A Jaguar divulgou os primeiros detalhes e imagens oficiais da XF Sportbrake, a versão familiar do modelo de sucesso da marca. O modelo alia as qualidade do luxo do sedan com a maior capacidade de bagagem de uma SW. O modelo ficou mais comprido 5 mm do que a versão sedan e 70 kg mais pesada, porém com as mesmas capacidades dinâmicas.
O porta-malas carrega 550 litros (mais 10 litros que o sedan), podendo chegar até 1675 litros de espaço de carga com os bancos traseiros rebatidos. A abertura e fecho da tampa do porta-malas tem funcionamento totalmente elétrico e os bancos podem ser deitados na proporção 60:40 e integram uma abertura para esquis. Os bancos podem ainda ser rebatidos a partir dos puxadores que se encontram instalados junto à abertura da mala, proporcionando um piso de carga contínuo com 1,97 m de comprimento.
A nova XF Sportbrake estreia uma nova suspensão pneumática traseira que auto nivela o veículo durante o transporte de carga. O sistema dinâmico adaptivo monitoriza a suspensão e pode ajustar a regulagem dos amortecedores até 500 vezes por segundo. Na Europa, o modelo poderá receber dois blocos diesel: quatro cilindros 2.2 de 190cv e o seis cilindros de 3 litros nas variantes de 240 e 275cv. Ambos contam com sistema Stop-Start e estão associados a uma caixa automática ZF de oito velocidades.
O modelo pode ser adquirido com a opção de dois packs de design externos: o Aero Pack (de série no S) inclui pára-choque dianteiro, painel inferior traseiro mais profundos e defletor traseiro exclusivo; e o Black Pack que substitui os acabamentos cromados do exterior por acabamentos em preto brilhante, opcional também disponível para as rodas de liga leve. A estreia mundial do Jaguar XF Sporbrake está marcada para março, durante o Salão do Automóvel de Genebra.