Por Marcus Lauria (texto e fotos)
O Jeep Commander realmente é o melhor SUV da marca vendido atualmente no Brasil, sua qualidade de acabamento, mecânica e estrutura se compara com modelos importados vendidos por aqui. Lançado há pouco mais de dois anos, o modelo é o primeiro Jeep totalmente desenvolvido no Brasil. A linha 2025 do “SUVão” ganhou uma nova motorização, novas versões, mais tecnologia e até opção de cinco lugares. E agora passa a oferecer cinco anos de garantia.
ASSISTA O VÍDEO CLIPE: https://youtu.be/DyvdKKwqVdY?si=KAqyRg8j95icC1pj
Recentemente o modelo registrou a marca de 50 mil unidades produzidas no país. Além de ser o carro de sete lugares mais vendido desde o ano de 2022 e também onde o modelo liderou as vendas da categoria de SUVs grandes pelo segundo ano consecutivo em 2023, com 23% da fatia do seu mercado.
O Commander é produzido no Polo Automotivo de Goiana, em Pernambuco, umas das fábricas mais modernas do Grupo Stellantis. As unidades que saem de lá abastecem as revendas de todo o Brasil, e são exportadas para diversos outros países da América Latina onde o modelo também é comercializado.
Para a linha 2025 além da tecnologia ADAS de nível 2, todas as versões receberam como item de série o painel de instrumentos de 10,25” e o som Premium Harmann Kardon. Além das opções de motor turbo flex com tração 4×2 e turbodiesel com tração 4×4, o modelo adiciona ao portfólio duas versões equipadas com o potente motor Hurricane 2.0T com tração 4×4.
E foi com uma dessas versões que passei uma semana testando e vou contar para vocês como foi a minha experiência à bordo deste SUV esportivo, mais especificamente a inédita Blackhawk (topo de linha). Com a mesma motorização é possível adquirir uma versão mais em conta, a Overland com cinco lugares. Equanto a Blackhawk chega com detalhes personalizados e elementos esportivos para se destacar das outras da gama de opções.
Mais recheada a versão topo de linha oferece ainda muita comodidade e conforto para todos, como banco do motorista com memória de posição e Wi-Fi hotpost e Alexa Integrada de série a partir da versão Limited. Além disso, o Commander já possui uma extensa lista de itens de série como:
assentos frontais com ajuste elétrico, porta-malas com acionamento por botão e hands-free, som Premium Harman Kardon com tecnologia Fresh Air, central multimídia de 10,1” com plataforma Adventure Intelligence+ e quadro de instrumentos de 10,25” full digital e HD, entre outros.
O motor Hurricane 2.0T já é bem conhecido no mercado brasileiro, esse propulsor 2 litros de quatro cilindros em linha a gasolina geram 272 CV de potência e 400 Nm de torque, o que no caso do Commander se traduz, por exemplo, numa aceleração 0 a 100 km/h em parcos 7 segundos e uma velocidade máxima de 220km/h. O motor Hurricane é todo feito com alumínio e conta com injeção direta e duplo comando variável de válvulas, além de turbocompressor de dupla voluta de baixa inércia, válvula de alívio eletrônica e recirculação refrigerada dos gases de escapamento.
O propulsor trabalha associado a um sistema de transmissão automática de nove marchas, além de está atrelado ao sistema de Tração 4×4 Jeep Active Drive Low, que apresenta o eixo traseiro e a unidade de transferência de força (PTU) totalmente desconectáveis. Isso permite um alívio na transmissão quando a tração nas quatro rodas não é necessária, gerando economia de combustível – quando a tração 4×4 se faz necessária, ela é acionada instantaneamente. O conjunto é prazeroso de dirigir, tanto no trânsito quanto na estarada. Ultrapassagens são feitas com facilidades e as retomadas se tornam brincadeira de criança. Em subidas mais íngremes o motor não faz feio e torna passei mais seguro e agradável.
O sistema de tração conta, ainda, com um seletor de terrenos pelo qual o condutor tem à disposição os modos: Auto/Standard – detecta automaticamente a necessidade de acionamento da tração 4×4, o que oferece ainda mais segurança em situações de mudança abrupta da condição do piso como por exemplo em casos de chuvas torrenciais; Snow – para utilização em terrenos de baixa aderência, como por exemplo grama molhada. Quando selecionado, esse modo permite; Arranque em 2ª marcha; Modo 4×4 Full Time para minimizar a tendência em sair de traseira e maximizar a tração, dividindo-a igualmente entre os eixos dianteiro e traseiro; Controle do torque eletronicamente; Sand/Mud – apresenta calibração do acelerador otimizada para a performance em areia e lama. Permite; Trocas de marchas em rotações mais altas; Modo 4×4 Full Time para maximizar a tração reduzida e possibilitar maior deslizamento das rodas.
A fim de garantir maior estabilidade e melhor conforto de rodagem, o Commander conta com suspensão independente nas quatro rodas. Sua principal vantagem é o fato de permitir grande controle das forças que atuam nas rodas no sentido longitudinal (acelerações e freadas), vertical (desnivelamentos do piso) e na rolagem da carroceria (curvas), de modo que os passageiros podem desfrutar de uma experiência extremamente confortável, praticamente isenta de vibrações e solavancos. E as versões com o novo motor Hurricane receberam um novo ajuste de suspensão, um pouco mais firme.
O Commander 2025 recebeu atualizações em segurança chegando a acessar o nível 2 de tecnologias de assistência à condução. Esse movimento foi possível graças à adoção do sistema ADA (Assistente ativo de direção), que combina o uso do Lane Centering e do ACC, razão pela qual a dupla de recursos garante acesso ao nível 2 de autonomia (neste grupo, estão os carros dotados de sistemas avançados de assistência à direção – ADAS, que podem assumir a direção, aceleração e frenagem em cenários específicos, além de manter o veículo centralizado nas faixas de rodagem). E todos esses sistemas foram desenvolvidos localmente, no caso dos novos, e totalmente recalibrados, no caso dos já existentes no modelo, considerando todas as características das condições de rodagem das ruas e estradas brasileiras.
O sistema é item de série em todas as versões da linha Commander 2025. Confira todas as tecnologias que integram a lista:
ADA | Assistente ativo de direção: É a combinação do uso do Lane Centering e do ACC. Essa combinação permite que o carro faça curvas de forma autônoma em vias sinalizadas enquanto mantém a velocidade pré-definida.
Lane Centering | Centralizador de faixa: Esse é um avançado recurso que mantém o carro centralizado entre as faixas em uma estrada, monitorando outros veículos em faixas adjacentes através dos sensores do veículo.
ACC | Piloto automático adaptativo com Stop&Go: Escolha uma velocidade e uma distância constante que você deseja manter de outros veículos e deixe a tecnologia do seu Jeep acelerar ou diminuir a velocidade. Em caso de paradas totais até 2s, o sistema volta automaticamente.
AHB | Comutação automática dos faróis: por meio de uma câmera frontal identifica quando outros veículos se aproximando em sua direção, e regula a intensidade do farol de forma automática. Um auxílio muito bem-vindo especialmente para condução na estrada.
DDT | Detector de fadiga do motorista: tecnologia que analisa o comportamento do condutor em viagens longas. Se detectar sinais de fadiga ou queda de atenção, ativa alertas e uma mensagem no painel, sugerindo que o motorista faça uma pausa.
LDW | Aviso de mudança de faixas: uma câmera no para-brisa ajuda a monitorar marcações na pista, e em caso de um desvio, o sistema emite alertas no painel e começa a corrigir a direção gradualmente, a fim de manter o veículo na faixa.
FCW + PEB | Aviso de colisão frontal com frenagem de emergência com detecção de pedestres e ciclistas: sistema que identifica obstáculos na via (por meio de sensores de detecção de pedestres, ciclistas e motociclistas) para evitar acidentes. e fornece alertas no painel e no volante. Caso o condutor não apresente reação, ele aciona os freios automaticamente.
TSR | Reconhecimento de placas de trânsito: sistema capaz de reconhecer placas de trânsito, como as de velocidade permitida, e emite alertas visual e sonoro caso o condutor esteja dirigindo acima do limite.
BSM | Monitoramento de pontos cegos: presença de sensores que ajudam a monitorar pontos cegos, emitindo avisos sonoros e alerta visual no retrovisor sempre que há movimento ou obstáculo lateral.
RCM | Detecção de tráfego cruzado traseiro: sistema de ajuda ao motorista nas manobras em marcha a ré em caso de visibilidade reduzida. Ele controla as áreas de detecção traseiras em ambos os lados do veículo, a fim de identificar objetos que se deslocam para os lados do veículo (a uma velocidade mínima de aproximadamente 5 km/h e máxima de cerca de 30 km/h – por exemplo, como é comum acontecer em estacionamentos).
Estes recursos se somam a uma série de outros sistemas de segurança já conhecidos do Commander, por exemplo os seis airbags, além de um diferencial bem interessante que compõe as versões Overland e Blackhawk: os pneus com tecnologia Seal Inside, uma solução de mobilidade estendida que permite ao pneu continuar rodando sem perda de pressão do ar, prevenindo 85% dos casos de perfurações de até 5mm localizadas na banda de rodagem. Assim, caso necessite trocar o pneu, o condutor pode seguir viagem até o local mais seguro.
No visual, o Commander Blackhawk se diferencia das demais versões especialmente pelo acabamento escurecido em diversos pontos, como logotipos, rodas (de 19”), nova grade dianteira com acabamento exclusivo Dark Chrome e também pela presença de pinças de freio na cor vermelha, que garantem uma dose extra de esportividade ao modelo.
O interior também muda no Commander Blackhawk: há bordado da versão nos bancos e acabamento especial no painel, com tratamento em suede preto e filme escurecido. A versão também dispõe com exclusividade da cor cinza Sting Gray para a carroceria.
E vale lembrar que, o espaço é destaque independentemente da versão. Mesmo em sua configuração de origem, com 7 lugares, e em sua maior lotação, o Commander é capaz de oferecer 233 litros de capacidade, o maior volume de porta-malas com sete ocupantes na categoria. E, como é sabido, esse espaço aumenta de acordo com a combinação escolhida, podendo chegar a 1.760 litros com o rebatimento da segunda e terceira fileiras de bancos.
Confira todas as possibilidades de configuração e o volume disponível no porta-malas em cada uma delas: 7 ocupantes = 233 litros; 6 ocupantes = 448 litros; 5 ocupantes = 661 litros, 4 ocupantes = 736 litros e 2 ocupantes (motorista e passageiro) = 1.760 litros (até o teto)
Outro ponto de destaque no Commander é o acesso à terceira fileira de bancos: basta um leve toque na alavanca para puxar e rebater a segunda fileira, abrindo um espaço amplo para que duas pessoas (sejam adultos ou crianças) alcancem e se acomodem com facilidade na terceira fileira de bancos.
Cabe ressaltar também que segunda fileira permite um deslocamento longitudinal de até 14 centímetros, o que possibilita a escolha entre mais conforto para passageiros da segunda ou terceira fileira (ao liberar mais espaço para as pernas), ou um aumento do espaço do porta-malas. E por falar em conforto há mais um diferencial: tanto a segunda quanto a terceira fileira de bancos do Commander dispõe de assentos reclináveis, garantindo que todos os passageiros possam escolher a posição mais aconchegante. Nos bancos dianteiros, ajuste elétrico, e a partir da versão Overland, os clientes também contarão com memória de posição para o banco do motorista.
Confira alguns destaques da versão:
Performance Pages (novidade linha 2025): Nas versões com o motor Hurricane traz para a tela do painel digital todas as informações de pista, como pressão de admissão, G-Force, percentual de utilização da potência e torque, velocímetro (digital e analógico) e conta-giros.
Banco do motorista com memória (novidade linha 2025): disponível a partir da versão Overland, esse recurso é especialmente útil para facilitar a vida dos diferentes usuários que conduzem o veículo. Isso porque permite que cada um ajuste a posição do banco levando em conta suas preferências pessoais, e o sistema faz a função de memorizá-las, de modo que, posteriormente, basta pressionar um único botão para que o banco restaure de maneira automática a configuração desejada.
Central multimídia de 10,1” com Adventure Intelligence: tela Full HD com navegação embarcada de série e presença da Adventure Intelligence Plus a plataforma de serviços conectados da Jeep, com a adição dos seguintes recursos:
Alexa in-vehicle (atrelada ao plano de Wi-Fi): leva a assistente pessoal da Amazon para dentro do veículo. Para isso, basta estar conectado e sincronizado com uma conta pessoal. Com a novidade do serviço de Wi-Fi e da Alexa gratuito pelo período de um ano.
Send & Go: permite a seleção e envio de endereços, favoritos, histórico de pesquisas, estacionamento, postos de gasolina, concessionária e contatos, antes mesmo de acessar o veículo. Ao ligar o carro, o item selecionado já aparece direto no sistema de navegação, garantindo praticidade, ganho de tempo e mais segurança.
Last Mile Navigation: caso não consiga chegar com o veículo até o destino final, o condutor pode terminar a navegação a pé́, orientado pelo smartphone. Localizador de pontos de interesse na nuvem.
Quadro de instrumentos 10,25” Full Digital e HD: de série em todas as versões, é totalmente digital e permite diversas possibilidades de personalização, inclusive do estilo do menu.
Som Premium Harman Kardon com tecnologia Fresh Air: sistema de som com 9 alto-falantes, subwoofer e 450w, que proporciona definição de áudio e pressão sonora únicas, totalmente caraterísticas da Harman Kardon. A experiência premium fica ainda mais completa com a exclusiva tecnologia Fresh Air, que dispensa a caixa do subwoofer e faz uso do próprio espaço da cabine para entregar sons mais graves e de melhor qualidade.
Porta-malas com acionamento por botão e hands-free: toda a gama conta com abertura e fechamento elétrico do porta-malas, por meio de um simples toque no botão. Para as versões Overland e Blackahwk há sensor de presença, que permite a abertura sem o uso das mãos.
Assentos frontais com ajuste elétrico: esse item de comodidade está disponível para o banco do motorista desde a versão Limited , e se estende ao banco do passageiro nas configurações Overland.
Confira os preços para as versões de sete lugares: Jeep Commander Overland 7 lugares 2.0T Gasolina 4×4 AT9: R$ 308.290,00 e Jeep Commander Blackhawk 7 lugares 2.0T Gasolina 4×4 AT9: R$ 321.290,00. O modelo ainda disponibiliza assistência 24h em todo território nacional.
*FICHA TÉCNICA:
Mecânica
Motorização 2.0
Combustível Gasolina
Potência (cv) 272
Torque (kgf.m) 40,8
Velocidade Máxima (km/h) 220
Tempo 0-100 (s) 7
Consumo cidade (km/l) 8
Consumo estrada (km/l) 10,2
Câmbio automática com modo manual de 9 marchas
Tração 4×4
Direção elétrica
Suspensão dianteira Suspensão tipo McPherson e dianteira com barra estabilizadora, roda tipo independente e molas helicoidal.
Suspensão traseira Suspensão tipo McPherson e traseira com barra estabilizadora, roda tipo independente e molas helicoidal.
Dimensões
Altura (mm) 1.723
Largura (mm) 1.859
Comprimento (mm) 4.769
Peso (Kg) 1.886
Tanque (L) 61
Entre-eixos (mm) 2.794
Porta-Malas (L) 233
Ocupantes 7
*Dados do fabricante