanas. O sistema permite condução suave, sem deixar de lado a economia de combustível. O acionamento da alavanca a cabo privilegia a ergonomia.
Também buscando oferecer mais conforto para o motorista, o GranClass 150S21 conta com direção hidráulica, embreagem com acionamento hidráulico e dispositivo de bloqueio de ignição com marcha engatada. Para o motorista o resultado é uma viagem mais prazerosa e suave. Já o passageiro viaja com segurança e comodidade.
Fonte: PÁGINA 1 COMUNICAÇÃO