Kia volta a oferecer segurança máxima, dessa vez com o K4

O Programa de Avaliação de Veículos Novos para a América Latina e o Caribe, Latin NCAP, publica hoje o quinto resultado dos testes de colisão do ano 2025 com cinco estrelas para o recém-lançado Kia K4.

O Kia K4 sedan e hatchback, produzido no México, alcançou cinco estrelas. O K4, que oferece seis airbags, Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC) de série e tecnologias ADAS opcionais, obteve uma classificação de 91,87% em Ocupante Adulto, 90,38% em Ocupante Infantil, 77,10% em Proteção de Pedestres e Usuários Vulneráveis das Vias e 84,30% em Assistência à Segurança. O modelo foi avaliado em impacto frontal, impacto lateral, impacto lateral de poste, chicotada cervical, proteção a pedestres, ESC, Frenagem Autônoma de Emergência (AEB) para Usuários Vulneráveis das Vias (VRU), AEB Cidade, AEB Interurbano e Sistema de Assistência à Velocidade (SAS).

O Kia K4 apresentou um bom desempenho geral, com estrutura estável no impacto frontal e proteção completa para a cabeça, pescoço e tórax de adultos nos testes de colisão frontal e lateral. O modelo ofereceu proteção completa para os ocupantes crianças nos testes de colisão. A instalação de sistemas de retenção infantil com cinto de segurança na posição central traseira pode ser melhorada. O modelo apresentou, em geral, proteção para pedestres de boa a adequada, com pequenas áreas de proteção fraca a deficiente na zona do para-brisa e dos pilares A. O AEB apresentou resposta robusta em todos os cenários de teste. O Sistema de Assistência à Velocidade cumpriu os requisitos técnicos e é oferecido de série. Os sistemas de Detecção de Ponto Cego e Suporte de Faixa estão disponíveis como opcionais, mas não foram avaliados pelo Latin NCAP. O modelo foi avaliado por decisão voluntária do fabricante.

O Latin NCAP testa a versão mais básica em equipamentos de segurança passiva dos modelos e recomenda aos consumidores que adquiram versões equipadas com tecnologias ADAS, avaliadas e com bom desempenho, como a Frenagem Autônoma de Emergência.

Alejandro Furas, Secretário Geral do Latin NCAP, disse:
“Parabenizamos a Kia por seu sólido progresso em direção a modelos cinco estrelas, o que demonstra seu compromisso com a máxima segurança. O Latin NCAP espera que a Kia continue nesse caminho e lidere outros fabricantes a seguirem essa mesma linha. A rotulagem de segurança obrigatória pode ser um ponto de inflexão para acelerar a introdução de veículos mais seguros e acessíveis na América Latina e no Caribe. Ao adotar a rotulagem obrigatória, os governos da região colaborarão para fornecer informações independentes e claras aos consumidores, pelo menos para os modelos mais vendidos em cada mercado”.

Stephan Brodziak, Presidente do Conselho de Administração do Latin NCAP, disse:
“A Kia tem mostrado no Latin NCAP uma trajetória com contrastes claros: enquanto no passado obteve resultados muito baixos em modelos de alta venda como o Rio ou o Picanto, nos últimos anos deu passos firmes em direção a veículos mais seguros com bom desempenho em testes, como a melhoria do Sportage, o K3 com cinco estrelas em 2024 e agora o K4, que também alcança cinco estrelas. Este avanço confirma que, quando os fabricantes decidem investir na segurança dos consumidores da América Latina e do Caribe, os resultados positivos chegam. No entanto, para que todos os consumidores possam dispor desta informação para mais modelos e tomar decisões de compra, é indispensável que os governos implementem uma rotulagem de segurança veicular obrigatória e visível. Só assim será possível garantir que as conquistas em matéria de segurança não se limitem a alguns modelos, mas se tornem o padrão mínimo esperado em toda a região”.

NCAP25
O Latin NCAP tem o prazer de apoiar o NCAP25, o Congresso Mundial do Global NCAP, que será realizado em Xangai em outubro deste ano. Após o sucesso do NCAP24 realizado em Munique, o NCAP25 continua com o impulso da colaboração entre as partes interessadas, o diálogo multissetorial e a inovação em segurança veicular. Organizado em colaboração com o C-NCAP e o CATARC, o NCAP25 reunirá representantes dos programas NCAP, representantes de governos, fabricantes, consumidores, líderes da sociedade civil e inovadores tecnológicos de todo o mundo para coordenar as prioridades de segurança veicular.

Fonte: Latin NCAP

Deixe um comentário