A Automobili Lamborghini apresentou o Temerario, ontem (4), em São Paulo (SP), superesportivo da marca equipado com um sistema híbrido com motor V8 biturbo que redefine os próprios conceitos de performance, prazer ao dirigir e conforto. Depois do Revuelto(1), ele é o segundo modelo da linha High Performance Electrified Vehicle (HPEV) da Lamborghini e completa o ciclo de hibridização da marca, iniciado com o lançamento do Urus SE(2).
Estrela da Monterey Car Week 2024, o Temerario chega como a nova referência no segmento de superesportivos, graças ao conjunto de tecnologias e desempenho líder em sua categoria. Seu novo sistema de propulsão híbrido combina um motor V8 biturbo totalmente novo com três motores elétricos, entregando potência combinada de 920 cv. O V8 biturbo foi projetado e desenvolvido em Sant’Agata Bolognese e é o primeiro – e único – motor de produção voltado a um superesportivo capaz de atingir 10.000 rpm.
“O Temerario é um verdadeiro ‘fuoriclasse’: um carro em uma categoria própria, extraordinário e inovador tanto do ponto de vista técnico quanto estilístico”, afirma Stephan Winkelmann, chairman e CEO da Automobili Lamborghini. “Cada novo Lamborghini deve superar seus antecessores em termos de desempenho e, ao mesmo tempo, ser mais sustentável do ponto de vista das emissões. Com o Temerario, concluímos um capítulo essencial da estratégia de eletrificação definida em nosso plano Direzione Cor Tauri: nos tornamos também a primeira marca automotiva de luxo a oferecer uma linha totalmente hibridizada”.
Com o novo superesportivo, a Lamborghini também alcança novos patamares de eficiência aerodinâmica, combinada a detalhes e linhas que representam mais um marco no design da marca. Totalmente novo, o chassi de alumínio utiliza uma liga ultraleve e de altíssima resistência, elevando significativamente a rigidez torsional e contribuindo para uma dinâmica de condução excepcional.
Além disso, o chassi proporciona excelente conforto aos ocupantes e maior espaço interno, ou seja, o Temerario é um superesportivo que expressa todo o seu potencial na pista, ao mesmo tempo em que oferece mais espaço para passageiros e bagagens quando comparado a qualquer outro veículo do segmento.
Powertrain – O Lamborghini Temerario adota uma abordagem totalmente nova, resultado de vários anos de desenvolvimento, ao entregar um powertrain sem precedentes. O primeiro objetivo foi alcançar a maior potência e torque possíveis, oferecendo ao mesmo tempo a resposta compatível à de um clássico motor aspirado de alto giro. O novo motor V8 biturbo de 4.0 litros entrega 200 cv por litro e trabalha em conjunto com um motor elétrico do tipo fluxo axial, resfriado a óleo e totalmente integrado ao próprio alojamento do V8. A propulsão é complementada por dois motores elétricos no eixo dianteiro.
O V8 biturbo entrega sua potência máxima de 800 cv entre 9.000 e 9.750 rpm, e 730 Nm de torque entre 4.000 e 7.000 rpm. O motor elétrico, posicionado em P1 (entre o V8 e a transmissão), garante resposta imediata desde baixas rotações e atua de forma contínua durante as trocas de marcha, funcionando como um “preenchedor de lacunas de torque”, melhorando a resposta transitória e proporcionando a sensação de progressão linear e praticamente ilimitada até 10.000 rpm.
Graças aos dois grandes turbocompressores, a eficiência e o desempenho são ampliados em altas velocidades. Eles ficam posicionados de forma compacta no “V” do motor, em um arranjo do tipo hot V8, para otimizar o empacotamento e o gerenciamento térmico. O V8 biturbo pode atingir até 10.000 rotações por minuto; a pressão máxima de sobrealimentação dos turbos é de 2,5 bar (abs). As turbinas são controladas por uma wastegate elétrica com sensor de velocidade da roda. A Lamborghini desenvolveu caixas de filtro de ar com cartuchos tubulares, tornando-as extremamente compactas para liberar espaço e aumentar ainda mais a eficiência.
O motor utiliza um virabrequim flat-plane, típico de competição, que oferece ignição mais uniforme, melhor eficiência fluidodinâmica e um som característico. As bielas de titânio reduzem as massas rotativas e aumentam a resistência, enquanto o bloco em A357+Cu — liga usada no automobilismo — contribui para menor peso e alta durabilidade.
Os finger followers particularmente robustos e confiáveis, revestidos com DLC (Diamond- Like Carbon), suportam rotações de até 11.000 rpm — um patamar antes reservado apenas a motores de competição. Essa também foi a fonte de inspiração para o conceito de arquitetura do motor. Assim como no automobilismo, a maior parte dos periféricos foi posicionada em um único lado do motor, incluindo as duas bombas d’água do intercooler e do sistema de arrefecimento, além da válvula de controle térmico com atuador eletrônico.
As bombas de água e óleo, posicionadas em linha, trabalham até 7.800 rpm e fazem parte de um sistema de cárter seco com cinco bombas que permite um conjunto motriz mais baixo, reduzindo o centro de gravidade e melhorando a dinâmica. O novo sistema de arrefecimento — com cabeçotes otimizados por impressão 3D — garante temperatura uniforme e alta resistência à detonação, enquanto a injeção direta a 350 bar assegura combustão rápida, eficiente e limpa.
A Lamborghini conseguiu desenvolver um propulsor que combina a linearidade de rotações do lendário V10 aspirado da marca com a potência e o torque abundantes de um moderno motor turbo. Em conjunto com os três motores elétricos, o sistema entrega impressionantes 920 cv (676 kW).
Som do motor – A Lamborghini dedicou um rigoroso trabalho técnico ao desenvolvimento de uma experiência sonora única e inconfundível para o sistema de propulsão do Temerario — garantindo um som emocional e um retorno sensorial inconfundivelmente Lamborghini.
Com o V8 biturbo, a amplitude e a frequência do som aumentam conforme as rotações sobem e, graças ao virabrequim flat-plane, vibrações sutis ressaltam a força do conjunto de acordo com a rotação do motor.
O sistema de escape, que percorre o trajeto dos coletores até as ponteiras, enfatiza acusticamente os processos de combustão do motor. A Lamborghini garante um som claro e puro graças ao roteamento suavizado dos dutos. A altura e a posição das ponteiras no eixo transversal intensificam ainda mais a nitidez do som do motor, adicionando um componente de alta frequência que ressalta sua potência.
Os engenheiros de som da marca italiana também trabalharam para levar essa acústica esportiva para o interior, destacando as frequências desejadas por meio de painéis e componentes leves da carroceria. As sutis vibrações transmitidas ao chassi ampliam a experiência sensorial, complementando a trilha sonora empolgante do motor.
A Lamborghini também desenvolveu uma assinatura sonora específica para cada modo — Città, Strada, Sport e Corsa. No Città, o modelo prioriza o conforto, com um som exclusivo proveniente da unidade de tração elétrica. Nele, o Temerario opera de forma silenciosa e livre de emissões.
No modo Strada, ideal para estradas rurais e rodovias de alta velocidade, os ocupantes desfrutam de uma experiência sonora confortável e homogênea do V8 biturbo, com frequências distribuídas de forma equilibrada — sem estridências ou picos agudos — garantindo um prazer de condução esportivo, porém discreto.
Nos modos Sport e Corsa, a Lamborghini intensifica os harmônicos de segunda e quarta ordem típicos de um V8 de quatro tempos, além das ressonâncias da admissão de ar, criando uma experiência auditiva mais intensa, emocionante e cheia de potência.
Três motores elétricos de apoio – O novo sistema de propulsão incorpora três motores elétricos. Com 110 kW cada, eles desempenham um papel fundamental na estratégia de powertrain. Dois motores elétricos de fluxo axial e arrefecimento a óleo, com potência total máxima de 220 kW e até 2.150 Nm de torque (a potência contínua é de 60 kW), acionam o eixo dianteiro quando necessário para garantir a tração integral. O conjunto elétrico dianteiro pesa apenas 73 kg, e cada motor elétrico, somente 15,5 kg.
Um dos principais desafios foi desenvolver o powertrain da forma mais compacta possível. Para isso, os engenheiros integraram o motor elétrico ao próprio alojamento do V8 biturbo, diretamente, sem uma embreagem intermediária. Essa solução elimina qualquer atraso do turbo, mesmo em acelerações mínimas, entregando 300 Nm de torque instantâneo. Toda a unidade elétrica está posicionada de forma compacta entre o motor a combustão e a transmissão de dupla embreagem. Esse motor elétrico também atua como motor de partida e como gerador trifásico.
Além disso, os dois motores elétricos no eixo dianteiro aumentam o desempenho e permitem transformar o novo Temerario em um superesportivo totalmente elétrico. Dessa forma, a Lamborghini reduz em até 50% as emissões de CO2 em comparação ao Huracán.
Bateria – O Lamborghini Temerario está equipado com um conjunto de baterias de íons de lítio de alta potência (4.500 W/kg), instalado no túnel central — posição que ajuda a manter o centro de gravidade o mais baixo possível e garante uma distribuição de peso ideal. A bateria é protegida por uma camada estrutural inferior e conecta-se aos motores elétricos dianteiros, ao motor elétrico traseiro e à unidade integrada de recarga.
Graças ao eixo elétrico, o Temerario incorpora o sistema Lamborghini Dinamica Veicolo (LDV) 2.0. A vetorização de torque elétrica aumenta a agilidade do carro em curvas estreitas e melhora a estabilidade em curvas de alta velocidade, distribuindo o torque de forma ideal para cada roda. Diferentemente dos sistemas convencionais, a nova vetorização de torque atua nos freios apenas quando necessário, maximizando a eficiência e garantindo um comportamento de condução mais natural, além de um nível ainda maior de desempenho.
Durante as frenagens, o eixo elétrico e o motor elétrico traseiro contribuem para a desaceleração, reduzindo o esforço sobre os freios ao mesmo tempo em que recarregam a bateria.
Transmissão de dupla embreagem – As trocas de marcha do Lamborghini Temerario são feitas por meio de uma transmissão de dupla embreagem de oito marchas (DCT). O câmbio, projetado do zero, é compacto e atende a todas as exigências de um conjunto motriz tão poderoso.
Para economizar espaço e peso, sua configuração não segue o padrão de uma DCT convencional. Um eixo oco adicional é utilizado para compartilhar os mesmos sincronizadores entre diferentes percursos de torque das marchas.
A Lamborghini posicionou a nova transmissão atrás do V8 biturbo. Essa solução libera espaço no túnel central para acomodar a bateria de íons de lítio que alimenta os motores elétricos. Outra vantagem desse arranjo técnico é a otimização da distribuição de peso do Temerario, além de permitir um entre-eixos compacto que favorece a dinâmica de condução e o equilíbrio do veículo.
As reduções sequenciais também ficaram mais intuitivas: ao frear e manter a borboleta esquerda atrás do volante pressionada, o câmbio reduz as marchas em sequência, permitindo que o motorista sinta e ouça cada mudança. A oitava marcha, com relação mais longa, reduz a rotação do motor, ajudando a otimizar o consumo, além de melhorar a dirigibilidade em velocidade de cruzeiro. O câmbio do Temerario também conta com a marcha à ré mecânica.
Design – Corajoso, inesperado e um autêntico Lamborghini: com o Temerario, o Lamborghini Centro Stile criou um novo e inimitável superesportivo, seguindo uma linguagem visual renovada, com identidade própria — essencial e icônica.
À primeira vista, é um superesportivo purista, futurista e absolutamente fascinante, com proporções compactas e ágeis. A nova assinatura luminosa hexagonal, o interior “Feel like a pilot” e linhas precisas destacam o novo powertrain híbrido e sua dinâmica envolvente”.
Com um projeto totalmente novo e um conceito de propulsão inédito, o Temerario mantém uma ligação com seus antecessores icônicos, ao mesmo tempo em que apresenta uma personalidade própria, marcada pelo minimalismo, clareza, precisão e imediatamente reconhecível.
Exterior – Já no primeiro olhar, o Temerario revela o DNA da Lamborghini em sua silhueta típica: linhas claras e puristas, aerodinâmica integrada e o marcante “nariz de tubarão”.
A linguagem de design da Lamborghini evoluiu para criar uma nova assinatura luminosa hexagonal nas luzes de rodagem diurna (DRL), garantindo forte reconhecimento visual mesmo à distância. O conceito do hexágono se repete como tema central em todo o carro: na carroceria, nas entradas de ar laterais, nas lanternas traseiras e no impressionante escapamento.
Os faróis diurnos ainda incorporam um túnel de ar, seguindo a filosofia de integrar iluminação ao conceito aerodinâmico. Além disso, canais de ar posicionados abaixo dos faróis melhoram o desempenho aerodinâmico e o resfriamento do sistema de freios dianteiros de alta performance, aumentando a eficiência.
Os designers do Temerario combinaram elementos da aviação com uma musculatura visceral que se destaca já na dianteira. O design é marcado por superfícies atléticas bem definidas e uma cabine que se afunila em direção às saídas de escape hexagonais. A ponta do capô domina toda a frente em um marcado desenho de “nariz de tubarão” — símbolo de ousadia e velocidade. Os faróis afiados e elegantes são levemente sobrepostos pelo capô, inspirados no universo das motocicletas esportivas. Aletas direcionadoras conectam o spoiler frontal baixo ao capô, enquanto defletores guiam o fluxo de ar ao longo da carroceria.
As entradas de ar posicionadas atrás das portas garantem o fluxo necessário para o desempenho do V8 biturbo e, ao mesmo tempo, reforçam visualmente a downforce do conjunto. Um aerofólio traseiro fixo acentua a largura da traseira. O conjunto posterior incorpora elementos inspirados no automobilismo, como o difusor amplo que avança sob o veículo e as saídas de escape integradas. As lanternas traseiras exibem o novo design hexagonal e permitem a passagem de ar que auxilia no arrefecimento do motor.
O teto também tem função aerodinâmica. Seu perfil levemente deslocado para trás direciona o ar para a asa traseira. Os designers ainda integraram, quase de forma invisível, entradas de ar atrás do habitáculo, acima da musculatura esculpida da carroceria, um componente altamente funcional que garante o suprimento adequado de ar para o motor, o radiador e o turbocompressor.
Interior: “Feel like a pilot” – A filosofia “Feel like a pilot” da Lamborghini ganha uma nova interpretação no Temerario por meio da posição de condução baixa, do painel delgado e leve e da inclinação ideal do volante, permitindo ao motorista sentir-se parte da experiência típica de prazer ao dirigir da marca. A combinação de telas digitais com botões mecânicos e físicos — como o icônico botão de partida ou o volante inspirado nos carros de corrida — cria uma experiência única de interação do piloto.
Novos bancos esportivos, elétricos, aquecidos e ventilados são itens de série, enquanto os opcionais bancos esportivos de casca dupla em fibra de carbono envolvem os ocupantes como uma luva perfeitamente ajustada, integrando ergonomicamente motorista e passageiro ao cockpit e à unidade do console central. Os bancos estão disponíveis em diversas cores e quatro padrões de costura.
O interior reflete o design exterior extraordinário, criando um equilíbrio entre experiências digitais e físicas. A Lamborghini utiliza materiais de altíssima qualidade, como fibra de carbono, couro e o suede Corsatex by Dinamica, combinando-os para entregar uma experiência interna refinada, com uma sensação tátil especial.
Muitos elementos internos também podem ser configurados em fibra de carbono, incluindo partes do console central, saídas de ar, painéis de porta, do painel, volante e coluna de direção. Além dos materiais leves e elegantes, os clientes encontram elementos clássicos da Lamborghini, como o botão de partida Start/Stop inspirado na aviação, a alavanca e-gear e o indicador vermelho no volante que reforça a esportividade extrema do Temerario.
Seguindo a filosofia “Feel like a pilot”, o novo painel faz com que piloto e copiloto se conectem rapidamente ao carro. Claro e intuitivo de operar, ele permite que o motorista alcance todos os comandos a partir de uma posição de condução perfeita. As icônicas saídas de ar hexagonais são integradas com elegância ao cockpit, e o console central oferece espaço para smartphone e carteira.
O volante, desenvolvido especialmente para o modelo, é inspirado no mundo das competições e permite controlar as principais funções de condução. No lado esquerdo, está o seletor vermelho que escolhe os modos de direção. Logo abaixo, ficam os botões da função de elevação da suspensão, o comando “race start” e, entre eles, os interruptores dos indicadores de direção. O motorista também pode acionar o Launch Control com um simples toque, garantindo o máximo controle.
Interação piloto-mãquina – O novo e moderno conceito gráfico se estende por todo o interior. Elementos icônicos aparecem distribuídos pelo carro — no túnel central, nos mosaicos da tela touchscreen e ao redor das saídas de ventilação e das costuras.
Pela primeira vez, o copiloto conta com sua própria tela fina e informativa, por meio da qual pode acessar dados de condução e funções do veículo. Os comandos importantes para dirigir são operados de forma analógica pelo motorista, enquanto as funções de entretenimento e navegação são acionadas por toque no display do console central.
A nova interface homem-máquina (HMI) funciona como o centro de informações do Temerario. Um novo display de 8,4”, instalado no console central, permite deslizar e personalizar temas. Piloto e copiloto podem arrastar aplicativos e informações entre as telas — do visor central para o painel do motorista ou para a tela do passageiro — como em um smartphone. Enquanto o motorista recebe as informações no cluster digital de 12,3”, o passageiro visualiza dados simultaneamente em um display de 9,1” à sua frente. Quando o piloto muda o modo de condução, os gráficos das telas também se transformam para refletir a nova configuração.
Mais espaço e praticidade – O Temerario oferece mais espaço interno do que seu antecessor. O novo conceito de chassi spaceframe aumenta o espaço para a cabeça em 34 mm e o espaço para as pernas em 46 mm, além de ampliar o campo de visão em 4,8°, acomodando ocupantes de até 2 metros de altura — mesmo utilizando capacete. No compartimento sob o capô dianteiro, há espaço para itens como equipamentos esportivos, com 112 litros de capacidade, equivalente a duas malas de mão. Outros objetos de uso diário podem ser acomodados atrás dos bancos.
Personalização e pacote “Alleggerita” – Temerario estreia com duas novas cores exclusivas: Blu Marinus (azul) e Verde Mercurius (verde). Mais de 400 tonalidades de carroceria e pinturas especiais estão disponíveis, oferecendo aos clientes possibilidades quase infinitas de personalização por meio do programa Lamborghini Ad Personam. As novas rodas — 20” na dianteira e 21” na traseira — são oferecidas em três desenhos e materiais: rodas fundidas (três cores), forjadas (quatro cores) e em fibra de carbono. Uma ampla gama de elementos em fibra de carbono para exterior e interior também está disponível: divisor frontal, capas dos retrovisores, entradas de ar superiores laterais, difusor traseiro; além do túnel central, cluster de instrumentos, saídas de ar, moldura dos comandos de porta, volante em carbono, cobertura da coluna de direção e alavanca de câmbio.
Pela primeira vez, um Lamborghini chega ao mercado com o pacote “Alleggerita”, voltado para clientes mais orientados à pilotagem em pista. O pacote reduz 12,65 kg apenas com componentes de carroceria, chegando a mais de 25 kg quando inclui itens internos, rodas de carbono e abafador de titânio — além de proporcionar ainda mais eficiência aerodinâmica, com um aumento de 67% na carga.
O pacote Alleggerita inclui um splitter em CFRP (polímeros reforçados com fibra de carbono) (-0,19 kg) e painéis inferiores produzidos com fibra de carbono reciclada (-0,55 kg), mais um passo no compromisso da Lamborghini com a sustentabilidade. Novas saias laterais em CFRP reduzem mais 0,6 kg, assim como o capô traseiro (-9,2 kg) e o painel no qual o aerofólio de alta carga está integrado (-1,6 kg).
No interior, o pacote inclui painéis de porta e apoio de pés do passageiro em fibra de carbono, oferecendo uma experiência de condução inspirada no universo das competições. As janelas também ficaram mais leves: o vidro traseiro teve seu peso reduzido em 0,85 kg, enquanto os vidros laterais fixos são feitos de policarbonato (-0,45 kg). Há ainda o Carbon Pack como alternativa, que inclui difusor traseiro, capas dos espelhos retrovisores e coberturas das entradas de ar laterais em carbono, contribuindo para uma redução adicional de 1,82 kg.
Aerodinâmica – Com o Temerario, a Lamborghini alcançou o ápice da eficiência aerodinâmica ao atingir três objetivos principais do projeto: estabilidade em altas velocidades; aumento da capacidade de arrefecimento e máxima eficiência de frenagem.
Ao desenvolverem a carroceria e o assoalho do Temerario, os designers e engenheiros da Lamborghini levaram em conta o novo powertrain híbrido e as metas ampliadas de carga aerodinâmica — especialmente na traseira. O resultado é um aumento de +103% na downforce traseira em comparação ao Huracán EVO, chegando a +158% quando o veículo está equipado com o pacote Alleggerita.
Cada elemento foi projetado para contribuir com um desempenho aerodinâmico excepcional. Começando pela dianteira, onde as luzes hexagonais contam com entradas de ar dedicadas e defletores com a função de conduzir o fluxo desde o para-choque até a parte superior dos radiadores laterais. Duas aletas foram instaladas nas entradas: a aleta superior, com perfil em forma de asa, desvia o ar para baixo, onde é capturado pela segunda aleta horizontal, que o direciona perpendicularmente para o radiador, maximizando a eficiência do arrefecimento.
Além disso, as aletas que formam as grades dos arcos de roda direcionam o fluxo de ar para fora do pneu, afastando-o do radiador lateral e minimizando a esteira aerodinâmica. O efeito duplo é a redução do arrasto e o deslocamento da downforce em direção à traseira.
Os retrovisores externos trabalham em conjunto com a dianteira do veículo com o objetivo não apenas de reduzir o arrasto, mas também conduzir o ar para os radiadores laterais, aumentando a capacidade de arrefecimento dos componentes mecânicos.
O desenho do teto, com um canal central, direciona o ar para o aerofólio traseiro, melhorando a eficiência aerodinâmica e aumentando o downforce. As laterais curvas da área que cobre o motor também contribuem para esse resultado, ampliando a porção de ar que flui pela seção lateral do aerofólio. O pacote opcional Alleggerita traz um aerofólio traseiro leve e de maior pressão aerodinâmica, obtido por meio do aumento da altura da borda de fuga e da consequente maior curvatura.
O assoalho é equipado com geradores de vórtice: três pares de aletas dispostas como ramificações aumentam a carga aerodinâmica traseira, auxiliando a atuação do difusor que, graças a uma área 70% maior em comparação ao Huracán EVO e a um ângulo ampliado em 4°, maximiza a extração vertical do fluxo de ar da parte inferior do carro. A maior demanda de arrefecimento imposta pelo novo powertrain turbo-híbrido exigiu o desenvolvimento de um novo arranjo de radiadores, oferecendo um ganho de 30% na capacidade de resfriamento.
Além disso, para maximizar o desempenho excepcional do Temerario, foi desenvolvido um novo conceito de arrefecimento dos freios para otimizar a frenagem. A seção dianteira incorpora um defletor fixado ao braço inferior da suspensão, que aproveita o fluxo desviado pelo difusor dianteiro e o direciona para a pinça de freio, ajudando em seu resfriamento. Outras duas entradas específicas foram integradas ao para-choque para conduzir um fluxo intenso de ar até os canais de ventilação do disco. Em seguida, um duto em “Y” — com dupla entrada e saída única — capta ar em alta pressão, contribuindo para melhorar ainda mais o arrefecimento do sistema de freios. O resultado é um avanço total de 20% na refrigeração dos discos e de 50% na das pinças em relação ao Huracán EVO.
A traseira adota uma solução já testada com sucesso no Revuelto. Os canais de ventilação dos discos traseiros são alimentados por um duto NACA posicionado na parte frontal do alojamento da roda traseira, que capta o fluxo de alta energia proveniente do assoalho e o direciona para o duto de arrefecimento dos freios.
Spaceframe – A estrutura do Temerario utiliza uma nova carroceria Body-in-White construída com um conceito de spaceframe em alumínio, com soluções multitecnológicas, desenvolvida para suportar as cargas mais elevadas provenientes do novo conjunto híbrido.
Fabricado inteiramente em alumínio, o chassi do Temerario estreia uma nova liga de alta resistência para peças fundidas em alta pressão; utiliza perfis estruturais de alumínio hidroformado e aumenta o número de componentes fundidos ocos com seções finas e fechadas, obtidos por meio de núcleos internos. Essas tecnologias permitiram reduzir a complexidade construtiva do chassi spaceframe e otimizar o peso, enquanto o novo powertrain híbrido reduz em mais de 50% o número de componentes em comparação ao Huracán sob os mesmos parâmetros.
O Temerario reduziu significativa o número de soldas térmicas: mais de 80% a menos no comprimento total de cordões de solda em relação ao Huracán.
O novo conceito construtivo proporciona um aumento superior a 20% na rigidez torsional em relação ao spaceframe da geração anterior, além de garantir a melhor limitação possível de peso, assegurar o mais alto nível de segurança aos ocupantes e contribuir de forma significativa para a excelente dinâmica de condução do veículo.
Experiência de condução – O Temerario oferece 13 experiências de condução, tornando o superesportivo versátil e capaz de emocionar tanto no uso diário quanto nas zebras de um circuito. Os modos de direção podem ser selecionados pelos seletores rotativos no volante: o rotor superior esquerdo, marcado em vermelho, permite escolher entre Città, Strada, Sport, Corsa e Corsa Plus (ESC Off – controles eletrônicos desativados). Além disso, ao pressionar o botão com a “bandeira quadriculada” por dois segundos, o Launch Control é ativado para extrair o máximo desempenho nas arrancadas.
Com o sistema híbrido, estreiam também três novos modos dedicados: Recharge, Hybrid e Performance, selecionáveis pelo rotor superior direito. A escolha do modo é exibida no painel digital de 12,3” do motorista, onde gráficos animados reproduzem o movimento dos seletores, tornando a operação intuitiva e imediata.
Città é a experiência criada para a condução em áreas urbanas, podendo ser utilizada tanto no modo Hybrid (totalmente elétrico, com potência máxima de 140 kW – 190 cv) quanto no modo Recharge, permitindo que o V8 recarregue rapidamente a bateria quando necessário. Strada é ideal para trajetos extra-urbanos e longas viagens em autoestradas, oferecendo uma condução eficiente e esportiva, com tração integral que atua sob demanda. O motor V8 trabalha sempre em conjunto com os motores elétricos: no modo Hybrid, o powertrain entrega potência máxima de 800 cv, enquanto no modo Recharge o valor máximo é de 725 cv. O eixo elétrico dianteiro apoia a vetorização de torque e a aerodinâmica ativa atua para garantir máxima estabilidade em altas velocidades, como em rodovias.
Ao selecionar o modo Sport, o Temerario muda de personalidade: seu comportamento passa a oferecer uma condução mais emocional, divertida e responsiva em cada um dos três modos combináveis — Recharge, Hybrid e Performance. Nesses três cenários, o motor a combustão, assistido pelo sistema híbrido, permanece sempre ativo, entregando até 920 cv, enquanto o som do V8 se torna mais presente. A transmissão responde com máxima rapidez, e a suspensão e a aerodinâmica trabalham juntas para realçar a agilidade do carro e o prazer ao contornar curvas.
O auge da eficácia e da potência é alcançado no modo Corsa, criado para extrair ao máximo as capacidades dinâmicas do Temerario em pista. No modo Performance, o powertrain atinge o pico do seu potencial com 920 cv, e o controle do sistema híbrido é calibrado para explorar ao máximo o eixo elétrico dianteiro, tanto na vetorização de torque quanto na tração integral, oferecendo uma condução extremamente esportiva, porém acessível ao motorista. O som também atinge seu nível máximo de emoção, proporcionando uma experiência auditiva envolvente e eletrizante.
O modo Drift também faz sua estreia no Temerario, auxiliando o motorista a gerar sobresterço controlado e ampliando o prazer ao dirigir. Acionado pelo rotor inferior no lado direito do volante, o Drift pode ser ajustado em três níveis: do nível um, que facilita o sobresterço mantendo um ângulo de guinada reduzido, até o nível três, dedicado a motoristas experientes e que permite ângulos amplos de guinada.
HMI, infotainment e conectividade – O novo Temerario é o modelo mais avançado da história da Lamborghini sob a perspectiva multimídia, oferecendo aos usuários serviços e recursos voltados tanto para o uso cotidiano quanto para a diversão ao dirigir, seja em estrada ou em pista.
Os ocupantes contam com um sistema de navegação com atualizações de mapas over- the-air e informações em tempo real sobre tráfego e pontos de interesse. O pacote de conectividade inclui conteúdos de entretenimento como web rádio, assistente de voz e integração sem fio de smartphones via Apple CarPlay e Android Auto. O Temerario traz um sistema de interface homem-máquina (HMI) composto por três telas: o painel digital de 12,3”, a tela central de 8,4” e o display de 9,1” para o passageiro. O sistema apresenta gráficos em 3D, com animações, widgets e um estilo novo criado para o modelo. Além disso, as três telas são gerenciadas por um único “cérebro eletrônico”, garantindo máxima consistência de design, interação e usabilidade.
O painel de instrumentos, além de apresentar um design gráfico renovado, oferece novas funções de personalização que permitem ao usuário escolher entre três tipos de visualização: “Dynamic View”, com informações de dinâmica veicular; “Navi View”, com o mapa em tela cheia e “Essential View”, com apenas as informações essenciais para a condução. O sistema de infotainment incorpora novas funcionalidades com uma ampla gama de personalização para criar uma experiência imersiva — incluindo o gesto de deslizamento que permite mover conteúdos do monitor central para as telas do motorista e do passageiro com um simples movimento dos dedos.
Entre as customizações disponíveis na tela central estão a opção de criar uma página que gerencia até três aplicativos simultaneamente, permitindo ao motorista acessar suas funções favoritas, como climatização, navegação, rádio e muito mais, reduzindo a distração ao dirigir. Também é possível criar atalhos para funções específicas, como o controle do ar-condicionado, contatos telefônicos, rádio e destinos de navegação.
O Temerario também estreia o sistema Lamborghini Vision Unit (LAVU), uma opção que, por meio de três câmeras e uma unidade de controle dedicada, habilita três novos serviços embarcados: Lamborghini Telemetry 2.0, Memories Recorder e Dashcam. Os aplicativos podem ser acessados pelo sistema de infotainment, pelos comandos do volante ou pelo aplicativo Lamborghini Unica.
As três câmeras em alta definição são posicionadas para captar tanto o habitáculo quanto a pista ou estrada: a câmera frontal fica integrada ao revestimento do teto e registra as imagens do caminho à frente; a câmera “emotion”, também no revestimento do teto, enquadra o interior para capturar as emoções do motorista e do passageiro; e a câmera traseira fica presa à parede corta-fogo, atrás dos bancos, registrando volante, painel de instrumentos e para-brisa.
A seção Driving Experience permite ao usuário acessar todas as experiências registradas com o carro por meio do sistema LAVU, enquanto o serviço Remote Trip Statistics reúne dados sobre a distância percorrida e o uso do powertrain híbrido após cada trajeto.
O aplicativo Lamborghini Unica amplia a experiência mesmo com o motor do Temerario desligado. Por meio de um smartphone ou Apple Watch, o usuário pode monitorar continuamente o veículo, visualizando informações como nível de combustível, carga da bateria, autonomia e a localização exata onde o carro está estacionado. Além disso, o app permite executar diversas funções remotas, como travar e destravar as portas.
A Lamborghini assegura a confidencialidade e a proteção dos dados pessoais dos clientes desde a fase de desenvolvimento do veículo, aplicando a abordagem de “privacy and security by design”, além de manter os mais altos padrões durante todo o ciclo de vida do produto.
Som – O sistema de som do Temerario é assinado pela Sonus faber, os artesãos italianos do som, originários de Vicenza, Itália. Este sistema premium cria um ambiente acústico imersivo, caracterizado pelo renomado som natural que tornou a Sonus faber mundialmente reconhecida. Cada componente é meticulosamente projetado e ajustado para garantir uma experiência auditiva que reflete a mesma arte, precisão, técnica e tradição italianas. O habitáculo envolvente do Temerario e seu motor poderoso são harmoniosamente complementados pelo sistema de som Sonus faber, garantindo uma experiência emocional e luxuosa.
Entre os recursos de segurança e proteção do Temerario está o sistema Lamborghini Connect Vehicle Tracking System (LCVTS), que detecta proativamente o uso não autorizado do veículo e notifica o proprietário pelo aplicativo, além do Security Operations Center, permitindo a ativação imediata dos procedimentos necessários.
Telemetry 2.0 – O Lamborghini Telemetry 2.0 é um aplicativo embarcado desenvolvido para uso em pista, criado para aprimorar a confiança e o desempenho do motorista, ajudando-o a extrair todo o potencial do Temerario. A interface gráfica e a experiência de uso dentro do carro foram completamente renovadas, tornando a operação mais intuitiva e imediata — e, com comandos no volante, ideal para utilização em circuito.
Durante as sessões de pista, o traçado e as informações sobre o tempo de volta e cada setor podem ser exibidos no painel digital. Também é possível selecionar um tempo de referência para receber um relatório instantâneo de performance. O Lamborghini Telemetry 2.0 inclui mais de 150 dos circuitos mais importantes do mundo (incluindo suas variantes). Além disso, o sistema disponibiliza informações como pressão dos pneus e os pontos exatos onde e quando houve intervenção eletrônica.
Os usuários também podem gravar vídeos de suas experiências utilizando as câmeras integradas ao sistema LAVU. Imediatamente após a sessão, os dados de telemetria e as imagens podem ser visualizados no painel digital ou compartilhados pelo aplicativo Unica para uma análise mais aprofundada, inclusive combinando os dados do carro com a frequência cardíaca do usuário graças à integração com o Apple Watch.
O app Lamborghini Unica também oferece usabilidade aprimorada graças à colaboração dos pilotos da Lamborghini Squadra Corse. A análise de desempenho tornou-se mais intuitiva por meio de uma visualização modular do mapa do traçado, identificando os vídeos gravados e os dados coletados durante a sessão. Imagens e dados podem ser reunidos em um vídeo personalizado feito pelo editor integrado ao app, permitindo ao usuário escolher entre diferentes quadros, modelos e novos widgets de sobreposição.
Memories recorder – A diversão continua fora da pista: cada momento a bordo do Temerario pode ser registrado pelo Memories Recorder. O recurso permite gravar até dois minutos de condução utilizando as câmeras do sistema LAVU e compartilhar o vídeo pelo aplicativo Unica. A usabilidade e as opções de personalização do Memories Recorder foram aprimoradas, ou seja, é possível escolher o enquadramento da câmera, as informações exibidas na interface gráfica e até o formato do vídeo.
Dashcam – O sistema LAVU também possibilitou a criação do aplicativo Dashcam, desenvolvido para aumentar a segurança durante a condução. As três câmeras fornecem um eficiente sistema de vigilância contínua e, em caso de acidente ou manobra de emergência, um vídeo de um minuto é automaticamente gravado. Também é possível visualizar até 40 segundos de imagens anteriores ao impacto ou à manobra, e o arquivo pode ser acessado tanto pelo sistema de infotainment quanto pelo aplicativo Unica.
Pneus – Parceira de longa data da Lamborghini e fornecedora exclusiva de pneus para o novo Lamborghini Temerario, a Bridgestone, líder global em pneus premium e soluções de mobilidade sustentável, desenvolveu uma linha completa de pneus para maximizar o desempenho do superesportivo dentro e fora das pistas, durante todo o ano, atendendo às necessidades de todos os motoristas.
A Bridgestone recorreu à sua icônica família Potenza para os pneus de alta performance para clima quente e para os pneus de pista do Temerario, criando versões sob medida dos Potenza Sport e Potenza Race. O Bridgestone Potenza Sport desenvolvido para o modelo adota um desenho de banda de rodagem que maximiza a aderência em piso seco e molhado, além de oferecer alta performance em velocidades elevadas, reforçando o comportamento esportivo do veículo.
Além desse conjunto padrão de altíssima performance, a Bridgestone também desenvolveu uma versão do Potenza Sport homologada com tecnologia Run-Flat. Essa solução permite que o motorista mantenha o controle após um furo e continue dirigindo com segurança por até 80 km a até 80 km/h. A Bridgestone aplicou essa tecnologia ao Temerario em um conjunto que oferece maior nível de aderência, tração superior e extremo conforto na condução, sem abrir mão da segurança.
Um pneu de pista exclusivo para liberar todo o desempenho do superesportivo também foi desenvolvido pela Bridgestone. O conjunto Potenza Race sob medida oferece aderência excepcional, condução aprimorada e performance duradoura para todos os entusiastas de track days. O alto nível de aderência é garantido por um composto desenvolvido para uso em pista e adaptado para aplicação em vias públicas.
Para completar a linha e atender a todas as necessidades dos motoristas, a Bridgestone também desenvolveu uma versão do Blizzak LM005, o pneu de inverno de alta performance, permitindo que o superesportivo mantenha seu desempenho mesmo em condições severas de frio.
Desenvolvidos e fabricados na Europa, os diferentes pneus personalizados estarão disponíveis em oito dimensões, nos tamanhos de 20’’ e 21’’. Depois do Huracán STO, Tecnica, Sterrato, Huracán EVO e do V12 HPEV Revuelto, o Temerario é o mais recente superesportivo da Lamborghini a ser equipado com pneus Bridgestone como item original de fábrica.
CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS – LAMBORGHINI TEMERARIO
SISTEMA DE PROPULSÃO
Motor: V8 Bi-Turbo 4.0 L
Cilindrada: 3.995,2 cm3
Diâmetro x curso: 90 mm x 78,5 mm
Taxa de compressão: 9,3:1
Potência máxima (motor a combustão): 800 cv @ 9.000–9.750 rpm
Potência máxima combinada (ICE + motores elétricos): 920 cv
Torque máximo (ICE): 730 Nm @ 4.000–7.000 rpm
Sistema de arrefecimento: líquido, com circuito específico para componentes de alta voltagem
Gerenciamento do motor: Central DI – Bosch
Lubrificação: cárter seco
TRANSMISSÃO
Tipo: automática
Caixa de câmbio: 8 marchas Embreagem: dupla embreagem
SISTEMA HÍBRIDO
Bateria: íons de lítio de alta potência específica, com células tipo “pouch” Gerador: eMotor P1
Motores elétricos: eixo elétrico dianteiro (220 kW @ 3.500 rpm)
DESEMPENHO
Velocidade máxima: 343 km/h Aceleração 0–100 km/h: 2,7 s Frenagem 100–0 km/h: 32 m
CARROCERIA E CHASSIS
Chassi: totalmente em alumínio Carroceria: alumínio
PNEUS E RODAS
Pneus dianteiros: Bridgestone Potenza Sport 255/35 ZR20 Pneus traseiros: Bridgestone Potenza Sport 325/30 ZR21 Rodas dianteiras: 9J x 20”
Rodas traseiras: 11,5J x 21”
SISTEMA DE FREIOS
Freios: CCB Plus (Carbon Ceramic Brakes Plus), com pinças monobloco em alumínio – 10 pistões na dianteira – 4 pistões na traseira
Discos dianteiros: 410 x 38 mm
Discos traseiros: 390 x 32 mm
DIMENSÕES
Entre-eixos: 2.658 mm Comprimento: 4.706 mm
Largura (sem espelhos): 1.996 mm Largura (com espelhos): 2.246 mm Altura: 1.201 mm
Peso em ordem de marcha: 1.690 kg Relação peso/potência: 1,84 kg/cv
____________________
(1) Valores de consumo e emissões do Revuelto: Consumo de combustível combinado: 11,86 l/100 km; Consumo de energia combinado: 10,1 kWh/100 km; Emissões de CO2 combinadas: 276 g/km; Classe de eficiência de CO2 combinado: G; Consumo de combustível combinado com bateria descarregada: 17,8 l/100km; Classe de eficiência de emissões de CO2 combinadas e bateria descarregada: G; [WLTP].
(2) Valores de consumo e emissões do Urus SE: Consumo de combustível combinado: 2,08 l/100 km; Consumo de energia combinado: 39,5 kWh/100 Km; Emissões de CO2 combinadas: 51,25 g/km; Classe de eficiência de CO2 combinado B; Consumo de combustível combinado com bateria descarregada: 12,9 l/100km; Classe de eficiência de emissões de CO2 combinadas e bateria descarregada: G; [WLTP].
Fonte: Textofinal de Comunicação Integrada




